Início

Sobre o Evento

Nos dias 19 e 20 de outubro de 2017 o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEQ – UFRGS) realizará o XVI OKTOBERFÓRUM, evento divulgador das pesquisas que estão sendo desenvolvidas no programa. Nesse evento os alunos de mestrado, de doutorado e pesquisadores apresentam o andamento dos seus trabalhos nos diversos projetos de pesquisa, patrocinados por empresas e órgãos de fomento. Esta é uma ótima oportunidade para conferir e conhecer o que está sendo feito em termos de pesquisa e desenvolvimento.


História

A primeira edição do OKTOBERFÓRUM foi em 2002 e contou com a participação de 26 trabalhos em dois dias de evento. A edição de 2014 do evento contou a apresentação de 40 trabalhos em três dias de evento.

Com o crescimento do número de apresentações, de 2015 em diante os doutorandos fazem apenas uma apresentação durante o curso (antes da qualificação ou depois). Assim, na edição de 2015 foram apresentados 31 trabalhos também em três dias de evento. Em 2016, durante três dias de evento, foram apresentados 54 trabalhos.

O OKTOBERFÓRUM é organizado por áreas de conhecimento e além de refletir as pesquisas realizadas dentro do programa de pós-graduação também fazem parte da programação do evento: palestrantes convidados, bancas convidadas, coquetéis e confraternizações entre os participantes.


Sobre o PPGEQ

09_ppgeq_vertical_02O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ) iniciou em março de 1995 e veio atender a carência do setor industrial e acadêmico por profissionais mais qualificados. Uma das características fortes é a pesquisa aplicada aos interesses do setor industrial. A interação com empresas na forma de parceria e patrocínio em projetos cresceu nos últimos anos, destacando-se as seguintes: CMPC Celulose Riograndense, BRASKEM, INNOVA, OXITENO, PETROBRAS, Petroquímica TRIUNFO, REFAP, entre muitas outras.

A área de concentração do Programa é a de “Pesquisa e Desenvolvimento de Processos” a qual é constituída pelas linhas de pesquisa abaixo:

  • Cinética Aplicada, Catálise e Reatores Químicos e Biorreatores
  • Fenômenos de Transporte e Operações Unitárias
  • Materiais da Indústria Química
  • Projetos, Simulação, Controle e Otimização de Processos Químicos e Biotecnológicos

 

Algumas estatísticas do PPGEQ são listadas abaixo:

  • Número de alunos matriculados: 115 de mestrado e 95 de doutorado;
  • Número de defesas de mestrado: 287 defesas em 22 anos de programa de mestrado;
  • Número de defesas de doutorado: 65 defesas em 13 anos de programa de doutorado;
  • Conceito CAPES: 5.

capes_conceito_5

SAIBA MAIS


Perfil do público

A grande maioria do público é composta por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ) da UFRGS. Por sua vez, esses são engenheiros químicos, engenheiros de alimentos e químicos graduados em várias universidades do Brasil (UFRGS, UFSC, UFSM, FURG, PUCRS, UCS, ULBRA, UNISINOS, FURB, UFBA, UNIOESTE, UFRJ, UERGS, UNICAMP, UFSCAR).

Fazem parte do público alvo deste evento, também, os professores doutores do PPGEQ, alguns professores doutores de outros programas de pós-graduação desta Universidade, alunos formandos em Engenharia Química e áreas afins das universidades do estado do Rio Grande do Sul. Ainda compõem o público profissionais que atuam nas empresas ligadas ao setor, tais como as do Pólo Petroquímico do Sul, refinarias, curtumes, indústrias alimentícias, de tintas, de papel e celulose e químicas em geral.