APRESENTAÇÃO
A compreensão dos processos biológicos é impulsionada pela genética e biologia molecular, influenciando áreas como medicina, agricultura e conservação. O nosso Curso de Genética e Biologia Molecular oferece uma oportunidade única para estudantes ampliarem seus conhecimentos, com foco nas aplicações práticas dessas disciplinas no dia a dia, contribuindo para formar profissionais qualificados e promover avanços técnico-científicos na sociedade. Destinado a estudantes e recém-formados de diversas áreas das biociências e ciências da saúde, o curso ocorrerá de 10 a 15 de março de 2025, em formato presencial, com o apoio da UFRGS e do PPGBM.
Este evento proporcionará um ambiente de aprendizado prático e interativo, com participação ativa de discentes, docentes e pesquisadores, abordando diversas áreas de atuação da genética e biologia molecular. As atividades serão realizadas nas dependências do Departamento de Genética da UFRGS e no Centro de Pesquisa Experimental do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, incluindo laboratórios de pesquisa, com o objetivo de disseminar conhecimento e promover a formação de profissionais capacitados para enfrentar os desafios da sociedade contemporânea.
O curso, originalmente planejado para agosto de 2024, foi adiado devido às calamidades climáticas que atingiram o estado do Rio Grande do Sul no primeiro semestre daquele ano. Agradecemos a compreensão e o interesse demonstrado por todos.
Os inscritos selecionados serão contatados em breve, e novas inscrições poderão ser abertas, dependendo da disponibilidade. Fiquem atentos aos comunicados enviados por e-mail e às atualizações em nossas redes sociais! Após um período desafiador em 2024, reiteramos nosso compromisso em oferecer uma experiência de aprendizado enriquecedora e aguardamos a participação de todos neste evento tão especial.
|
Procedimento |
Prazo |
| Inscrições |
01/03/2024 a 29/04/2024 |
|
1º Chamada de Selecionados |
20/12/2024 |
|
Confirmação de Interesse dos Selecionados |
Até 06/01/2025 |
|
Novas Inscrições (em caso de disponibilidade de vagas) |
A definir |
| 2º Chamada de Selecionados |
A definir |
| 3° Chamada de Selecionados |
A definir |
| Envio dos Resumos | Fevereiro de 2025 |
|
Chamada para Apresentação Oral |
Fevereiro de 2025 |
| Curso |
10/03/2025 a 15/03/2025 |
1.INFORMAÇÕES GERAIS
– Público alvo: estudantes de Graduação e recém-formados (não matriculados em uma Pós-Graduação – Mestrado/Doutorado) em Ciências Biológicas, Biomedicina, Biotecnologia, Farmácia, e áreas relacionadas.
– Serão ofertadas 40 vagas, sendo 32 de ampla concorrência e oito (20%) reservadas para sujeitos de direito de ações afirmativas.
- INSCRIÇÕES
Gratuitas e efetuadas exclusivamente pela internet, até às 23h59min do dia 29/04/2024, através do preenchimento de um formulário eletrônico, na página do evento.
Obrigatório o envio de todos os documentos abaixo listados, em formato PDF para finalizar a inscrição no curso.
- a) Cópia da Carteira de Identidade;
- b) Cópia do CPF;
- c) Histórico escolar;
- d) Carta de intenção, descrevendo os motivos de interesse em participar do VI Curso de Inverno em Genética e Biologia Molecular;
- e) Currículo atualizado (de preferência Lattes);
Observação: Reserva de 20% das vagas para sujeitos de direitos de ações afirmativas. Nesse caso, deve declarar no formulário de inscrições, com qual(ais) dos seguintes grupos se identifica:
– Pessoas pretas e pardas;
– Indígenas;
– Quilombolas;
– Pessoas com deficiência;
– Pessoas travestis e transexuais;
– Pessoas refugiadas ou com visto humanitário e migrantes em condições de vulnerabilidade social.
ATENÇÃO: Devido à alteração da data de realização do curso para 10 a 15 de março de 2025, a confirmação de disponibilidade dos candidatos previamente selecionados será realizada. Após essa etapa, será avaliada a possibilidade de abertura de novas inscrições. Informações adicionais serão divulgadas nesta página, por e-mail e nas redes sociais do evento.
- CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
– Cada candidata/o será avaliada/o em cada um dos aspectos abaixo citados por dois membros da Comissão Organizadora.
|
Documento |
Peso |
| Carta de Intenção |
70% |
|
Currículo (de preferência Lattes) |
30% |
| TOTAL |
100% |
– Cada um dos aspectos a ser avaliado por dois integrantes da Comissão Organizadora e receberá de cada avaliador(a) notas de zero a dez (0-10), sendo a classificação final da/os candidata/os feita com base na média ponderada das notas obtidas na carta de intenção e análise do currículo.
– Para as vagas reservadas será considerada a autodeclaração como sujeito de direito de ações afirmativas.
– Critérios de desempate: O currículo será utilizado para desempate entre os candidatos que se enquadrarem nesta situação. Para isso, serão considerados, em ordem decrescente: 1) Iniciação científica, monitoria e projetos de extensão na área de genética ou biologia molecular; 2) Participação em cursos de genética; 3) Histórico Escolar.
- RESULTADOS DAS INCRIÇÕES:
– O resultado da seleção será comunicado via site e através do e-mail a todos os inscritos.
– Os participantes selecionados receberão por e-mail todas as informações referentes à programação do evento e a escolha de minicursos de interesse.
OBSERVAÇÃO: Embora a inscrição seja gratuita, a participação no curso requer o pagamento de uma taxa no valor de R$20,00 para a confecção dos certificados, após a aprovação da candidatura.
- PALESTRANTES CONFIRMADOS
|
Dra. Maria Cátira Bortolini |
Resgatando a história evolutiva e demográfica de humanos e outros primatas. |
|
Dra. Lavinia Schüler Faccini |
Mecanismos moleculares de teratogênese. |
|
Dra. Ursula da Silveira Matte |
Bioética e Genética. |
|
Dra. Fernanda Sales Luiz Vianna |
Investigação de erros inatos da imunidade em infecções. |
|
Dr. Guilherme Baldo |
Aplicações da edição gênica. |
|
Dr. Claiton Bau. |
Genética do comportamento: uma abordagem multiômica. |
|
Dr. José Artur Bogo Chies |
Próprio ou não próprio, eis a questão - HLA-G: um dilema imunogenético. |
|
Dra. Fernanda Sperb Ludwig |
Diagnóstico genômico nos erros inatos do metabolismo e da imunidade. |
|
Dr. Roberto Giugliani |
Mucopolissacaridoses: Avanços Obtidos e Desafios a Superar. |
|
Dr. Joel Henrique Ellwanger |
Imunogenética: CCR5Δ32 como modelo de estudo. |
|
Dra. Maria Helena Bodanese Zanettini |
Engenharia genética e edição de genomas: desafios, avanços e oportunidades. |
|
Dra. Márcia Beltrame |
Genética e saúde da população negra. |
|
Dra. Thayne Woycinck Kowalski |
Epifármacos, epivitaminas e epiteratógenos: como essas moléculas interagem no desenvolvimento embrionário? |
|
Dra. Luciane Maria Passaglia |
Bactérias e plantas: um relacionamento com muitos benefícios. |
|
Dr. Nelson Fagundes |
Genética de populações: 1001 utilidades. |
|
Dra. Patricia Ashton Prolla |
A definir |
|
Dra. Maria Teresa Sanseverino |
Aspectos da genética pré-Natal e reprodutiva. |
|
Dra. Mariana Botton |
Farmacogenética: fundamentos e aplicações. |
|
Dra. Eliane Kaltchuk dos Santos |
Poliploidia, um beco sem saída ou uma oportunidade adaptativa? |
|
Dra. Andreia Carina Turchetto Zolet |
Evolução e adaptação de plantas. |
|
Dra. Loreta Brandão de Freitas |
Genômica populacional em espécies de Solanaceae. |
|
Dra Maríndia Deprá/ Dr. Elgion Loreto |
Drosophila como organismo modelo. |
|
Msc. Ricardo Rohweder |
Mentoria 01 com o Construindo Redes |
- CRONOGRAMA
|
Horário |
10/03 (Segunda-feira) |
11/03 (Terça-feira) |
12/03 (Quarta-feira) |
13/03 (Quinta-feira) |
14/03 (Sexta-feira) |
|
08:00 - 08:30 |
Cadastro e entrega de materiais |
||||
|
08:30 - 09:30 |
Abertura - Dra. Maria Cátira Bortolini |
Palestra - Dr. Joel Henrique Ellwanger |
Palestra - Dra. Eliane Kaltchuk dos Santos |
Minicurso 2, 3 |
Minicurso 1,5 |
|
09:30 -10:10 |
Palestra - Dra. Lavinia Schüler Faccini |
Palestra - Dra. Maria Helena Bodanese Zanettini |
Palestra - Dra. Andreia Carina Turchetto Zolet |
Minicurso 2, 3 |
Minicurso 1,5 |
|
10:10 - 10:40 |
Intervalo |
Intervalo |
Intervalo |
Minicurso 2, 3 |
Minicurso 1,5 |
|
10:40 - 11:40 |
Palestra - Dra. Ursula da Silveira Matte |
Palestra - Dra. Márcia Beltrame |
Palestra - Dra. Loreta Brandão de Freitas |
Minicurso 2, 3 |
Minicurso 1,5 |
|
11:40 - 12:30 |
Palestra - Dra. Fernanda Sales Luiz Vianna |
Palestra - Dra. Thayne Woycinck Kowalski |
Palestras - Dra Maríndia Deprá/ Dr. Elgion Loreto |
Minicurso 2, 3 |
Minicurso 1,5 |
|
12:30 - 13:30 |
Almoço |
Almoço |
Almoço |
Almoço |
Almoço |
|
13:30 - 14:20 |
Palestra - Dr. Guilherme Baldo |
Palestra - Dra. Luciane Maria Passaglia |
Minicurso 2,5,6 |
Minicurso 2, 3, 4 |
Minicurso 1 |
|
14:20 - 15:10 |
Palestra - Dr. Claiton Bau |
Palestra - Dr. Nelson Fagundes |
Minicurso 2,5,6 |
Minicurso 2, 3, 4 |
Minicurso 1 |
|
15:10 - 15:30 |
Intervalo |
Intervalo |
Minicurso 2,5,6 |
Minicurso 2, 3, 4 |
Minicurso 1 |
|
15:30 - 16:20 |
Palestra - Dr. José Artur Bogo Chies |
Palestra - Dra. Patricia Ashton Prolla |
Minicurso 2,5,6 |
Minicurso 2, 3, 4 |
Minicurso 1 |
|
16:20-17:10 |
Palestra - Dra. Fernanda Sperb Ludwig |
Palestra - Dra. Maria Teresa Sanseverino |
Minicurso 2,5,6 |
Minicurso 2, 3, 4 |
Minicurso 1 |
|
17:10 - 18:00 |
Palestra - Dr. Roberto Giugliane |
Palestra - Dra. Mariana Botton |
Minicurso 2,5,6 |
Minicurso 2, 3, 4 |
Mentoria 01 com o Construindo Redes |
|
18:00 - 18:30 |
Premiação e Encerramento |
- LISTA DE MINICURSOS
Minicurso 1: Evolução Molecular de Famílias Gênicas.
Responsável: Dra. Andreia Carina Turchetto Zolet
Vagas: 10
Carga horária: 8 hrs
Data: 14/03 (sexta-feira), manhã e tarde.
Local: UFRGS (Campus do Vale/ 43312 sala 201)
Minicurso 2: Diagnóstico de doenças genéticas: erros inatos do metabolismo e imunidade.
Responsável: Dra.Fernanda Sperb Ludwig
Vagas: 8
Carga horária: 12 hrs
Data: 12/03 (quarta-feira) tarde e 13/03 (quinta-feira) manhã e tarde.
Local: Laboratório BRAIN – Basic Research Advanced Investigation in Neurosciences – 2° andar CPE/HCPA
Obs: Esta atividade irá ocorrer no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, e cada inscrito é responsável pelo seu transporte.
Minicurso 3: Explorando o potencial de bactérias como Promotoras de Crescimento de Plantas por meio de ensaios in vitro.
Responsável: Dra. Luciane Maria Pereira Passaglia
Vagas: 20
Carga horária: 8 hrs
Data: 13/03 (quinta-feira) manhã e tarde.
Local: UFRGS (Campus do Vale/ 43312 sala 206 – Núcleo de Microbiologia Agrícola)
Minicurso 4: Transformação genética de plantas: do laboratório ao campo.
Responsável: Luisa Abruzzi de Oliveira Busatto e Patrícia Dalcin Martins.
Vagas: 15
Carga horária: 4 hrs
Data: 13/03 (quinta-feira) tarde.
Local: UFRGS (Campus do Vale/ 43312 sala 201)
Minicurso 5: Ensino Criativo em Genética.
Responsável: Dra. Maríndia Deprá/ Dr. Elgion Loreto
Vagas: 10
Carga horária: 8 hrs
Data: 12/03 (quarta-feira) tarde e 14/03 (sexta-feira) manhã
Local: UFRGS (Campus do Vale/ Laboratório de Drosophila)
Minicurso 6: Uso de ferramentas e bancos de dados biológicos em transcriptômica.
Responsável: Dra. Thayne Woycinck Kowalski
Vagas: 20
Carga horária: 4 hrs
Data: 12/03 (quarta-feira) tarde.
Local: UFRGS (Campus do Vale/ 43312 sala 201)
Obs: Os inscritos devem levar os seus computadores.