PPGBM | Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular da UFRGS

Pesquisador do PPGBM/UFRGS conquista prêmio internacional nos Estados Unidos

27/03/2026 • Notícias

Leonardo Simão Medeiros venceu o GENEius Challenge em março de 2026

Leonardo Simão Medeiros foi o grande vencedor do GENEius Challenge 2026, competição realizada durante o ACMG Annual Clinical Genetics Meeting, ocorrido entre os dias 10 e 14 de março, em Baltimore, nos Estados Unidos, um importante reconhecimento internacional na área da genética clínica.

Leonardo é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular da UFRGS, sob orientação do professor Jonas Alex Morales Saute.

Promovido pelo American College of Medical Genetics and Genomics (ACMG), o GENEius Challenge é uma competição educacional interativa voltada a profissionais da área de genética. O desafio reúne participantes de diferentes países em uma dinâmica de resolução de casos clínicos complexos, exigindo alto nível de conhecimento técnico, raciocínio rápido e tomada de decisão precisa.

“A conquista do Leonardo reforça a excelência da formação científica do PPGBM e a qualificação do corpo discente do programa em contexto internacional altamente competitivo”, destaca o orientador Jonas Saute.

Realizado anualmente, o encontro do ACMG reúne especialistas, pesquisadores e estudantes para a apresentação de avanços científicos, troca de experiências e formação profissional.

Mais informações sobre a competição podem ser acessadas no site oficial do evento em
https://www.acmgmeeting.net/new-geneius-challenge