DOUTORADO

O Curso de Doutorado tem a duração de 4 anos. São requeridos 36 créditos em disciplinas, podendo ser aproveitados até 24 créditos do mestrado. Os créditos devem ser completados antes do exame de qualificação, sendo que este exame deve ser efetuado, no máximo, 24 meses depois do ingresso. Existe a possibilidade de realização de um estágio sanduíche no exterior, de 4 a 12 meses, por meio de solicitação de bolsas a agências de fomento, incluindo CAPES e CNPq.

Para poder defender a tese de doutorado, os alunos devem fazer exames de proficiência em duas línguas estrangeiras, realizada na UFRGS, devendo uma delas ser o inglês. Caso sejam bolsistas, devem realizar dois estágios docentes. A tese de doutorado pode ser elaborada de forma convencional ou ser apresentada sob a forma de artigos submetidos a revistas internacionais de alto impacto.

MESTRADO ACADÊMICO

O Mestrado Acadêmico tem a duração de 26 meses. São requeridos 24 créditos em disciplinas, os quais devem ser cursados ao longo de 3 trimestres, todos no primeiro ano do curso. Os alunos deverão fazer uma parcela substancial dos créditos nos dois primeiros trimestres, de forma que no terceiro trimestre o trabalho de dissertação possa ser iniciado em paralelo às disciplinas de metodologia de pesquisa.

Para cada uma das 5 especialidades do PPGCI, há um conjunto de disciplinas obrigatórias, complementadas por disciplinas eletivas. Os alunos podem cursar como eletivas disciplinas de qualquer outra especialidade. Dentre as disciplinas obrigatórias, todas as especialidades terão uma disciplina de estatística e outra de metodologia de pesquisa. No primeiro trimestre, de forma a estimular o trabalho multidisciplinar e a obtenção de uma visão sistêmica, todos os alunos deverão cursar duas disciplinas de outras especialidades.

Para poder defender a dissertação, os alunos devem fazer uma prova de proficiência de língua inglesa, realizada na UFRGS. Caso sejam bolsistas, devem realizar um estágio docente.

DINTER e MINTER

Um grupo de professores do PPGCI participaram de Cursos de Mestrado Interinstitucional (MINTER) e Doutorado Inter-institucional DINTER), no âmbito do PPGEC, aprovados pela CAPES, todos com ênfase na área de Construção. Foram eles:

  • MINTER na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
  • MINTER na Universidad de la República, Montevideo, Uruguai
  • DINTER no Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)

Em 2017, o PPGCI iniciou um Curso DINTER em parceria com a Faculdade Meridional (IMED) de Passo Fundo – RS, para a formação de 13 docentes em nível de doutorado, nas áreas de Construção e Infraestrutura. Este curso atende aos mesmos requisitos de qualidade e prazo do Curso de Doutorado regular, mas as disciplinas são ministradas fora de sede, em Passo Fundo.

Veja o edital aberto.

Inscrição

Download Kit Doutorado

OUTROS CURSOS

Os docentes do PPGCI estão envolvidos na estruturação de um Curso de Especialização e também de um Curso de Mestrado Profissionalizante nas áreas de Construção e Infraestrutura, a serem oferecidos no futuro pela UFRGS. O início destes cursos depende ainda de aprovação interna na UFRGS e, no caso de Mestrado Profissionalizante, de aprovação na CAPES.