ESPECIALIZAÇÃO EM PRÁTICAS CURATORIAIS

Lista de aprovadas e aprovados na especialização lato sensu em Práticas Curatoriais – UFRGS aqui.


A curadoria tornou-se um campo de atuação profissional em amplo crescimento e diversificação nas últimas décadas, assumindo importância e protagonismo na área de Artes Visuais e também em outros segmentos da produção cultural e científica.

Como uma atividade que envolve pesquisa, produção de conhecimento e mediação de experiências, atualmente é fundamental para o desenvolvimento da trajetória e da carreira de artistas; para o mapeamento de novas manifestações culturais e artísticas; e para a apreciação da arte pelos públicos.

Essa importância adquirida pela curadoria acompanha a expansão e diversificação das instituições públicas e privadas ligadas ao campo da cultura — como museus, centros culturais, bienais, feiras, galerias, festivais, espaços autônomos e autogerenciados, entre outros —, as quais passam também a demandar recursos humanos capacitados para a atuação em diferentes frentes, sendo a função e a atividade curatorial cada vez mais necessárias e requisitadas.

Nesse contexto, torna-se fundamental uma formação específica relacionada à concepção, ao planejamento, à produção e à gestão de exposições e outras modalidades de exibição pública da produção artística. Uma formação em curadoria que prepare e forme profissionais habilitados a atuar nas mais diversas instâncias que a atividade assume no meio cultural.

O curso de especialização lato sensu “Práticas Curatoriais”, vinculado ao Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS, propõe uma formação específica em curadoria, a partir de uma base multi e transdisciplinar de conhecimentos e habilidades necessários ao desempenho qualificado na atividade curatorial. Com um programa que se insere em um horizonte histórico, a especialização se volta à prática e à teoria, avançando em torno de dois eixos centrais: os estudos curatoriais e o desenvolvimento de projetos de curadoria.

Assim, o Curso de Pós-Graduação “Práticas Curatoriais” surge para qualificar a formação tanto dos que já atuam na área e buscam adensamento teórico e contato com metodologias de prática e pesquisa curatorial, quanto para aqueles que desejam iniciar sua trajetória de estudo e atividade profissional a partir de uma formação especializada em curadoria.

OBJETIVOS DO CURSO:

  • Fomentar e desenvolver a formação profissional em termos práticos e teóricos no campo da curadoria, tendo como público alvo egressos dos cursos de Artes Visuais, História da Arte, Artes Integradas, Arquitetura, Design, Museologia, Comunicação, Educação, Filosofia, Ciências Sociais ou áreas do conhecimento afins;
  • Capacitar profissionais para instituições museológicas e culturais, setor público e privado; 
  • Promover o intercâmbio internacional e nacional entre pesquisadores e profissionais do campo da curadoria, promovendo o desenvolvimento e o fortalecimento da área de Artes;
  • Promover a criação de ferramentas e o desenvolvimento de metodologias e produtos voltados a gestão, produção e difusão de exposições, projetos curatoriais e educativos, envolvendo os recursos de mídia, tecnologias digitais, publicações impressas, audiovisuais e outras.