VEM AÍ A ESCOLA GERINGONÇA

O Projeto Geringonça [Pedagogias da Diferença. Ecologias da Vida] – FACED/UFRGS ao longo de sua existência tem realizado encontros formativos e intervenções extensionistas em espaços educativos que mesclam pedagogias, culturas, artes, sensibilidades, poesias, diferenças e ludicidade, sempre buscando pensar na potencialidade existente nas diferentes formas de encontro e de ser. 

No ano de 2023 elaboramos a proposta da ESCOLA GERINGONÇA, a partir de inúmeros questionamentos:

  • Como a escola pode acolher a todes?
  • Como a escola pode trabalhar no sentido de uma educação não discriminatória?
  • Como trabalhar na escola sobre/com temas como: preconceito, discriminação, racismo, capacitismo, fascismo e desinformação?
  • Como uma escola pode ser anticapacitista, antirracista, equitativa e acolhedora?

Esta nova ação do Projeto Geringonça visa discutir e questionar tópicos relacionados a uma educação não discriminatória, pensando em uma educação que acolha a todes e todas as formas de ser. 

A Escola Geringonça realizará encontros formativos ao longo deste ano, para diálogos, debates e discussões que visam refletir sobre o fazer pedagógico acolhedor. As temáticas que serão abordadas são:

  • Escola e Desinformação
  • Escola e Discriminação
  • Escola Anticapacitista
  • Escola Antirracista
  • Escola Afrocentrada
  • Escola Contemporânea

Em cada encontro estarão presentes especialistas no tema que será abordado. Todas as atividades serão presenciais em salas da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os convidados farão uma exposição sobre o tema, abrindo para debate e experimentação, com duração de 2 horas. Esta ação terá carga horária total de 100h. O cursista terá direito a CERTIFICADO de extensão ao final do curso. É importante valorizar a inscrição, manter a frequência e a participação nas atividades.

CALENDÁRIO DOS ENCONTROS:

Todos os encontros serão presenciais e ocorrerão na FACED/UFRGS. Os encontros das quartas-feiras ocorrem das 14:00 às 16:00 horas e nos sábados das 9:00 às 11:00 horas.

DATASPALESTRANTESTEMA
03/05 (quarta-feira)Daiane de Oliveira, Daniele Noal, Rute Schaab e Willian DomeniqueEscola Geringonça: antirracismo, anticapacitismo e outros temas relevantes para uma educação não discriminatória 
06/05 (sábado)Fernando PlacedinoCAPOEIRA & EDUCAÇÃO: perceber, compreender e manifestar com gingado a arte de viver
17/05 (quarta-feira)Felipe Leão MianesA cultura anticapacitista e as lutas das pessoas com deficiência no cenário atual
20/05 (sábado)Renato Levin BorgesPolíticas da presença em tempos de neoliberalismo e neofascismo
31/05 (quarta-feira)Tásia WischProcessos inclusivos na educação básica: reflexões necessárias
14/06 (quarta-feira)Luiz Fernando, Daniele Noal, Rute Schaab e Willian DomeniqueAs diferenças invisíveis: o ser estranho em um mundo normativo
28/06 (quarta-feira)Cora Zordan, Daniele Noal, Rute Schaab e Willian DomeniqueA informação sem forma: os perigos da desinformação e das fake news na era da pós-verdade
05/08 (sábado)Fernanda de OliveiraProjeto Social Oorun: desenvolvimento do protagonismo discente negro a partir de propostas pedagógicas de base africana
26/08 (sábado)Aline MilenaO papel da branquitude na luta antirracista: considerações do eu e do outro
30/08 (quarta-feira)Elisandro RodriguesGeringonçar: arte, saúde e processos inclusivos
16/09 (sábado)Carmen DeantoniEscola do Campo: reflexões sobre acolhimento e processos inclusivos
27/09 (quarta-feira)Daniele Noal, Rute Schaab e Willian DomeniqueEscola Geringonça: reflexões sobre equidade, acolhimento e afeto

Inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo formulário: https://forms.gle/fZoFEvMoYWV5L1tu5

Inscrições: 17/04/2023 e 24/04/2023

Divulgação da lista de inscritos: 26/04/23 

Fique atento ao seu email, ao nosso site e redes sociais.

Email: geringoncaufrgs@gmail.com

Instagram: https://instagram.com/projetogeringonca?igshid=YmMyMTA2M2Y=

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *