Interrogações epistemológicas

Fonte: BECKER, Fernando. A epistemologia do professor: O cotidiano na sala de aula. Petrópolis: Vozes, 1993.

– O que é para você o conhecimento?
– O que é para você a aprendizagem?
– O que é para você ensinar?
– Para você, como se aprende?
– O que é para você a inteligência?
– Como acontece o conhecimento?
– Como se transmite o conhecimento?
– Como se passa de um menor conhecimento para um maior conhecimento?
– É possível avaliar o nível de conhecimento de uma pessoa? Como?
– É possível avaliar o nível de inteligência de uma pessoa? Como?
– Os animais possuem inteligência? Explique com exemplos.
– A inteligência dos animais é comparável com a dos humanos? Como?
– A capacidade de aprender dos animais é comparável com a dos humanos? Como?
– Quais são em geral as causas das dificuldades de aprendizagem (escolar ou não)?
– Uma criança de 3 anos pode aprender a fazer cálculos (somar, subtrair)? Por que?
– Qual a capacidade de conhecimento que uma criança entre 0 e 2 anos tem? Quais são os instrumentos que ela dispõe para obter conhecimento (aprender)?
– Qual a capacidade de conhecimento que uma criança entre 2 e 7 anos tem? Quais são os instrumentos que ela dispõe para obter conhecimento (aprender)?
– A criança que nasce e se cria na favela tem a mesma capacidade de conhecer que uma criança de classe média (ou alta)? Explique.
– A criança do meio rural tem a mesma capacidade de conhecer que uma do meio urbano? Explique.
– Se os pais de uma criança são inteligentes, ela também o será? Explique.
– Se os pais de uma criança possuem poucos recursos intelectuais, ela terá limitações em sua capacidade de aprender? Explique.
– Se uma pessoa dispõe de amplo acesso a informações, isso a torna mais inteligente que uma outra que não dispõe?
– Se uma pessoa viaja bastante, isso aumenta os seus conhecimentos? Explique.

————————————————————————–

Para você, o que é a ciência?
Para você, o que é a Verdade?
Para você, o que é a sabedoria? O que é o saber?
Para você, como uma criança aprende a falar?
Quando você quer ensinar algo para uma pessoa, como você procede? Dê um exemplo.
Qual a diferença entre informação e conhecimento?
Qual a diferença entre saber e conhecimento?
A facilidade de memorização torna uma pessoa mais inteligente que do que outras que não tem tanta facilidade? Por que?
Uma pessoa que é inteligente em matemática também é inteligente em outras áreas do conhecimento?
O conhecimento varia de uma sociedade (ou cultura) para outra?
O conhecimento varia de uma classe social para outra?
Para você, o que é a intuição?
O que é para você o pensamento?
O que é para você o raciocínio?
O que é para você a reflexão?
O que é para você uma teoria?
O que é a lógica para você?
O que é a coerência?
O que é a contradição?


Compare preços de livros de Jean Piaget

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.