Configuração do correio eletrônico

Instruções para configuração do programa gerenciador de correio eletrônico

Role a página para baixo para visualizar as instruções de configuração do Netscape Messenger 4.5.


OUTLOOK EXPRESS 4.0 OU 5.0

Abra o programa através da seguinte seqüência de comandos: Iniciar, Programas, Internet Explorer, Outlook Express.

Após o programa ser aberto, clique no menu “Arquivo”, opção “Identidades” e “Adicionar nova identidade…”. Na pequena janela que se abre escreva seu nome completo. Assinale a opção “Pedir uma senha ao iniciar” pois se você não registrar uma senha, qualquer pessoa que utilizar o computador que você está operando poderá ler as mensagens que você recebeu e também enviar mensagens em seu nome. Surge a pergunta “Deseja alternar para ______ agora?” e você deve responder que sim. Se aparecer uma pergunta sobre tornar o Outlook Express o programa de correio eletrônico padrão, responda “Sim”.

Na nova janela selecione o item “Criar uma nova conta de correio da Internet” e clique em avançar. A seguir, escreva o seu nome completo e avance. Assinale o item “Eu já tenho um endereço de correio eletrônico que desejo utilizar” e escreva “seu-número-de-matrícula@vortex.ufrgs.br” (sem as aspas e em minúsculas). Avance. O servidor de mensagens recebidas deve ser do tipo POP3 e os dois espaços em branco da janela devem ser preenchidos com “vortex.ufrgs.br” (sem aspas e em minúsculas). Avance. No nome da conta deve constar o seu número de matrícula e você deve desmarcar o item “Lembrar senha”. Não assinale o item “Efetuar logon usando…”. Avance. Conclua.

Se surgir uma janela com a solicitação de importar mensagens, assinale a opção “Não importar nesse momento” e conclua.

A pagina principal do programa volta a se abrir e você deve clicar no menu “Ferramentas”, opção “Contas”. Abre-se uma pequena janela e você deve clicar na orelha “Correio”. Após, na parte direita da janela, clique em “Propriedades”. Verifique se os dados estão corretos e preencha o campo “Organização” com “Aluno da UFRGS” e o campo “End. de Resposta” com “seu-número-de-matrícula@vortex.ufrgs.br”. Assinale o item “Incluir esta conta…”.

Clique agora na orelha “Servidores”, ao alto da janela. Verifique os dados preenchidos e desmarque os itens “Lembrar senha”, “Efetuar logon…” e “Servidor de mensagens…”. Vá para a orelha “Avançado” e apenas altere a opção “Deixar uma cópia da mensagem no servidor”, assinalando-a. Clique em “Aplicar” e em “OK”. Clique em “Fechar”.

Para configurar detalhadamente o Outlook Express você deve clicar no menu “Ferramentas” e escolher o item “Opções”. Para os objetivos da disciplina, na nova janela que se abre você deve alterar o item “Quando iniciar…”, assinalando-o. Todos os itens da janela devem estar assinalados.  Clique na orelha “Enviar” e assinale todos os itens da parte superior da janela, menos o que indica “Responder às mensagens…”. Ainda nessa janela, mais abaixo, assinale no item “Formato para envio de mensagens” a opção “Texto sem formatação”. Clique em “Configurações de texto sem formatação…” e altere o item “Permitir caracteres de 8 bits no cabeçalho”, assinalando-o. Clique em “OK” e depois em “Aplicar” e “OK” novamente.

Para receber as mensagens de sua conta, clique no ícone “Enviar e receber todas”. Forneça a senha.

Você está agora na janela principal do programa Outlook Express. Aproveite para anotar o endereço de correio eletrônico do professor e o da lista de discussão da disciplina. Clique no ícone “Endereços” e na nova janela no ícone “Novo”, opção “Novo Contato”. Uma pequena janela se abre: preencha os dados solicitados. O nome completo do professor é Paulo Francisco Slomp e o endereço de correio eletrônico é @edu.ufrgs.br. Clique em “OK”. Solicite o endereço da lista de discussão da disciplina ao professor ou verifique em alguma mensagem da disciplina que você já tenha recebido. Para sair do “Catálogo de Endereços” clique no “X” da extremidade superior direita da janela.

Para digitar uma mensagem clique em “Nova Mensagem”. Preencha imediatamente o campo “Para” ou simplesmente clique no ícone “Destinatários” e, na nova janela que se abre, clique sobre o endereço desejado (o da lista de discussão da disciplina) e logo após no botão “Para”. Repita a operação com o endereço do professor. É sempre bom enviar as mensagens para um endereço sobressalente pois isso pode evitar que elas se percam devido ao mau funcionamento temporário de algum dos endereços. Clique em “OK”. Não esqueça de preencher o campo “Assunto”. Escreva o tema que será abordado e faça constar também o seu nome. Igualmente, na primeira linha da mensagem, escreva “Remetente:” e anote o seu nome, de forma a proporcionar aos destinatários a imediata identificação do emitente.

Ao finalizar a digitação, clique no ícone “Enviar”. Para se certificar de que a remessa funcionou, clique na pasta “Itens Enviados”, situada na parte esquerda da janela. Essa pasta deve armazenar uma copia de todas as mensagens enviadas. Após, retorne para pasta “Caixa de Entrada”, que é a pasta para onde são dirigidas todas as mensagens novas recebidas.

Espero que tudo tenha funcionado corretamente. Caso você necessite, solicite a ajuda do professor ou de algum funcionário do LIES. Se você estiver realizando a configuração em uma residência ou local de trabalho e surgirem problemas, telefone para alguém que conheça essas coisas da Internet/Informática e solicite ajuda.

Boa sorte!

Saudações!


NETSCAPE COMMUNICATOR 4.5

Advertência

Não utilize o programa Netscape Messengerem computadores que são utilizados por mais de uma pessoa. Ha’ uma falha de segurança importantíssima (ausência de solicitação de senha para cada diferente usuário) que permite a qualquer pessoa ler as suas mensagens recebidas e enviar mensagens em seu nome.

Desloque o mouse através da seguinte seqüência de itens:

Iniciar
Programas
Netscape Communicator
Utilitários
Gerenciador do perfil do usuário

Abre-se uma nova janela e você deve escolher a opção “Novo…”. Leia as instruções e clique em avançar. Na janela seguinte, o endereço que deve ser fornecido em letras minúsculas é:

seu-número-de-matrícula@vortex.ufrgs.br

Na próxima janela, preencha o campo “Nome do Perfil” com o seu nome.

Clique em avançar e preencha o campo “Servidor para o envio de mensagens – SMTP” com o endereço em minúsculas:

vortex.ufrgs.br

Na janela seguinte, escreva o seu nome de usuário (=número-de-matrícula), apague a palavra “mail” do campo “Servidor de mensagens recebidas” e preencha com minúsculas:

vortex.ufrgs.br

Na opção “Tipo de Servidor”, assinale “POP3”.

Na última janela, clique apenas em “concluir”.

Se aparecer uma pequena janela solicitando que o Netscape adquira o status de navegador padrão, marque o quadrinho onde indica que a pergunta não deve ser feita novamente e clique na opção “NÃO”.

Se tudo funcionou corretamente, seu perfil de usuário foi criado e o programa Netscape irá ser executado. No menu “Communicator” escolha o opção “Messenger”.

Se aparecer uma pequena janela solicitando que o Messenger adquira o status de gerenciador padrão de correio eletrônico, marque o quadrinho onde indica que a pergunta não deve ser feita novamente e clique na opção “NÃO”.

Uma nova janela se abre com o programa gerenciador de correio eletrônico Messenger. Clique no menu “Editar” e após em “Preferências”.

No campo à esquerda existem varias opções e você pode configurar cada uma delas. Mas, para os objetivos de nossa disciplina, iremos nos deter nos itens:

– “Identidade” – Preencha os dados solicitados e no campo “Empresa” sugiro que você escreva “Aluno da UFRGS”. Outras sugestão é deixar em branco o campo “Arquivo de Assinaturas” e assinalar a opção “Anexar meu cartão pessoal às mensagens”. A seguir, se não surgir automaticamente a janela, clique em “Editar Cartão” e preencha os dados solicitados. Clique em “OK”.

– “Servidores de Correio” – No lado direito da janela, clique em “Editar”. Os campos já devem estar preenchidos com os seguintes dados: a) Nome do Servidor: vortex.ufrgs.br b) Tipo de Servidor: Servidor POP3 c) Nome do usuário: seu-número-de-matrícula d) Memorizar senha: não assinale esse campo, pois se você o fizer, qualquer pessoa que utilizar o computador que você está operando poderá ler as mensagens que você recebeu e também enviar mensagens em seu nome. e) Assinale os itens “Verificar mensagens a cada dez minutos” e “Receber automaticamente todas as mensagens novas”. Retorne para o alto dessa pequena janela e, ao lado da orelha “Geral”, clique na opção “POP” e assinale apenas o quadrinho “Deixar as mensagens no servidor”. Não assinale a opção “Quando eliminar uma mensagem localmente, remova-a do servidor”.

– “Formatação” – Assinale as opções “Utilizar o editor de texto corrido para compor mensagens” e “Converter a mensagem para texto corrido (pode perder alguma formatação)”. Clique em “OK”.

Você está agora na janela principal do programa Netscape Messenger. Aproveite para anotar o endereço de correio eletrônico do professor e o da lista de discussão da disciplina. Clique no menu “Communicator” e na opção “Catálogo de Endereços”. Uma nova janela se abre. Clique em “Novo Cartão” e preencha os dados solicitados. Não é necessário preencher todos os campos; basta os quatro primeiros. Em “Exibir Nome” escreva o nome completo da pessoa (por exemplo, Paulo Francisco Slomp). No quarto campo escreva o endereço (por exemplo, @edu.ufrgs.br). Clique em “OK”. Solicite o endereço da lista de discussão da disciplina ao professor ou verifique em alguma mensagem da disciplina que você já tenha recebido. Para sair do “Livro de Endereços” clique no “X” da extremidade superior direita da janela.

Para ler as mensagens que você recebeu, clique em “Obter Mensagens”. Forneça a senha.

Para digitar uma mensagem clique em “Nova Mensagem”. Preencha imediatamente o campo “Para” ou simplesmente clique no ícone “Endereço” e, na nova janela que se abre, clique sobre o endereço desejado (o da lista de discussão da disciplina) e logo após no botão “Para”. Repita a operação com o endereço do professor. É sempre bom enviar as mensagens para um endereço sobressalente pois isso pode evitar que elas se percam devido ao mau funcionamento temporário de algum dos endereços. Clique em “OK”. Não esqueça de preencher o campo “Assunto”. Escreva o tema que será abordado e faça constar também o seu nome. Igualmente, na primeira linha da mensagem, escreva “Remetente:” e anote o seu nome, de forma a proporcionar aos destinatários a imediata identificação do emitente.

Ao finalizar a digitação, clique no ícone “Enviar”. Para se certificar de que a remessa funcionou, clique na pasta “Sent”, situada na parte esquerda da janela. Essa pasta deve armazenar uma copia de todas as mensagens enviadas. Após, retorne para pasta “Inbox”, que é a pasta para onde são dirigidas todas as mensagens novas recebidas.

Espero que tudo tenha funcionado corretamente. Caso você necessite, solicite a ajuda do professor ou de algum funcionário do LIES. Se você estiver realizando a configuração em uma residência ou local de trabalho e surgirem problemas, telefone para alguém que conheça essas coisas da Internet/Informática e solicite ajuda.

Boa sorte!

Saudações!

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