Coordenadores

Professora do Departamento de Ecologia da UFRGS; orientadora no PPG Ecologia da UFRGS. Tem interesse nas áreas de Ecologia de Restauração, Ecologia de Comunidades e Ecossistemas e Ecologia Funcional. Trabalha com ecossistemas campestres e florestais dos biomas Mata Atlântica e Pampa.

Professor do Departamento de Botânica da UFRGS; orientador nos PPGs Botânica e Ecologia da UFRGS. Tem interesse sobre os processos ecossistêmicos que atuam como determinantes de padrões da biodiversidade, em interações tróficas, efeitos de manejo, ecologia de populações e comunidades com foco em conservação e restauração ecológica. Trabalha principalmente com os ecossistemas campestres no sul do Brasil.

Alunos de Pós-Graduação e Graduação

Doutoranda em Botânica/UFRGS. Experiência em vegetação campestre, urbana e florestal, licenciamento ambiental e educação ambiental.

Doutoranda em Botânica/UFRGS. Mestra Botânica pela mesma universidade. Possui experiência em ecologia vegetal com ênfase em vegetação campestre e urbana, licenciamento ambiental e educação ambiental.

Doutorando em Ecologia/UFRGS. Experiência em vegetação campestre, testes de técnicas de reintrodução de espécies nativas e controle de espécies invasoras.

Mestranda em Botânica/UFRGS. Biologa pela PUCRS. Realiza pesquisa sobre a propagração vegetativa de plantas campestres nativas.

Aluno de graduação em Agronomia/UFRGS. Trabalha com atributos funcionais e germinação de sementes/propágulos.

Parceiros

  •  Carla Suertegaray Fontana (http://lattes.cnpq.br/8039060787792626 )

Doutora em Biociências (Zoologia)/PUC-RS. Pesquisadora do Museu de Ciências e Tecnologia da PUC-RS desde 1999 e professora do núcleo permanente do curso de pós-graduação em Ecologia e Evolução da Biodiversidade da PUC-RS desde 2010. Tem ampla experiência como professora e orientadora de dissertações e teses, atuando principalmente nas áreas de ecologia de comunidades, conservação, efeitos da antropização sobre aves, história de vida de aves campestres e de Mata Atlântica.

Doutora em Botânica/UFRGS, atualmente pesquisadora na University of Nebrasca, Lincoln. Experiência em ecologia de comunidades campestres e interação solo-planta. Possui especial interesse no manejo sustentável, conservação e restauração de ecossistemas naturais.

  • Thaiane Weinert da Silva (http://lattes.cnpq.br/9154861061941755)

Doutora em Biociências (Zoologia)/PUC-RS. Sua pesquisa é em conservação de aves campestres, a influência do uso e manejo do solo sobre elas, e a recuperação da comunidade de aves campestres em áreas em restauração nos campos do sul do Brasil.

  • Rodrigo Baggio (http://lattes.cnpq.br/9600830080360827)

Doutor em Ecologia/UFRGS. Possui experiência nas áreas de Ecologia Aplicada, Ecologia de Comunidades, Invasões Biológicas, Manejo e Conservação de Ecossistemas Campestres, e Pecuária de Corte.

Doutora em Botânica/UFRGS. Experiência com restauração de áreas degradadas, banco de sementes, espécies invasoras e vegetação campestre.

Doutor em Botânica/UFRGS. Experiência em ecologia de comunidades campestres, levantamentos da vegetacão, monitoramento da restauração e análise de processos ecossistêmicos.

Doutora em Ecologia/UFRGS. Experiência em ecologia vegetal, englobando estudos em ecologia de comunidades e ecossistemas, restauração ecológica e ecologia funcional.

  • Interagimos ainda com colegas de diversas instituições, entre eles PUCRS, EMBRAPA, SEMA/RS, EMATER-RS/Ascar, e outras instituições de pesquisa e extensão, bem como com ONGs socioambientais.