Nesta sexta-feira, 18/08, às 14h, ocorrerá o segundo encontro da série de rodas de conversa do “Conversações Afirmativas – Fortalecer para Permanecer”, com o tema: enfrentamento aos preconceitos na universidade, na Sala Abacateiro, do Centro Cultural da UFRGS. O evento conta com intérpretes de Libras.

Pessoas convidadas
– Lúcio Almeida: Professor de Direito na Universidade La Salle, presidente e fundador da Sociedade Brasileira de Direito Antidiscriminatório, Pós-Doutor em Direito (UFRGS).
– Jaqueline de Paula: Estudante indígena da etnia Kaingang, graduanda em Serviço Social (UFRGS), membro do projeto Extensão Indígena, mãe e moradora da Casa do Estudante Indígena da UFRGS.
– Brice Gaelfie N Gouaka Bouaha: Congolesa, graduada em Saúde Coletiva (UFRGS).
– Ana Paula Dahlke: Doutoranda em Ciências do Movimento Humano (UFRGS), servidora técnica administrativa da UFRGS, membra do Coletivo Mães na UFRGS.
– Camila Albani Petró: Mestra em História (UFRGS), professora no município de Gravataí, integrante do CLOSE.
– Giano Rezende: Estudante de Psicologia (UFRGS), homem negro e pessoa com deficiência, membro do CEPAC.
– Gabrielle Nascimento: Mulher branca, autista com síndrome de Ehlers-Danrlos e fibromialgia, estudante de Fonoaudiologia (UFRGS), membro do CEPAC.
– Marilisa Bialvo Hoffmann: Professora na FACED e integrante do GT Maternidades.
-Adriana Maria Arioli: Licenciada e Bacharel em Letras/Português-LIBRAS, mestranda em Educação pela UFRGS. Coordenadora do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (INCLUIR).
– José Antônio dos Santos (mediação): Professor na FACED, diretor do DEDS/PROREXT, Doutor em História (PUCRS).
Grupos convidados
– CLOSE: Centro de Referência de História LGBTQIAP+ do RS, incentiva a pesquisa e a divulgação da história LGBTQI+, focando em temas relacionados às sexualidades desviantes da cisheteronormatividade.
– Sociedade Brasileira de Direito Antidiscriminatório: A SBDA tem como missão agir no combate ao racismo, transfobia, etarismo, xenofobia, gordofobia, machismo e todas as outras formas de discriminação.
– Coletivo Mães na UFRGS: Luta por políticas de permanência de mães, pais e cuidadores(as) de crianças na Universidade.
– GT Maternidades: Grupo da FACED que divulga informações sobre direitos de mães e cuidadoras principais de crianças, jovens e PcDs, com foco no acolhimento e de produção de conhecimento.
– Extensão Indígena: desenvolve atividades relacionadas às demandas de estudantes indígenas do Serviço Social e da UFRGS. Visa contribuir em prol da permanência e formação desses sujeitos na Universidade.
– CEPAC: O Coletivo de Extensão e Pesquisas Anticapacitistas discute a violação de direitos humanos de pessoas com deficiência, visibiliza a interseccionalidade do capacitismo com o racismo e desenvolve ações de promoção à saúde anticapacitistas através da arte.
– INCLUIR: O Núcleo de Inclusão e Acessibilidade presta suporte aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação e oferece auxílio às unidades acadêmicas nessa área.
