XXII Salão de Extensão da UFRGS!

SUStentaPICS – Práticas Integrativas e Complementares no Cuidado Integral à Saúde

Conheça o projeto do Curso de Qualificação Profissional em PICS: Introdução a Acupressão, que está participando do XXII Salão de Iniciação Científica da UFRGS. Esta iniciativa faz parte do projeto de extensão #SUStentaPICS, ligado à Escola de Enfermagem da UFRGS, em parceria com a SES/RS e apoio da ABENAH. Nosso objetivo é levar recursos da Medicina Tradicional Chinesa de maneira acessível a profissionais da saúde do Rio Grande do Sul através deste curso, que ainda está em fase de construção.

Assista o vídeo e saiba mais detalhes! Curta e compartilhe para ajudar a visibilizar esta iniciativa!

Abraço!
Equipe do #SUStentaPICS ?☯️

Autoras: Camila Maiato Nunes e Tâmisa Fleck Ell Pereira
Coautores: Alex Miranda Santana, Alpheu Amaral Ferreira Júnior, Ana Marcela Sarria, Janaína dos Santos Prates e Nalin Ferreira da Silveira
Coordenadora: Daniela Dallegrave
Justificativa: A técnica de acupressão, baseada na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), objetiva manter o equilíbrio dos canais energéticos localizados no nosso corpo por meio de estímulos de pressão em pontos específicos, aliviando dores crônicas, estresse, ansiedade ou auxiliando no trabalho de parto. Está inserida nas práticas integrativas e complementares em saúde (PICS), que utilizam o modelo de atenção humanizada e centrada na integralidade do indivíduo, capazes de ampliar a oferta de opções terapêuticas no Sistema Único de Saúde (SUS), diminuindo a utilização de medicamentos e aumentando a qualidade de vida das pessoas. Assim, fez-se necessário o desenvolvimento do curso, em parceria entre a Escola de Enfermagem e a Política Estadual de PICS do Rio Grande do Sul, objetivando fortalecer princípios fundamentais do SUS. Objetivos: Ofertar curso para ampliar atendimentos com a técnica de acupressão no SUS. Metodologia: O ensino está organizado de acordo com metodologia de aprendizagem interdisciplinar, na modalidade à distância, combinando atividades síncronas e assíncronas. Será ofertado ao final um fórum de discussão e partilha de vivências de cuidados, em caráter optativo. Sua estrutura está distribuída em sete núcleos de aprendizagem, cada um com uma etapa avaliativa específica, nos quais serão desenvolvidos aspectos relacionados à prática profissional, considerando a integração de modelos complexos de cuidado no SUS. Resultado Parcial: O material didático, desenvolvido exclusivamente para este curso, compreende os seguintes núcleos de aprendizagem: apresentação e organização do curso; práticas integrativas e complementares em saúde no SUS; fundamentos teórico-filosóficos e conceituais da MTC; introdução à anatomia e fisiologia na racionalidade médica chinesa; técnicas de acupressão; condições de saúde e protocolos de seleção de pontos; e, por último, organização do processo de trabalho para oferta de PICS nas Redes de Atenção à Saúde (RAS). A primeira oferta será em 2021.