Apresentação

ViD - Virtual Design

Logo_Vid_w512

Logo do ViD


O ViD é um grupo de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design e do Departamento de Design e Expressão da UFRGS. O ViD desenvolve pesquisas em várias áreas do Design, incluindo Processos Criativos no Projeto; Tecnologia Assistiva; Design Virtual; Design de Interfaces; Ergonomia Aplicada ao Design de Produtos, Design Emocional, Design Instrucional, Design para Saúde, entre outras. A equipe do ViD é composta por professores Doutores, alunos de Doutorado e de Mestrado, todos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Design da UFRGS, Nota 5 na CAPES.

Equipe

Equipe de Trabalho:
 

FERRAMENTA COMPUTACIONAL INTERATIVA PARA A ELABORAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS INTEGRADA NO HYPERCAL ONLINE PARA A PRODUÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM

O trabalho desenvolveu uma ferramenta computacional interativa para a elaboração de mapas conceituais e objetos de aprendizagem, como um módulo integrado ao ambiente virtual HyperCAL online. A partir disso, melhorou-se a interação do usuário, no módulo professor, com o sistema no desenvolvimento de objetos de aprendizagem, oportunizando a flexibilidade e customização no acesso ao conteúdo. …

Ler mais

MÉTODO PARA LEVANTAMENTO DE PARÂMETROS ANTROPOMÉTRICOS UTILIZANDO UM DIGITALIZADOR 3D DE BAIXO CUSTO

Este desenvolveu um método para obtenção de parâmetros antropométricos através de um digitalizador tridimensional de baixo custo. O processo de digitalização utilizado está baseado em um dispositivo de baixo custo, o Microsoft Kinect, e no software kscan3D. Para o levantamento antropométrico a partir do modelo tridimensional, foi utilizado o software Autodesk 3D Studio Max. Por …

Ler mais

DESIGN VIRTUAL NA RECONSTRUÇÃO AURICULAR COM MATERIAL AUTÓGENO

Neste trabalho, foram empregadas as tecnologias computacionais utilizadas no Design Virtual para auxiliar o planejamento cirúrgico, utilizando digitalização tridimensional e a fabricação digital para aprimorar o resultado da técnica de reconstrução auricular. As cirurgias de reconstrução parcial ou total de orelha são um desafio na medicina, exigindo técnicas complexas e qualificadas, sendo as mais utilizadas …

Ler mais

TRANSPOSIÇÃO DOS REQUISITOS ESTÉTICOS E SIMBÓLICOS DE PROJETO EM ATRIBUTOS FORMAIS DO PRODUTO

Este trabalho propôs uma sistematização do processo de transposição de requisitos estéticos e simbólicos de projeto em atributos formais do produto. Foram estabelecidos critérios relativos aos requisitos estéticos e simbólicos para a seleção das técnicas que compõem o processo de transposição. O processo foi sistematizado por meio da organização das técnicas selecionadas e da inserção …

Ler mais