Método de redução de imagens com preservação de qualidade visual

Panorama tecnológico

A redução do número de pixels de uma imagem para gerar uma nova imagem é um processo conhecido pelo termo downscaling. Este processo deve preservar, na medida do possível, o conteúdo visual presente na imagem de entrada, de forma que um observador reconheça a imagem reduzida como uma representação adequada do conteúdo visual. Atualmente, as técnicas disponíveis não conseguem preservar padrões característicos da imagem original em imagens cujas dimensões foram reduzidas. Isso afeta a qualidade e a reprodutibilidade de imagens em diversas aplicações e mídias tecnológicas ou tradicionais.

Exemplo de problema de resolução que pode ser evitado pela tecnologia.

Descrição da tecnologia

A tecnologia atua no campo de processamento de imagens, contemplando um método para realizar remapeamento espectral permitindo que as imagens resultantes deste processamento sejam submetidas a reduções de seus números de pixels, isto é, reduções de seus números de linhas e de colunas de pixels.

Problema resolvido

Permite a realização de redução das dimensões de imagens preservando padrões característicos de imagens originais.

Vantagens

Técnica permite redução de pixels com maior qualidade de resolução e fidedignidade a imagem original para diversas mídias tecnológicas e tradicionais.

Aplicações

Imagens, gráficos, vídeos e textos submetidos a redução de número de pixels. Também é aplicável a métodos de impressão e transferência de imagens para papel, filme, plástico, entre outros.
– Câmeras fotográficas digitais
– Smartphones
– Óculos para realidade virtual e aumentada
– Tablets
– Painéis para exibição de imagens
– Computadores em geral
– Inspeção e exploração de grandes conjuntos de imagens, como álbuns de fotografias, repositórios de imagens e aplicativos de redes sociais

Estágio de desenvolvimento (TRL – Technology Readiness Level)

Status da tecnologia
Pedido de patente depositado no INPI.

Oportunidades de parceria
Licenciamento
Parceria estratégica
Captação de recursos

Inventores
Eduardo Simões Lopes Gastal
Manuel Menezes de Oliveira Neto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *