Processo de síntese de óxido de alumínio e produtos

Panorama tecnológico
Óxidos inorgânicos são especialmente importantes na tecnologia cerâmica e têm sido estudados por muitos anos para diferentes aplicações. Tipicamente, os óxidos são cominuídos a granulometrias muito baixas, conformados e sinterizados, frequentemente a temperaturas acima de 1500°C. Este processamento consome elevada quantidade de energia e leva à obtenção de materiais não homogêneos (presença de impurezas e defeitos) que resultam em propriedades abaixo das esperadas e, quanto ao seu desempenho em serviço, baixa confiabilidade final do produto cerâmico.

Descrição da tecnologia
A presente invenção descreve um processo de síntese de óxidos de alumínio que visa à obtenção de fibras cerâmicas de alumina alfa. Mais particularmente a invenção trata da obtenção de micro fibras policristalinas de alumina.

Problema resolvido
A inovação contorna as dificuldades da técnica e descreve um processo para obtenção de fibras policristalinas de alumina partindo-se do cloreto de alumínio hexahidratado, ácido acético e hidróxido de amônio, os quais são todos materiais baratos e de fácil aquisição.

Aplicações
A tecnologia pode ser aplicada em produção de materiais compósito reforçados com fibras, isolantes térmicos e material de reforço em cerâmicas e polímeros (como em coletas à prova de balas e blindagem).

Vantagens
Algumas das vantagens da rota sol-gel no processamento de óxidos cerâmicos são:
– Permite a obtenção de produtos homogêneos pelo fato dos materiais precursores serem líquidos e a mistura de líquidos é mais fácil que a mistura de sólidos;
– É econômico do ponto de vista do consumo energético: a obtenção do gel ocorre a baixas temperaturas;
– É possível a obtenção de produtos de elevada pureza dependendo da pureza dos precursores e, caso contrário, é possível destilar ou purificar o precursor na etapa de preparação do sistema sol;
– Permite a obtenção de produtos de morfologia variada: pós, filmes, fibras, corpos porosos ou de alta densificação.

Nível de maturidade da tecnologia (TRL – Technology Readiness Level)

Status e oportunidade
Patente concedida pelo INPI sob n° do pedido PI0501884-6.

A patente pode ser encontrada na íntegra no Lume pelo link.

Inventores
Carlos Pérez Bergmann
Annelise Kopp Alves
Felipe Amorim Berutti

Visite o Lab… (Clique no logo)