Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Centro de Microscopia e Microanálise da UFRGS adquire mais dois microscópios eletrônicos de transmissão

Os equipamentos estão sendo produzidos no Japão e foram investidos R$ 12,492 milhões, recursos decorrentes da Chamada Pública MCTI/Finep que torna o CMM-UFRGS um Centro Nacional Multiusuário
15/03/2022 13:29

Em 2016, o Centro de Microscopia e Microanálise (CMM-UFRGS) foi contemplado, pelo projeto ‘Modernização da Infraestrutura de Microscopia Eletrônica de Transmissão do Centro de Microscopia e Microanálise da UFRGS’, com R$ 12,492 milhões na Chamada Pública 02/2016 MCTI/FINEP/FNDCT, que visa apoiar centros nacionais de infraestrutura científica e tecnológica de caráter multiusuário. Em setembro de 2021, os recursos foram integralizados pela Finep, e, por meio de concorrência pública, foram escolhidos para aquisição os microscópios da marca Jeol (do Japão). O contrato prevê a fabricação e a entrega dos aparelhos num prazo de 15 meses a partir de janeiro deste ano. Essa aquisição coloca o CMM-UFRGS dentre os quatro centros de microscopia mais bem equipados do Brasil.

A compra consiste em dois Microscópios Eletrônicos de Transmissão (MET) de última geração, sendo um deles com capacidade de analisar arranjos atômicos com resolução de 0,070 nm, ou seja, uma escala de tamanho inferior a um milionésimo do diâmetro de um fio de cabelo. Esses microscópios poderão ser utilizados por profissionais de diversas áreas, tais como Medicina, Odontologia, Metalurgia, Engenharia Civil, Física, Geociências, Biologia, entre outras.

Um dos objetivos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) com a chamada pública é fomentar e fortalecer os centros nacionais multiusuários de infraestrutura de pesquisa científica e tecnológica. Ao ser contemplado com recursos neste edital, o CMM-UFRGS se torna um Centro Nacional Multiusuário com o propósito de atender solicitações de uso de sua infraestrutura de qualquer universidade, centro de pesquisas ou empresa do país e do exterior seguindo os regulamentos do CMM. “Fundado em 1996, o Centro de Microscopia atua desde o começo em formato multiusuário, atendendo pessoas de todo o Brasil, na sua maioria oriundas do Rio Grande do Sul e da UFRGS, como também empresas e outras instituições brasileiras. Com esse edital, o Centro dará um salto tecnológico ao possuir em sua estrutura microscópios eletrônicos de transmissão de alta capacidade de análise, que antes só havia no eixo Rio-São Paulo. Com a aquisição dos novos microscópios, os aparelhos de MET atualmente instalados na UFRGS serão encaminhados para a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que é parceira da UFRGS no projeto. A associação UFRGS/UFSM resultará num avançado polo de microscopia eletrônica e microscopia ótica confocal com a característica de um Centro Nacional Multiusuário", explica Paulo F. P. Fichtner, professor coordenador do projeto, vinculado ao Departamento de Metalurgia da Escola de Engenharia da UFRGS.

Legenda: Microscópio JEM-1400/DP equipado com EM-14620(ASID). Foto: Divulgação.

Os microscópios adquiridos contam com as mais avançadas técnicas de análise microestrutural, incluindo a caracterização de materiais e de espécimes biológicas com alta resolução espacial, caracterização química via espectroscopia por energia dispersiva (EDS), caracterização cristalográfica via difração de elétrons e caracterização morfológica com capacidade tomográfica com recursos de última geração para aquisição e interpretação de resultados.

Descrição dos METs:

• microscópio JEM-ARM200F (NEOARM) com filamento "could-FEG", corretor de feixe (Integrated ASCOR STEM aberration (Cs) corrector), duo-EDS, com capacidade de operação no modo transmissão-varredura (HAADF-STEM com DCP, detector segmentado resolução de 0,070 nm), “minimum dose system” e câmera "4K X 4K pixel OneView CMOS CCD Camera";
  • microscópio JEM-1400/DP equipado com EM-14620(ASID) Scanning Image Observatio Device, JED-SD30GV-1400 JEOL EDS/DRY SD30GV Detector for JEM-1400, e EM-24830 Flash high sensitivity CMOS Camera.

A ação criará um polo de microscopia eletrônica no estado gaúcho, com uma infraestrutura que permitirá a utilização de técnicas avançadas. “Isso contempla as finalidades de um Centro Nacional Multiusuário, que conta com equipamentos de última geração nas áreas de Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), Microscopia Eletrônica de Transmissão (MET) e Microscopia Ótica Confocal (MOC)”, salienta Paulo.

Diante do robusto sistema de ciência e tecnologia existente no Brasil, centrado em especial nas universidades e centros de pesquisa, aliado à capacidade e aos recursos humanos que atuam com produção científica nestes espaços, os Centros Nacionais Multiusuários (CNM) se tornam uma parte importante neste sistema. Isso porque reúnem equipamentos de média e alta complexidade e capacidade técnica operacional e científica, tanto para resolver demandas acadêmicas como também de desenvolvimento tecnológico em empresas, centros tecnológicos, governos e organizações da sociedade.

O projeto é coordenado por Paulo Fichtner e tem como vice-coordenadora a professora do Departamento de Bioquímica Fátima Therezinha Costa Rodrigues Guma. Daniel Lorscheitter Baptista, do Departamento de Física, integra o projeto no papel de diretor do CMM. O projeto está sendo desenvolvido com a gestão da Fundação de Apoio da UFRGS (Faurgs).

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul