Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Marcelo Lubaszewski é o novo diretor do Parque Zenit

Marcelo Lubaszewski é o novo diretor do Parque Zenit

Professor da Escola de Engenharia comandará órgão que tem como objetivo fomentar a inovação tecnológica na UFRGS
12/01/2017 12:22

Galeria de Imagens

Tomou posse na manhã de hoje o novo diretor-presidente do Zenit – Parque Científico e Tecnológico da UFRGS, Marcelo Lubaszewski. Empossado pelo reitor Rui Vicente Oppermann em concorrida cerimônia no Salão Nobre da Reitoria, Lubaszewski assume o lugar de Flávio Rech Wagner, que dirigiu o órgão desde 2012, quando o Parque iniciou suas atividades.

Em sua despedida da função, Wagner disse que o Zenit consolidou-se no ecossistema de gestão e inovação da UFRGS, com identidade própria. O ex-diretor afirmou, ainda, que a universidade contemporânea não pode prescindir de mecanismos robustos de geração e transferência de tecnologias para a sociedade.

Marcelo Lubaszewski, em seu discurso de posse, apontou para o início de um novo ciclo, a partir do legado do ciclo anterior, em que foi criada a identidade e a estruturação orgânica do órgão. Segundo o novo diretor, sua atuação se pautará por planejamento estratégico para a área. Os indicadores da gestão, disse Lubaszewski, serão medidos a partir de área física disponibilizada e do número de empresas instaladas. Para garantir o avanço nesses itens, o novo diretor aposta na releitura dos parques tradicionais em direção a conceitos de espaços abertos e de internacionalização. Lubaszewski buscará novas fontes de recursos, como fundos de investimento, com participação do capital privado. “O Parque precisa ser visto como projeto de todos nós. Lembrarei durante todo o mandato que estamos no mesmo barco. Vistam a Camiseta!”, enfatizou aos presentes.

A busca de parceiros não convencionais para ampliar o Parque também foi destacada pelo reitor Rui Vicente Oppermann, que frisou ser esse um interesse da reitoria. Oppermann disse que a UFRGS é de excelência, com qualidade acadêmica internacional, e que esse reconhecimento deve também se estender a sua capacidade de empreender e inovar.

Lubaszewski dirigiu a Ceitec - Foto: Gustavo Diehl/UFRGS

Marcelo Lubaszewski – é professor do Departamento de Engenharia Elétrica da UFRGS, graduado em Engenharia Elétrica, mestre em Computação pelo Instituto de Informática da UFRGS e doutor em Microeletrônica pelo Institut National Polytechnique de Grenoble, na França. Foi diretor da Ceitec, empresa estatal em microeletrônica sediada em Porto Alegre, em que também foi Diretor de Design e Relações Institucionais.

Zenit - O Parque Científico e Tecnológico da UFRGS foi criado em 2012 com o intuito de fomentar o sistema de pesquisa, inovação e empreendedorismo da universidade através de novas ideias que transformem o setor produtivo e levem produtos e serviços inovadores à sociedade. O nome Zenit veio em fins de 2015 para dar nova identidade ao Parque.

As principais linhas de atuação do órgão são a hospedagem de jovens empresas inovadoras, de centros de P&D de empresas consolidadas, de institutos de pesquisa e de laboratórios da própria UFRGS, num ambiente de inovação aberta, com forte interação entre esses atores; o fomento à criação de startups de base tecnológica, através da articulação da ação da rede de incubadoras tecnológicas da própria Universidade e o oferecimento de serviços de apoio à inovação tecnológica para as empresas parceiras, em ação conjunta com outros atores internos.

A cerimônia contou com a presença de membros da Administração Central, como o pró-reitor de Gestão de Pessoas Maurício Viegas da Silva, diretores de unidades acadêmicas, integrantes do Governo do Estado, como a assessora técnica da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Maria Paula Merlotti, e instituições externas, como Fevale, PUC, Metroplan e Cietec, além de membros a comunidade acadêmica.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul