Ana Paula Tavares (1952)

Ana Paula Tavares
Fonte da imagem: Alchetron. Disponível em: https://alchetron.com/Ana-Paula-Ribeiro-Tavares. Acesso em: 14 de dez. de 2020.

Escritora e Historiadora nascida em Lubango, Província de Huíla, no Norte de Angola, neta de uma portuguesa e de um africano do grupo étnico Kwanhma, do sul de Angola. Iniciou o curso de História na Faculdade de Letras de Lubango (hoje ISCED, Instituto Superior de Ciências da Educação do Lubango). Em 1976 foi nomeada para o Conselho Nacional de Cultura, ficando destacada em Cuanza Norte.

Em 1992 passou a estudar em Portugal, concluindo o curso de História em Lisboa, o Mestrado em Literaturas Africanas e o Doutoramento em Antropolgia na Universidade Nova de Lisboa, com o tema História e memória. Estudo sobre as sociedades de Lunda e Cokwe de Angola (1996).

Tendo vivido em Luanda e se estabelecido em Lisboa, onde desenvolveu atividades nas áreas de história, literatura e da promoção do patrimônio histórico angolano, sobretudo de suas tradições orais. Como poetisa, enfatiza a simplicidade  e as experiências líricas da ancestralide, mas condena as tradições que perpetuam o patriarcado e oprimem a mulher.

Na atualidade, leciona na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Como historiadora, junto com Catarina Madeira Santos, é autora de Africae Monumenta: o Arquivo de Caculo Cacahenda (2002). Em sua obras de ficção, escreve romances e contos, e como poetisa é autora, entre outros, dos livros Ritos de passagem (1985), O lago da Lua (1999), A cabeça de Salomé (2004) e Manual para amantes desesperados (2007).

BIBLIOGRAFIA

PADILHA, Laura. Novos pactos, outras ficções: ensaios sobre literaturas afro-luso-brasileiras. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002.

CHAVES, Rita. Angola e Moçambique: experiência colonial e territórios literários. Cotia: Ateliê Editorial, 2005.

LABAN, Michel. Encontro com escritores. Porto: Fundação Eng. António de Almeida, 1991, v. 2, p. 845-861.

RIBEIRO, Orquídea. “Ana Paula Tavares”. In: AKYEAMPONG, Emmanuel K.; GATES JR., Henry Louis (dir). Dictionary of African Biography. Oxford University Press, 2012, v. 5, p. 512-513.

Última atualização em: 05/02/2021

Theme: Overlay by Kaira.