PROFESSORES

Conheça os professores que estão trabalhando em várias etapas no nosso curso

Prof. Dr. Marcos Wellausen Dias de Freitas – currículo Lattes
(Coordenador)

Possui Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2003), Mestrado e Doutorado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2006). Atualmente é Professor Adjunto no Departamento de Geografia, membro colaborador do Programa de Pós-Graduação em Geografia (POSGEA) e permanente do Programa de Pós-Graduação em Sensoriamento Remoto (PPGSR) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Já atuou profissionalmente na área de geotecnologias em empresas, universidades, governos municipais e estaduais. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia, com atuação principal nos seguintes temas: Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento, Geossistemas, Ecologia da Paisagem, modelagem da dinâmica da paisagem e mudanças de uso e cobertura da terra, processamento e análise de séries temporais e estudos antárticos.

Profa. Dra. Maria Cecília de Chiara Moço – currículo Lattes
(Coordenadora-Substituta)

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Botânica – Museu Nacional Ufrj (1996) e doutorado em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Atuou como Professora Adjunta, no Departamento de Botânica, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), por 5 anos (2004 a 2009). Atualmente é Professora Associada II, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi Coordenadora do curso de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas, campus do Vale, gestão 2013 e 2014. Foi Coordenadora de área do subprojeto Biologia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/UFRGS), de agosto de 2013 a fevereiro de 2018. Tem experiência de pesquisa: na área de Botânica, com ênfase em Anatomia Vegetal, atuando principalmente em estudos sobre as adaptações morfológicas e reprodutivas de plantas aquáticas; e na área de educação, com ênfase em avaliação de materiais didáticos e estratégias de ensino e aprendizagem e educação ambiental.

Profa. Dra. Nina Simone Vilaverde Moura  currículo Lattes

Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990), graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), mestrado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é professora associado nível IV do Departamento de Geografia e professora permanente (mestrado e doutorado) do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: problemas ambientais urbanos, análise geomorfológica, ambiente urbano, mapeamento geomorfológico e diagnóstico ambiental.

Prof. Dr. José Ribeiro Gregório – currículo Lattes

Possui Graduação em Bacharelado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), Mestrado em Química pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992) e Doutorado em Chimie Organique et Organométallique pela Université de Paris VI (Pierre et Marie Curie) (1996). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Cinética Química e Catálise, atuando principalmente nos seguintes temas: hidrossililação, hidroformilação, epoxidação, catálise, oleoquímica e química inorgânica. Recentemente, iniciou atividades ligadas à formação de professores, a nível de Graduação e de Pós-Graduação.

Profa. Dra. Neusa Saltiel Stobbe – currículo Lattes

Possui graduação em Faculdade de Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990) e doutorado em Epidemiologia Experimental Aplicada Às Zoonoses pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Protozoologia Parasitária Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: soro-epidemiologia de neospora caninum, toxoplasma gondii e babesias bovinas.

Prof. Dr. Francisco Eliseu Aquino – currículo Lattes

Professor Adjunto do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Geógrafo graduado pela UFRGS, mestrado em sedimentação glaciomarinha e doutorado em Climatologia e Mudanças Climáticas entre a Antártica e o Sul do Brasil, pelo Programa de Pós Graduação em Geociências (UFRGS) e Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Tem experiência na área de geografia física e missões cientificas de campo na Antártica, com ênfase em climatologia polar e subtropical, meteorologia polar, sedimentação glaciomarinha, atuando principalmente nos seguintes temas: meteorologia e climatologia polar e subtropical, eventos extremos, monitoramento de massas de gelo e mudanças climáticas. Possui 16 expedições cientificas ao continente antártico. Diretor do Centro Polar e Climático – CPC/UFRGS (junho/2017 a junho 2019).

Profa. Dra. Carla Penna Ozório – currículo Lattes

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985), mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993), doutorado em Oceanografia Biológica pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2001) e pós-doutorado em biomarcadores pela Universidade Federal do Paraná (2015). É docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul desde 1991, atualmente na classe Professor Associado IV no Depto. Interdisciplinar do Campus Litoral Norte, e Diretora do Centro de Estudos Costeiros e Limnológicos IB/UFRGS desde janeiro de 2016. Tem experiência na área de Ecologia de Comunidades e Populações, com ênfase no Ambiente Bentônico, atuando principalmente nos seguintes temas: estrutura da macrofauna, da meiofauna e de populações de invertebrados nos ecossistemas marinhos, estuarinos e de água doce.

Profa. Dra. Marina Bento Soares – currículo Lattes

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui mestrado (1996) em Geociências e doutorado (2004) em Ciências pelo PPGGeo/UFRGS (Programa de Pós-Graduação em Geociências). É professora Associada Nível 2 do Departamento de Paleontologia e Estratigrafia do Instituto de Geociências da UFRGS e orientadora do PPGGeo da mesma Universidade. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Paleontologia de Vertebrados, atuando principalmente nos seguintes temas: Tafonomia, Bioestratigrafia, Anatomia e Filogenia dos tetrápodes fósseis do Permo-Triássicos do Rio Grande do Sul. Atualmente dedica-se, principalmente, ao estudo dos cinodontes não-mamaliaformes (Therapsida, Cynodontia). É Coordenadora Substituta do Programa de PPGeo/UFRGS, além de representante do Departamento de Paleontologia e Estratigrafia na Comissão de Graduação do Curso de Ciências Biológicas. Também ocupa o cargo de Diretora do Museu de Paleontologia da UFRGS – Irajá Damiani Pinto. Bolsista Pq2, CNPq.

Prof. Dr. Johannes Doll – currículo Lattes

Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul atua na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação orientando mestrado e doutorado. Membro do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento da UFRGS, é Editor Chefe da Revista “Estudos interdisciplinares sobre o Envelhecimento”;. Possui graduação em Teologia Católica – Universitat Tuebingen (Eberhard-Karls) (1988), graduação em Educação – Erziehungswissenschaftliche Hochschule Landau (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em Educação – Universitat Koblenz Landau (2001). É especialista em Gerontologia pela Universidade de Heidelberg, Alemanha. Atua e pesquisa no campo da Educação e Envelhecimento com foco nos seguintes temas: Gerontologia, envelhecimento, educação, Didática, endividamento e educação financeira de pessoas idosas, informática.

Profa. Dra. Mara Lucia Fernandes Carneiro – currículo Lattes

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978), especialização em Metodologia do Ensino Superior (PUCRS, 1987) e em Informática na Educação (PUCRS, 1992), mestrado em Ciência da Computação pela PUCRS (1996) e doutorado em Informática na Educação pela UFRGS (2003). Foi Vice-Coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico à Educação a Distância (NAPEAD/SEAD) entre 2010 e 212 e Secretária de Educação a Distância (SEAD/UFRGS) na gestão 2012-2016. Professora Associada II do Departamento de Psicologia Social e Institucional Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde atua na formação básica em Psicologia Social e suas relações com as tecnologias em diversos cursos da universidade. Como pesquisadora, os temas de interesse são educação a distância, formação de docentes e tutores para a EaD, produção de objetos de aprendizagem e suas vinculações com a cognição e os processos de subjetivação.

Profa. Dra. Adriana Dorfman – currículo Lattes

É Licenciada e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988 e 1989), Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009), com estágio doutoral na École de Hautes Études en Sciences Sociales (Paris). Atua como professora adjunta do Departamento de Geografia e como professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRGS. Coordena os cursos de Licenciatura e Bacharelado em Geografia da UFRGS. Membro da Diretoria da Comissão de Geografia Política da União Geográfica Internacional. Membro da Diretoria da Association of Borderland Studies. Coordenadora do projeto Contrabando no Sul do Brasil: agentes, normas e redes; coordenadora do Unbral Fronteiras – Portal de Acesso Aberto das Universidades Brasileiras sobre Limites e Fronteiras e líder do Grupo de Pesquisas Espaço, Fronteira, Informação e Tecnologia (GREFIT). Tem experiência na área de Geografia Política e Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos Fronteiriços, contrabando e ilegalidades, aproximações entre geografia e literatura e geografias descoloniais.

Prof. Dr. Luis Alberto Basso – currículo Lattes

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), mestrado em Ordenação Rural Em Função do Meio Ambiente pelo Instituto Agronômico Mediterrâneo de Zaragoza, Espanha (1989) e doutorado em Geografia Física e Ordenação do Territorio – Universidad de Zaragoza, Espanha (1994). Atualmente é Professor Associado no Departamento de Geografia do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde ministra as disciplinas de Análise Ambiental e Geografia dos Recursos Hídricos. Também é Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia (Mestrado e Doutorado) da UFRGS, oferecendo as disciplinas de Recursos Hídricos e Ambiente e Estudo Temático: Monitoramento e Qualidade da Água. Atua e desenvolve pesquisas na área ambiental, com ênfase nos seguintes temas: bacias hidrográficas, qualidade de águas superficiais, gestão de recursos hídricos e avaliação de impactos ambientais.

Prof. Dr. Rafael Vasques Brandão – currículo Lattes

Cursou Bacharelado em Física Médica na PUCRS, de 1994 à 1997, e Bacharelado em Física na UFRGS, de 1998 à 2002. É Licenciado em Física (2005), Mestre em Ensino de Física (2008) e Doutor em Ensino de Física (2012) pelo Instituto de Física da UFRGS, tendo sido o primeiro a receber esse título no Brasil. Desde de 2011, é professor efetivo do Departamento de Ciências Exatas e da Natureza do Colégio de Aplicação da UFRGS. Na área de Física, possui experiência em estruturas eletrônicas e propriedades elétricas de superfícies, interfaces e partículas. Na área de Ensino de Física, realiza pesquisas sobre: modelagem computacional no ensino de Física nos níveis médio e superior; metodologias de ensino interativas, nos níveis médio e superior; o papel da iniciação científica e tecnológica na aprendizagem e formação de estudantes da educação básica; e formação continuada de professores de Física. Coordena o Centro de Tecnologia Acadêmica Júnior que reúne estudantes da educação básica e superior em torno de tecnologias e recursos educacionais abertos e livres, visando uma educação emancipatória através da democratização do conhecimento científico e tecnológico por meio do exercício cotidiano das quatro liberdades do conhecimento e de investigações sobre instrumentos científicos e educacionais abertos e livres e suas aplicações.

Prof. Dr. Cesar Leandro Schultz – currículo Lattes

Graduado em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983), com mestrado em Geociências (1986) e doutorado em Ciências, também pela UFRGS (1991). Atualmente, é professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, orientador em nível de Mestrado e Doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Geociências da UFRGS (PPGGeo/UFRGS) e Bolsista de Produtividade Científica (Categoria 1-B) do CNPq. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Paleontologia, Bioestratigrafia e Tafonomia de Vertebrados, atuando principalmente no intervalo Neopermiano-Triássico. Paralelamente, desenvolve ainda projetos relacionados à divulgação dos vertebrados permo-triásicos do RS, com ênfase nas reconstituições virtuais dos mesmos.

Profa. Dra. Teresinha Guerra – currículo Lattes

Graduação em Geologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1980), Mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987) e Doutorado em Geoquímica Ambiental pela Universidade Federal Fluminense (2000). Professora titular do Departamento de Ecologia, Instituto de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Ecologia e Geoquímica Ambiental, atuando na: Gestão de Recursos Hídricos, Hidrogeoquímica e Educação Ambiental. Coordenadora do Núcleo de Estudos em Educação Ambiental desde 2004. Chefe do Departamento de Ecologia nos períodos de 1999-2001, 2001-2003, 2012-2014. Diretora do Centro de Ecologia no período de 2005-2006. Presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Lago Guaíba-RS nos períodos de 2008-2010 e 2010-2013.

Profa. Dra. Cíntia Inês Boll – currículo Lattes

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, na linha de Pesquisa de Educação, Arte, Linguagem e Tecnologia. Iniciou carreira no magistério em 1986 e desde 2000 é professora no Ensino Superior desenvolvendo seus trabalhos na interlocução entre tecnologia e educação, especialmente na modalidade a distância. Atualmente é professora permanente no Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde e no Departamento de Estudos Especializados na Faculdade de Educação da UFRGS. Desde 2003 tem como foco estudos em Formação de Professores na Cultura Digital.

Profa. Dra. Vera Maria Treis Trindade – currículo Lattes

É professora Titular do Departamento de Bioquímica, Instituto de Ciências Básicas da Saúde, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015).Tem experiência na área de Bioquímica, estudando os gangliosídios como parâmetros moleculares da função celular em modelos de injúria neural (desnutrição, hipóxia-isquemia, doença de Alzheimer, acidemias orgânicas, esfingolipidoses, mucopolissacaridoses) e em modelos extra-neurais (células estreladas hepáticas e hematopoiese) liderando o Grupo Bioquímica e Biologia Celular de Lipídios desde 1994. Na área de ensino em Bioquímica Básica, tem interesse em novas tecnologias em educação, como a produção de objetos educacionais mediados pelo computador, coordenando o Grupo de Criação de Objetos Educacionais em Bioquímica (GCOEB) a partir de 2009. É editora da Revista de Ensino de Bioquímica (Journal of Biochemistry Education). É revisora dos periódicos:Journal of Neuroscience Research, Experimental Brain Research, Journal of Pharmacy and Pharmacology, Brazilian Journal of Medical and Biological Research, Molecules, African Journal of Microbiology Research, Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas, Journal of Biochemisty Education (Revista de Ensino de Bioquímica). Orientadora do PPG em Ciências Biológicas-Bioquímica e do PPG em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, ambos dos Instituto de Ciências Básicas da Saúde, UFRGS.

Prof. Dr. Marcelo Priebe Gil – currículo Lattes

Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997), mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Química pelo Instituto de Química de Araraquara (2003). Pós Doutorado pela Université de Rennes I, Rennes, França (2009). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Compostos Organo-Metálicos, atuando principalmente nos seguintes temas: polimerização, catálise homogênea, catalise heterogênea, catalisadores suportados in situ, nanopartículas de titânio, catalisadores de paládio aplicados a polimerização de monômeros polares, Catalisadores Orgânicos aplicados a Polimerização por Abertura de Anel de Carbonatos.

Prof. Dr. Dagoberto Adriano Rizzotto Justo – currículo Lattes

Possui graduação em Matemática Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1999), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(2001), mestrado em Mathematics pela The University Of New Mexico(2003) e doutorado em Mathematics pela The University Of New Mexico(2005). Atualmente é Professor Adjunto Nível 2 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Revisor de periódico da TEMA. Tendências em Matemática Aplicada e Computacional e Revisor de projeto de fomento do Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada. Atuando principalmente nos seguintes temas:Mimetic Methods, Absorbing Boundary Conditions, Finite Volume, High order, Finite Differences e Numerical Analysis.

Prof. Dr. João Henrique Corrêa Kanan – currículo Lattes

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981), mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985) e doutorado em Biochemistry And Applied Molecular Biology – University Of Manchester Institute Of Science And Technology (1992). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.Tem experiência na área de Biologia Molecular e Imunologia, atuando principalmente nos seguintes temas: imunoparasitologia, aspectos evolutivos do processo inflamatório e imunidade, produção de objetos de aprendizagem em imunologia. Participou da criação do curso de Biomedicina da UFRGS e coordenou a sua Comissão de Graduação entre 2004 e 2008. É cadastrado no Banco de Avaliadores (BASis) do SINAES, sendo avaliador de cursos de graduação de Ciências Biológicas. É membro da Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação (CTAA) do INEP pela área de Ciências Biológicas. É coordenador do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e da Comissão de Graduação do curso de Biomedicina da UFRGS.

Profa. Dra. Darli Collares – currículo Lattes

Possui graduação em Comunicação Social Publicidade Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1978), graduação em Licenciatura Esquema I – Instituição Educacional São Judas Tadeu (1985), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é professora adjunto da disciplina de Psicologia da Educação, do Departamento de Estudos Básicos, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: construção do conhecimento, epistemologia genética, docência, alfabetização – construção do conhecimento, aprendizagem e Jean Piaget.

Prof. Dr. Rafhael Brum Werlang – currículo Lattes

Graduado em Física Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2004), Especialista em Metodologia do Ensino de Física e Matemática pela Faculdade Internacional de Curitiba (2009), Mestre em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) – Campus Caçapava do Sul. Tem experiência na área de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Física Geral, Ensino de Física, Tecnologias Computacionais, Teorias de Aprendizagem e Educação em Ciências e Geociências.

Prof. Dr. Evandro Alves – currículo Lattes

Professor Adjunto do Departamento de Estudos Especializados da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (DEE/FACED/UFRGS). Coordenador da Área de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Possui graduação em Pedagogia (*+1996), mestrado (2001) e doutorado em Educação (2006) pela UFRGS. Os estudos em nível de Pós-Graduação versaram sobre EJA e tecnologias digitais. A dissertação de Mestrado foi agraciada com o 2.º lugar no Prêmio Jovem Cientista (2001). Atua principalmente nos seguintes temas: concepções e práticas na educação de jovens e adultos, práticas alfabetizadoras e de letramento, educação musical, tecnologias digitais a serviço da inclusão social. Desenvolve atividades de pesquisa relacionadas ao escopo das ações da Agenda Territorial da EJA no estado do RS.

Profa. Dra. Patrícia Souza Marchand – currículo Lattes

Professora adjunta da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Integrante do Núcleo de Estudos de Política e Gestão da Educação. Foi professora substituta na UFRGS (2008-2009). Foi professora da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2011-2012). Atuou na Educação Básica como professora da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (2011-2015). Na Faculdade de Educação da UFRGS, coordena o Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica do programa Escola de Gestores MEC/UFRGS (2015-2016). É coordenadora da área de políticas e gestão da educação da Faculdade de Educação da UFRGS (2017-2018). Foi Integrante da Comissão Coordenadora do curso de extensão Gestão democrática: da avaliação ao planejamento participativo nas escolas estaduais do Rio Grande do Sul. (2017). Integrou a equipe do projeto de pesquisa “Análise e avaliação externa de processos e de resultados atinentes a avaliação institucional participativa do sistema estadual de avaliação participativa SEAP/RS” (2014-2018). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em políticas públicas para educação, atuando principalmente nos seguintes temas: direito à educação, gestão educacional, legislação educacional, análise e avaliação de políticas educacionais e políticas públicas para educação.

Profa. Dra. Ana Karina Scomazzon – currículo Lattes

Possui Graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), Mestrado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), Doutorado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), modalidade sandwich Indiana Geological Survey/Indiana University (2002/2003) e Pós-doutorado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é e Professora Adjunto na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando em projetos de pesquisa, orientação de IC e co-orientação de doutorado no PPGGeo/UFRGS. Líder do Grupo de Pesquisas do CNPq Conodontes e Fusulinídeos. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Paleontologia Estratigráfica, atuando principalmente nos seguintes temas: conodontes, bioestratigrafia, carbonatos marinhos, micropaleontologia, quimioestratigrafia, bacias sedimentares paleozoicas brasileiras.

Profa. Dra. Morgana Bazzan Dessuy – currículo Lattes

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (2004), mestrado (2007) e doutorado (2011) em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Durante o doutorado, realizou estágio no Departamento de Análise de Elementos Traço, do Instituto de Química Analítica da Academia Tcheca de Ciência, sob supervisão do professor Jiri Dedina. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua na área de Química Analítica, com ênfase nas técnicas de Espectrometria de Absorção Atômica, com foco no desenvolvimento de métodos analíticos para a determinação de elementos traço e ametais, estudo de interferências espectrais e análise de especiação química.

Profa. Dra. Aline Reis Calvo Hernandez – currículo Lattes

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998), Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000), Doutora em Psicologia Social e Metodologia pela Universidad Autônoma de Madrid (2005), Pós-Doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2009), Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na Faculdade de Educação, Departamento de Estudos Básicos, Coord. Substituta do Curso Licenciatura em Educação do Campo (biênio 2020-2022). Professora Colaboradora do Mestrado em Ambiente e Sustentabilidade da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Líder do grupo de pesquisa Psicologia Política, Educação e Histórias do Presente POLEMHIS (CNPq), pesquisadora do grupo de pesquisa Observa Campos Observatório de Políticas e Ambiente (CNPq). Editora associada da Revista de Psicologia Política. Vice-coordenadora do GT Psicologia Política da ANPEPP, biênio 2018-2020.

Prof. Dr. Alan Alves Brito – currículo Lattes

Bacharel em Física pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2002), Mestre (2004) e Doutor (2008) em Ciências (Astrofísica Estelar) pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP. Foi pesquisador visitante em centros de pesquisa em Portugal e Alemanha. Realizou estágios de pós-doutorado (2008-2014) no Chile (PUC) e na Austrália (Swinburne University e Australian National University, onde também atuou como Super Science Fellow). Atualmente é Professor Adjunto no Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa, extensão, divulgação científica e gestão. Tem trabalhado em pesquisa (Programas de Pós-Graduação em Física e em Ensino de Física e no Núcleo de Estudos Africanos, Afro-Brasileiros e Indígenas) da UFRGS em temas voltados para a evolução química de diferentes populações estelares da Via Láctea, educação e divulgação de Astronomia e Física, incluindo questões decoloniais, étnico-raciais, de gênero e suas intersecções nas ciências exatas. Membro da União Astronômica Internacional, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Sociedade Astronômica Brasileira, Sociedade Brasileira de Física e Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as), foi eleito em 2014 Membro Correspondente da Academia de Ciências da Bahia. É diretor do Observatório Astronômico da UFRGS desde 2017. Coordena o PLOAD (Portuguese Language Office of Astronomy for Development) e é representante brasileiro no Office for Education, ambos da União Astronômica Internacional. É membro da diretoria da Sociedade Astronômica Brasileira (2018-2020) e integra os Grupos de Trabalho para Questões de Gênero e Equidade Racial da Sociedade Brasileira de Física. É autor de 2 livros de divulgação em ciências.

Profa. Dra. María Alejandra Gómez Pivel – currículo Lattes

Possui graduação em Oceanologia pela Universidade Federal do Rio Grande (1997), mestrado em Oceanografia Física, Química e Geológica pela Universidade Federal do Rio Grande (2001) e doutorado em Oceanografia Química e Geológica pela Universidade de São Paulo (2010). Durante três anos atuou como pesquisadora na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Desde 2014 é professora adjunta do Departamento de Paleontologia e Estratigrafia do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Oceanografia, com ênfase em Paleoceanografia, atuando principalmente nos seguintes temas: paleoceanografia, foraminíferos, Quatermário. É docente do Programa de Pós-Graduação em Geociências (PPGGEO-UFRGS), pesquisadora do Centro de Estudos de Geologia Costeira e Oceânica (CECO-IGeo-UFRGS) e da Área de Geociencias do Programa de Desarrollo de Ciencias Básicas (PEDECIBA), da Universidad de la República (Uruguay).

Profa. Dra. Cristiane Matté – currículo Lattes

Possui Graduação em Farmácia (2004), Mestrado (2006) e Doutorado (2009) em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Farmácia e Bioquímica, com ênfase em Erros Inatos do Metabolismo e Neuroquímica. Atualmente é Professora Adjunta no Departamento de Bioquímica, Instituto de Ciências Básicas da Saúde, UFRGS.

Profa. Dra. Simone Valdete dos Santos – currículo Lattes

Possui graduação em História Licenciatura Plena pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e doutorado em Educação na modalidade sanduíche pela Universidade Federal Fluminense (2000). Atualmente é professora associada 3, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de jovens e adultos, educação profissional, formação de professores, educação profissional integrada à eja, educação ambiental e história da educação. Foi Diretora de Políticas da Educação Profissional e Tecnológica na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação de 2011 a 2012. Cumpriu mandato como Diretora da Faculdade de Educação da UFRGS de 2012 a 2016.

Prof. Dr. Paulo Henrique dos Santos Sartori – currículo Lattes

Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria (2012). Possui Mestrado em Educação em Ciências (2008) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde realizou a Especialização em Matemática Aplicada (2003). Licenciado em Ciências (1991) e em Matemática (1994) pela Universidade de Cruz Alta. Tem experiência nas áreas da Física, Física Experimental e Biofísica no Ensino Superior; Física e Física Nuclear no Ensino Médio e Ciências no Ensino Fundamental. Atuou no Núcleo de Apoio ao Ensino de Ciências da Universidade de Cruz Alta, prestando assessoria em Projetos de implementação de Laboratórios e ministrando Oficinas de Formação e Capacitação de Professores com ênfase em Experimentação Didática. Também trabalhou como Técnico em Histologia e Técnico em Laboratório: Multidisciplinar, Química e Biologia. Atualmente é Professor do Magistério Superior no Curso de Licenciatura em Ciências Exatas da Universidade Federal do Pampa.

Prof. Dr. Carlos Eugênio Silva – currículo Lattes

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Biologia de Muscoideos, atuando principalmente nos seguintes temas: Cochliomyia hominivorax, muscóideos decompositores, imunidade anti-parasitária, resposta de defesa em insetos e fisiologia e ecologia de vetores. Utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino da biologia e doenças parasitárias, Educação à Distância à biologia e ecologia parasitárias e às doenças parasitárias.

Profa. Dra. Luciana Neves Nunes – currículo Lattes

É Bacharel em Estatística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), mestre em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas (1999) e doutora em Epidemiologia pela UFRGS (2007) e pós doutora pela International Agency for Research on Cancer (Lyon-França). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Estatística e Epidemiologia, com ênfase em Regressão, Análise multivariada e Amostragem, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia, modelos estatísticos, regressão logística ordinal, regressão logística, diagnóstico em regressão e imputação de dados. Também atua na área de Ensino de Estatística e Matemática, através da Pós-Graduação em Ensino de Matemática da UFRGS. 

Prof. Dr. João Ito Bergonci – currículo Lattes

Possui graduação em História Natural pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1975), mestrado em Ciências Agrárias (Fisiologia Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (1981) e doutorado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997). Atualmente é professor associado II da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Ecofisiologia Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: água-planta, milho, déficit hídrico, sistemas de cultivo e ecofisiologia vegetal.

Profa. Dra. Lisiane Priscila Roldão Selau – currículo Lattes

Professora Adjunta do Departamento de Estatística da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É Bacharel em Estatística pela UFRGS (2000), Licenciada em Estatística pela UFRGS (2002), Mestre em Engenharia de Produção pela UFRGS (2008) e Doutora em Administração na área de Sistema de Informação e Apoio à Decisão pela UFRGS (2012). Tem experiência na área de Modelagem para Gestão do Risco de Crédito, Planejamento e Análise de Experimentos e Educação Estatística.

Profa. Dra. Sonia Marli Bohrz Nachtigall – currículo Lattes

Possui graduação em Licenciatura em Quimica pela Universidade Federal de Santa Maria (1976), graduação em Quimica Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (1977), mestrado em Química pelo Instituto de Química (1993) e doutorado em Ciências dos Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Polímeros, atuando principalmente nos seguintes temas: nanocompósitos poliméricos com whiskers de celulose, argilas e POSS, blendas poliméricas, processamento de biopolímeros, agentes interfaciais, compósitos poliméricos com fibras naturais, fibras de vidro, retardantes de chamas, funcionalização de poliolefinas, plastificação de PLA, caracterização de polímeros, blendas e compósitos. Atua como docente permanente e orientadora de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Química e no Programa de Ciência dos Materiais da UFRGS.

Prof. Dr. Laurindo Antonio Guasselli – currículo Lattes

Bacharel e Licenciado em Geografia, Mestre em Sensoriamento Remoto e Doutor em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Associado do Dep. de Geografia, do Instituto de Geociências e professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia e do Pós-Graduação em Sensoriamento Remoto da UFRGS. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos temas sensoriamento remoto e geoprocessamento no estudo e mapeamento de áreas úmidas: banhados, lagoas, áreas de inundação.

Profa. Dra. Claudia Luísa Zeferino Pires – currículo Lattes

Doutora em Geografia pela UFRGS, Licenciatura Plena e Bacharelado em Geografia (UFRGS). Professora adjunta do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua em linhas de pesquisas e extensão com ênfase em espacialidades urbanas, educação e cidadania e análise territorial. Tem experiência na área de ensino de geografia e educação popular. Os projetos de atuação estão relacionados aos mapeamentos participativos na Amazônia (FLONA de Tefé – AM) com ênfase à gestão territorial, na Restinga (Porto Alegre/RS e em territórios Quilombolas. Atua em projetos de diagnóstico participativos, educação popular e juventudes e geração de ambiências em espaços da periferia urbana. Atualmente, integra o Curso de Aperfeiçoamento UNIAFRO – Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola promovido pela Faculdade de Educação/UFRGS.

jcc

Prof. Dr. João Carlos Coimbra – currículo Lattes

Possui mestrado (1984) e doutorado (1995) em Geociências (Área de Paleontologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Iniciou carreira acadêmica na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís, tendo também sido paleomicrontólogo do Centro de Pesquisas da PETROBRAS, no Rio de Janeiro. Docente na UFRGS desde 1991, instituição onde também exerceu a direção do CECLIMAR, em Imbé/RS, entre 1997 e 2001, e a chefia do Departamento de Paleontologia e Estratigrafia, em três gestões. Secretário por duas gestões (2001-2003 e 2003-2005) e também duas vezes presidente (2005-2007 e 2007-2009) da Sociedade Brasileira de Paleontologia (SBP). Editor da Revista Brasileira de Paleontologia (RBP) entre 2002 e 2015, tendo a função de editor-chefe entre 2009 e 2015. Atualmente Professor Titular do Departamento de Paleontologia e Estratigrafia, do Instituto de Geociências, da UFRGS. Orientador de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Geociências da UFRGS desde 1998. Experiência nas áreas de Geociências e Zoologia, com ênfase em Micropaleontologia, Paleontologia Estratigráfica e Paleozoologia, trabalhando principalmente com microfósseis calcários (em especial Ostracoda) com aplicações à sistemática, paleozoogeografia, paleoceanografia e bioestratigrafia. Recentemente (2008) iniciou pesquisas em tafonomia atualística marinha e costeira. Participação frequente de comitês externos responsáveis pela avaliação de programas de iniciação científica que contam com bolsas do CNPq. Credenciado em 2011 como professor convidado no PPG-Pedeciba Geociencias da Universidad de la Republica, Uruguai.

Prof. Dr. Saul Benhur Schirmer – currículo Lattes

Graduado em Física Licenciatura Plena (2009) pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Mestrado (2012) e doutorado (2016) no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da UFSM. Atualmente é professor do Departamento de Ensino e Currículo, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

Prof. Dr. Maurícius Selvero Pazinato – currículo Lattes

Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande Sul – UFRGS, Instituto de Química, Departamento de Química Orgânica. Orienta nos Programas de Pós Graduação em Química (PPGQ) e Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) da UFRGS. Atua na área de Ensino de Química e possui experiência nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de conceitos científicos, metodologias de ensino, abordagem temática, epistemologia da Ciência e formação de professores de Química. Possui graduação em Química Licenciatura (2010), mestrado (2012) e doutorado (2016) em Educação em Ciências (Ensino de Química) pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Foi professor substituto do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Educação – UFSM (2014) e professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, campus Dom Pedrito (2014-2018).

Profa. Dra. Katia Kellem da Rosa – currículo Lattes

Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Geologia Marinha, UFRGS. Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), graduação em Bacharelado em geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e mestrado em Geologia Marinha pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Professora no Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS. Professora Permanente no Pós Graduação em Geografia e do Pós Graduação em Sensoriamento Remoto da UFRGS. Coordenadora do Grupo de Geomorfologia e Sedimentologia glacial do Centro Polar e Climático na UFRGS. Membro do Centro Estadual de Pesquisas em Sensoriamento Remoto e Meteorologia. Membro editorial da Revista Pesquisas em Geociências UFRGS. Trabalha em projetos de pesquisa no Centro de Pesquisas Antárticas e Climáticas da UFRGS, e Laboratório do Processos Sedimentares e Ambientais da UFF, Laboratório de Cartografia na Geografia em Santa Maria, integrados ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Criosfera. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em ambientes glaciais, atuando principalmente nos seguintes temas: Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento, Antártica, Geologia e Geomorfologia, Sedimentologia, Glaciologia, Paleoclimatologia e monitoramento de mudanças ambientais.

Profa. Dra. Cláudia Calegaro-Marques – currículo Lattes

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986), mestrado em Ecologia pela Universidade de Brasília (1992) e doutorado (2006) e pós-doutorado (2015) em Biologia Animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Helmintologia de Animais Silvestres, atuando principalmente nos seguintes temas: helmintofauna, biodiversidade, ecologia do parasitismo, sistemática, digenéticos, monogenéticos, cestoides, acantocéfalos e nematoides.

Profa. Dra. Maria Flávia Marques Ribeiro – curículo Lattes

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria (1985), mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990) e doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996). Realizou estágio de Pós-Doutorado no Instituto Cajal- Madri-Espanha (2000). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Neuroendocrinologia, atuando principalmente nos seguintes temas: neuroesteroides e neuroproteção, DHEA, progesterona, metabolismo. Estuda também a Formação de Professores e o Ensino de Fisiologia.

Prof. Dr. Rodrigo Sychocki da Silva – currículo Lattes

Licenciado em Matemática (2007), mestre em Ensino de Matemática (2012) e doutor em Informática na Educação (2015) pela UFRGS. Atualmente é professor Adjunto-A do DMPA (Departamento de Matemática Pura e Aplicada) do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Caxias do Sul de agosto (2011) até julho (2016). As áreas de interesse e pesquisa são: tecnologia informática no ensino de matemática, contribuições das teorias cognitivas para a aprendizagem da matemática, modelagem matemática com uso da tecnologia informática.

Prof. Dr. Rualdo  Menegat – currículo Lattes

Professor do Departamento de Paleontologia e Estratigrafia do Instituto de Geociências da UFRGS, geólogo, Mestre em Geociências (UFRGS), Doutor em Ciências na área de Ecologia de Paisagem (UFRGS), Doutor Honoris Causa (UPAB, Peru). Assessor científico da National Geographic Brasil, membro da Cátedra da UNESCO/Unitwin – Foro Latino-Americano de Ciências Ambientais, Membro Honorário do Fórum Nacional dos Cursos de Geologia, membro da International Commission on History of Geological Sciences (IUGS) e Presidente da Sessão Brasileira da International Association for Geoethics. Publicou 44 artigos em periódicos especializados e 113 trabalhos em anais de eventos. Possui 72 capítulos de livros e 5 livros publicados, dentre os quais, foi o Coordenador-geral do Atlas Ambiental de Porto Alegre (2006), obra inédita na literatura internacional que recebeu várias premiações da ONU/Habitat, Mercocidades Solidárias entre outros. Também, publicou, com outros autores, o livro Desenvolvimento sustentável e gestão ambiental nas cidades e coordenou a tradução e traduziu 8 manuais técnico-científicos de geologia, como Para entender a Terra, Princípios de Geologia e Rochas Sedimentares no Campo. Possui 135 itens de produção técnica. Participou de 120 eventos no exterior e 315 no Brasil. Recebeu vários prêmios e homenagens, entre os quais, a Medalha de Porto Alegre, a Medalha de Honra da Cidade de Trujillo (Peru), Distinguished Lecturer da Universidad Privada Antenor Orrego (Trujillo, Peru, 1999), a Distinção ao Mérito Científico do Instituto de Investigação do Pensamento Peruano e Latino-Americano da Universidade Nacional Mayor de San Marcos (Lima, Peru), Medalha Juan Bauptista Chapa de Conservação Integral do Patrimônio da Humanidade (Nuevo Leon, Mexico), Medalha Irajá Damiani Pinto, e Diploma ao Mérito Científico e Acadêmico da Universidade Norbert Wiener, Premio Dr. Manuel García Capriles (Bolivia). Coordenou vários projetos de pesquisa. Em suas atividades profissionais interagiu com 310 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo, os termos mais frequentes na contextualização da produção científica são: Estratigrafia, Geoarqueologia, Epistemologia e História da Geologia, Geologia urbana e sustentabilidade, Educação Ambiental, Porto Alegre, Machu Picchu e paisagem. Foi Secretário Adjunto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Porto Alegre (1994-1998), Conselheiro do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio Grande do Sul (1993-1994), Coordenador do Curso de Geologia (2000-2002; 2008-2010; 2011-2012), Coordenador do Grupo Interdisciplinar em Filosofia e História das Ciências do Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados (2003-2005), Presidente do Fórum Nacional de Cursos de Geologia (2010-2014), Diretor do Centro de Investigação do Gondwana (2013-2014), Chefe do Departamento de Paleontologia e Estratigrafia (2014-2017).

Profa. Dra. Gabriela Maria Barbosa Brabo – currículo Lattes

Doutorado em Educação pelo PPGEDU/UFRGS, linha de pesquisa “Educação a distância” (2013). Mestrado em Educação pelo PPGEDU/UFRGS, linha “Processos de Exclusão e Participação em Educação Especial” (2007). Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará/UFPA: Bacharelado (1985), Formação Clínica (1986) e Licenciatura Plena (1987). Professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Integrante do NEPIE – Núcleo de Estudo de Políticas de Inclusão Escolar e do TEIAS – Tecnologia em Educação para Inclusão e Aprendizagem em Sociedade. Desenvolve pesquisas na área de Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente na perspectiva da educação inclusiva; avaliação e diagnóstico; atendimento educacional especializado; educação a distância; inclusão e arte; jogo e educação; tecnologia assistiva.  

Prof. Me. Sandro Rodrigues da Fonseca – currículo Lattes

Professor do Instituto de Letras da UFRGS, no Departamento de Línguas Clássicas e Vernáculas. Doutorando em Psicolinguística – UFRGS. Mestre em Letras: Linguística Aplicada – UFRGS. Especialista em Estudos Surdos – Centro de Estudos Surdos da Universidade de Bristol (Reino Unido) e em Estudos Culturais e Educação ULBRA. Bacharel em Letras: Tradutor de Português e Inglês – UFRGS; licenciado em Pedagogia – ULBRA. Tradutor e intérprete de Libras, a partir de 2000, tem experiência como formador nos seguintes tópicos: Estudos Surdos e Deafhood, Libras, Linguística de língua de sinais, Literatura surda, Teoria e Prática de tradução Libras-Português, ensino de Libras como L1 e aquisição da linguagem por crianças surdas. Desenvolveu pesquisa sobre o acesso lexical em bilíngues bimodais que atuam como intérpretes de Libras-Português e atualmente estuda a função da memória de trabalho e das funções executivas durante o acesso lexical no processo de interpretação bilíngue bimodal simultânea e consecutiva.

Prof. Dr. Rinaldo Pires dos Santos – currículo Lattes

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993), mestrado em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É o Editor-Chefe da Revista Brasileira de Biociências, periódico científico oficial do Instituto de Biociências da UFRGS, e foi Editor-Assistente da Acta Botanica Brasilica (SBB). Tem experiência na área de anatomia e morfologia vegetal, atuando como orientador em nível de graduação (iniciação científica) e pós-graduação (mestrado e doutorado) principalmente nos seguintes temas: citologia e ultra-estrutura de plantas avasculares e vasculares e embriologia vegetal.

Profa. Dra. Mariângela Silveira Bairros – currículo Lattes

Professora da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Integrante do Núcleo de Estudos de Política e Gestão da Educação. Doutora em Educação pela UFRGS. Mestre em Ciência Política pela UFRGS. Entre 2010 e 2015 professora na Faculdade de Educação (FAE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Editora da revista Cadernos de Educação (Qualis A2/Capes) entre 2013 e 2014. Diretora da Editora, Gráfica e Livraria da Universidade Federal de Pelotas no ano de 2014. Integrou o Grupo de Pesquisa, Currículo e Gestão de Políticas Educativas da FaE/UFPEL, desenvolvendo pesquisa sobre Políticas Públicas Educacionais na rede pública de Pelotas e Região. Membro do CONSUN – Conselho Universitário da UFPel e Representante do MEC junto ao Conselho Diretor – CONDIR em 2013 e 2014. Professora substituta na UFRGS ( 2008-2009). Professora do curso Escola de Gestores MEC/UFRGS (2010/2011). Consultora do MEC no apoio a elaboração de diagnóstico e PAR em municípios do RS e análise do PAR dos estados do Maranhão e Tocantins (2007/2008). Professora das disciplinas Tópicos Especiais e Planejamento e Práticas da Gestão Escolar, no Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar, desenvolvido em 2007, dentro do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica do Ministério da Educação e Cultura (MEC). Assessora na Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre de 1993 a 2004, trabalhando com o MOVA – Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos, Politicas Publicas Educacionais e Gestão Democrática. Possui graduação e especialização em História pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras.

Profa. Dra. Júlia Giora – currículo Lattes

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001), mestrado em Biologia Animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e doutorado em Biologia Animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com estágio sanduíche realizado na George Washington University (2008). Foi bolsista de Pós-Doutorado PNPD no Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal da UFRGS (2009-2014) atuando como pesquisadora e docente. Atua principalmente nos seguintes temas: histologia animal, microscopia eletrônica de varredura e de transmissão, zoologia, ictiologia, biologia reprodutiva e alimentar, biologia comparada, peixes da Ordem Gymnotiformes. Atualmente é bolsista de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal da Universidade Federal do Rio Grande do Sul atuando como docente colaboradora e pesquisadora responsável pelo projeto “Análise da frequência de anomalias morfológicas, IGS e desenvolvimento gonadal em peixes do lago Guaíba”, em um convênio entre o laboratório de ictiologia da UFRGS e a empresa CMPC Celulose Riograndense. Atua também como docente no curso de bacharelado em Ciências Biológicas da Universidade La Salle Canoas, sendo responsável pelas disciplinas de Histologia Animal, Anatomia Comparada de Vertebrados e Embriologia.

Profa. Dra. Fernanda Britto da Silva – currículo Lattes

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999), mestrado em Biociências (Zoologia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003) e doutorado pelo Departamento de Genética da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Atuou como bolsista do CNPq na área de genômica comparada, no período de 08/2007 a 06/2008. Foi bolsista de Pós Doutorado Júnior do CNPq de 07/2008 a 09/2009. Atualmente é professora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul onde desenvolve pesquisa na área de Ensino de Ciências /Biologia. Tem experiência na área de Genética e Biologia Molecular, com ênfase em Evolução, além de Mídias e aprendizagem, atualmente atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências/Biologia e Educação.

Profa. Dra. Daniele Trajano Raupp – currículo Lattes

Docente do Departamento de Química Orgânica do Instituto do Química da UFRGS, do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da UFRGS. Técnica em química pela Fundação Liberato (2000) possui graduação em Química Licenciatura pela ULBRA (2007), mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil ULBRA (2010) e doutorado em Educação em Ciências pela UFRGS (2015). Atualmente é pós-doutoranda no PPGECIM da ULBRA. Possui doze anos de experiência em indústrias químicas, nos seguimentos têxtil, alimentos e tintas; atuando em pesquisa e desenvolvimento, controle de qualidade e de processos e planejamento e controle da produção. Atua nas áreas: metodologias ativas, iniciação científica, estratégias de ensino, formação de professores, história e contextualização da química, ensino de química orgânica e estereoquímica.