Contamos com o apoio de tutores atuando como facilitadores do aprendizado diretamente nos Pólos mediando o contato dos alunos com os professores.

Os tutores do curso foram selecionados através de processo seletivo com edital. Acesse: 

Edital de seleção de tutoresRetificação do edital de seleçãoResultado da seleção

São tutores:

Me. António Miguel Simões Caceiro – currículo Lattes

Possui graduação em Matemática pela Universidade de Coimbra (1996) e mestrado em Matemática pela Universidade de Coimbra (2009). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada, nomeadamente Estatística, Otimização e Matemática Financeira. Principais competências adquiridas: Modelo de Markowitz (seleção de carteiras), Value-at-Risk (gestão de risco financeiro), Equação de Black-Scholes (modelagem de preços de opções europeias), Modelos GARCH (modelagem de séries temporais), Modelos ALM (gestão de fundos de pensão). Possui conhecimentos avançados em linguagens de programação (Pascal, Fortran, C/C++, Python, Matlab, Mathematica, E-Views, SPSS e R) sistemas operativos (Microsoft Windows e Unix) e outras ferramentas (MSOffice, LaTex, Beamer e Internet). Vasta experiência como docente do ensino superior em disciplinas como Cálculo Diferencial e Integral I, II e III, Álgebra Linear e Geometria Analítica, Probabilidades e Estatística, Métodos Numéricos e Pesquisa Operacional.

Dra. Janessa Aline Zappe currículo Lattes

Possui graduação em Química – Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2008), graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (2011), especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à Educação (2012), mestrado (2011) e doutorado (2016) em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é professora do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e técnica de laboratório/ Química da Universidade Federal de Santa Maria – Campus Cachoeira do Sul.

Esp. Luciane Mittelstädt Couto currículo Lattes

Possui graduação em Química pela Universidade Luterana do Brasil (2007) e Pós Graduação em Ensino de Física (UAB – Polo de Novo Hamburgo -UFRGS) Atualmente é professora e coordenadora do curso técnico de Química da Escola Estadual Técnica Affonso Wolf de Dois Irmãos, onde atua há 14 anos. O trabalho como docente baseia-se numa abordagem do conteúdo de forma contextualizada e diferenciada de modo a tornar atrativo o processo ensino-aprendizagem. Conta, também, com experiência como técnica química em processos industriais e acompanhamento estatísticos do setor comercial de distintos ramos de atuação.

Dra. Juliana Ferreira Boelter currículo Lattes

É doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui mestrado em Ciências e Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos de Origem Animal. É graduada em Ciências Biológicas – Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e – Bacharelado – Ênfase Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Crustáceos, na área de Educação, na área de Microbiologia, com ênfase em alimentos e na área de Toxicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: isópodos terrestres, ensino de Ciências e Biologia, microbiologia de água e alimentos, rações para aquicultura, bacteriocinas, nanotecnologia de alimentos, nanotoxicologia, modelo biológico C. elegans e embalagens bioativas.

Me. Lisete Pôrto Rodrigues currículo Lattes

Graduada em Licenciatura Curta em Estudos Sociais (1984) e Licenciatura plena em Geografia (1987) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Especialista em Alfabetização Diferenciada pelo Centro Universitário UNIVATES – Lajeado/RS (2003); em Informática Aplicada a Educação (2009) e em Mídias na Educação (2011) no Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias da UFRGS. Concluiu o Mestrado em Educação, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na linha da Informática na Educação em 2015. Atuou como vice-diretora, Coordenadora Pedagógica e professora de Geografia e Informática na Educação de Jovens e Adultos e Ensino Médio Politécnico da Escola Estadual de Ensino Médio Barão de Ibicuí, na cidade de Taquari/RS. Participou de 2009 até 2015, como tutora EAD, do curso de Formação Continuada de Professores em Tecnologias Assistiva, desenvolvido a distância pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, sob a coordenação do Núcleo de Informática na Educação Especial ? NIEE e o Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação CINTED, em parceria com o FNDE. Atualmente, atua como Tutora EAD na Licenciatura em Ciências da Natureza na modalidade a distância, sediado no Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Dra. Luana Carina Benetti currículo Lattes

Licenciada em Física pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2009). Mestre (2012) e Doutora (2016) em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina. Realizou doutorado sanduiche no International Ibean Nanotechnology Laboratory – INL, em Braga, Portugal (2014-2015). Possui experiência na área de Física Experimental, com ênfase em Física da Matéria Condensada, atuando principalmente nos temas: filmes finos, multicamadas magnéticas, junções túnel. Tem domínio de técnicas de nanofabricação de dispositivos, como litografia, ion milling e reactive ion etch. Também tem experiencia em caracterização estrutural, magnética e elétrica de filmes finos.

Me. Mogar Damasceno Miranda currículo Lattes

Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação – Universidade Federal de Pelotas, Graduado em Licenciatura em Educação do Campo – Universidade Federal de Pelotas (2015), Especialista em Mídias da Educação – Instituto Federal Sul riograndense Campus Pelotas(2012), Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas – Universidade Católica de Pelotas (2005). Atuou na rede estadual de educação ( 2008-2013), foi Secretário de Educação do município de Herval-RS ( 2012-2016), tutor presencial do Curso de Especialização de Educação e Direitos Humanos á distância – Universidade Federal de Rio Grande – Polo Herval. (2014-2015), atuou como docente da rede municipal de educação de Campo Bom -RS, coordenador Pedagógico da Escola Municipal Rui Barbosa- Campo Bom -RS e atualmente é coordenador do Centro Municipal de Educação – Campo Bom RS.

Me. Murilo Sodré Marques currículo Lattes

Graduado em Física pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS – Bahia) e Mestre é Física na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente é Professor Adjunto I na Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) em Barreiras, Bahia e realizando Doutorado no Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).