A legislação vigente prevê que os cursos de Licenciatura integralizem 200 horas de atividades acadêmico-científico-culturais. Tais atividades, denominadas como Atividades (ou Créditos) Complementares, estão regulamentadas na UFRGS por meio da Resolução nº 24/2006 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão/CEPE. Esta resolução define que o caráter dos créditos complementares é o de flexibilização dos currículos, de forma a incentivar o estudante a expandir sua formação para além da área de concentração do curso. Ou seja, a atribuição desses créditos contempla o aproveitamento de conhecimentos adquiridos pelo estudante regularmente matriculado, através de estudos e práticas independentes, presenciais e/ou a distância.

Especificamente para o curso de Licenciatura em Ciências da Natureza são necessárias 200 horas de atividades complementares, que podem ser as seguintes atividades: participação em projetos de extensão universitária, participação em comissão coordenadora ou organizadora de evento de extensão isolado, participação em cursos, seminários e demais atividades de extensão universitárias, iniciação científica, monitoria, bolsas: PET (Programa de Educação Tutorial), EAD (Educação à Distância), PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), OBEDUC (Observatório da Educação) e outras bolsas acadêmicas, representação discente junto aos órgãos da Universidade, disciplinas eletivas ou obrigatórias alternativas, quando excederem o número destes créditos exigidos pelo curso e disciplinas adicionais – sempre que cursadas com aproveitamento!

A conversão dos créditos de disciplinas excedentes cursadas é feita através do seguinte caminho: Portal do Aluno > Aluno > Matrícula > Créditos Complementares.

Demais atividades deverão ter seus comprovantes de participação encaminhados à COMGRADNAT para conversão.

Atribuição de créditos que contemplam ou aproveitam os conhecimentos adquiridos pelo discente através de atividades extracurriculares (estudos e práticas independentes, presenciais e / ou à distância) usando a análise da COMGRAD.

O aluno do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza deverá cumprir um mínimo de 14 créditos de atividades complementares de graduação realizando, pelo menos, dois tipos de atividades (elencadas no ANEXO 1 da Resolução 01/2018 da COMGRAD-NAT).

Poderão ser aproveitadas atividades executadas até dois anos antes do ingresso no aluno no curso. A solicitação de aproveitamento deve vir acompanhada de relatório das atividades complementares realizadas e de documentação comprobatória (comprovantes, atestados, certificados devidamente registrados). 

Algumas dúvidas comuns:

P: Cadeiras eletivas, alternativas e / ou excedentes adicionais podem ser convertidas em créditos adicionais?
R: Sim, conforme autoriza os incisos VI, VII e VIII do art. 3º da Resolução 24/2006 do CEPE.
Para efetuar a conversão ou (a) acessar diretamente o portal do aluno, e após o login, selecionar, respectivamente, “aluno”> “matrícula”> “créditos adicionais”.

P: Como você pode emitir o Certificado de Iniciação Científica?
R: Os certificados dos programas institucionais de bolsas de Iniciação Científica já encerrados podem ser emitidos pelo bolsista através do link a seguir: Certificado de Iniciação Científica.
Caso o aluno não consiga gerar o certificado ou deseje um atestado de bolsa vigente, deve encaminhar a solicitação ao e-mail ic@propesq.ufrgs.br, informando nome completo e número do cartão UFRGS.

P: Como consigo emitir o Certificado de Extensão?
R:
Acesse o seguinte link para efetuar a solicitação: Certificado de Extensão. Para mais informações, clique aqui.

P: Como consigo os certificados de apresentação na UFRGS?
R: Os certificados estão disponíveis no seguinte neste link.


Como solicitar?

– Acesse www.ufrgs.br/conecte-se;

– Clique em SEI ALUNO e leia atentamente o GUIA RÁPIDO – SEI UFRGS PARA ALUNOS;

– Acesse aluno.sei.ufrgs.br e faça o login (<NúmeroDoCartãoUFRGS>@ufrgs.br) e use sua senha de acesso ao Portal do Aluno;

– Acesse Menu (no topo da página à direita) e após acesse a aba Peticionamento > Processo Novo (à esquerda da página). Escolha o tipo de processo Graduação: Créditos complementares;

– Preencha as informações do processo, anexe o Formulário para pontuação de Créditos Complementares e documentos comprobatórios e clique em peticionar;

– Para concluir o peticionamento, realize a assinatura eletrônica da solicitação: selecione a opção aluno para cargo/função, coloque sua senha do portal e então clique em assinar ou pressione a tecla enter.


Legislação:

Resolução UFRGS/CEPE Nº 24/2006
– Resolução COMGRAD-NAT Nº 01/2008