ANAIS DO XXVI CICLO DE PALESTRAS
Esta série de eventos, que iniciou em 2003, tem como meta promover/disseminar o uso de novas tecnologias na Educação, com especial ênfase às Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).
A XXVI edição do Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação será realizado pelo CINTED – Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação em conjunto com o Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da UFRGS, de 17 a 19 de Setembro de 2018, no POLO DA SEAD/UAB, no Campus do Vale da UFRGS, em Porto Alegre – Rio Grande do Sul.
Autores são convidados a submeterem artigos inéditos, que não tenham sido publicados e nem estejam em processo de publicação em outros eventos ou periódicos.
A temática dos artigos pode envolver relatos, estudos, pesquisas e resultados derivados da atividade docente e de pesquisa relacionada com o uso das TICs na Educação. Os tópicos de interesse desta edição estão relacionados a seguir, mas artigos abordando outros tópicos que envolvam o uso das TICs na Educação também poderão ser aceitos:
- Trajetórias de Aprendizagem
- Projeto e desenvolvimento de objetos educacionais
- Repositórios de conteúdo educacional digital
- TICs e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas
- Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador
- Teorias educacionais aplicadas às TICs
- Educação a distância
- Jogos educativos
- Videoconferência
- Vídeo educacional
- Ambientes virtuais de aprendizagem
- Ambientes Imersivos 3D
- Inclusão digital
- Web semântica
- Ontologias
- Software livre na educação
- Laboratórios digitais
- Cursos Online Massivos Abertos (MOOCs)
- Informática na Educação Especial
- Mobile Learning
Os artigos selecionados e apresentados no XXVI Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação serão publicados como anais de evento. Os artigos que obtiverem as melhores avaliações durante o processo de seleção serão convidados a submeter uma versão estendida para a Revista Informática na Educação: Teoria & Prática.