Saúde Mental

O site Saúde Mental é uma iniciativa do Centro Interdisciplinar de Pesquisa e Atenção à Saúde (CIPAS),  órgão auxiliar do Instituto de Psicologia da UFRGS constituído por Programas Continuados e por Projetos de Intervenção de curta e média duração, ambos focando a atenção à saúde, em caráter interdisciplinar e intersetorial, com atendimento ao público. O conteúdo aqui presente foi desenvolvido com o auxílio de colaboradores de diversos setores da Universidade, incluindo a equipe do CIPAS, o GT de Saúde Mental do Discente e Departamento de Atenção à Saúde.

1. Acompanhamento Terapêutico na Rede (AT na Rede)

Oferece o Acompanhamento Terapêutico para a cidade, acolhendo as demandas oriundas de serviços de assistência social, educação, justiça, e saúde, na perspectiva da desinstitucionalização e inserção social.

2. Centro de Avaliação Psicológica (CAP)

Realiza avaliações psicológicas e neuropsicológicas para a comunidade em geral.

3. Centro Experimental Multidisciplinar de Avaliação em Autismo (CEMA)

Oportuniza a prática clínica a acadêmicos da psicologia na avaliação de crianças com até 6 anos de idade com suspeita de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)

4. Centro Pais Bebês

Realiza atendimentos aos pais e mães com dificuldades emocionais e às famílias durante a gestação ou que tenham crianças de até ​2 anos de idade. A procura acontece, geralmente, em função de sintomas psicofuncionais no bebê – dificuldades no sono, na alimentação e choro excessivo​, por dificuldades emocionais das mães, pais ou cuidadores principais ou por dificuldades no relacionamento e vínculo entre pais, mães e seus bebês​.

5. Centro de Referência em Direitos Humanos: Relações de Gênero e Diversidade Sexual (CRDH – NUPSEX)

O CRDH visa a promoção dos Direitos Humanos, sobretudo em relação ao racismo e à violência contra mulheres cissexuais e transexuais, gays, lésbicas, travestis e transexuais. Nessa direção, utiliza a perspectiva da interseccionalidade a partir de um trabalho interdisciplinar no atendimento às pessoas em situação de violência e no que se refere a toda forma de discriminação baseada na orientação sexual, raça e na identidade de gênero. Realiza também ações na rede de políticas públicas e formação de profissionais e estudantes.S

6. Fono Voz

Realiza avaliação, reabilitação e aprimoramento da comunicação oral. Voltada para pessoas que apresentam dificuldade na comunicação oral, bem como para quem deseja aperfeiçoar sua dicção e oratória.

7. Núcleo de Reabilitação em Linguagem e Cognição (RELINC)

Realiza reabilitação da linguagem e de outras habilidades cognitivas de pessoas com afasia, através da interação social, jogos e brincadeiras.

8. Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE)

Serviço gratuito voltado exclusivamente para atendimento aos alunos de graduação e pós-graduação da UFRGS que queiram refletir sobre sua escolha profissional, sua aprendizagem ou planejar a carreira.

9. Rede Multicêntrica: Centro de Referência em Educação Permanente e Apoio Institucional para Políticas de Cuidado ao Uso de Drogas

Objetiva a estruturação de projetos que viabilizem a educação permanente dos trabalhadores da Saúde, Assistência Social e de outras políticas para o acolhimento e cuidado aos usuários de drogas na perspectiva da redução de danos e do trabalho em rede.

10. Serviço de Orientação Profissional (SOP)

Oferece dois tipos de atendimento para Orientação Profissional: o Atendimento Individual e o Atendimento em Grupo (este último destinado a auxiliar o público jovem a refletir sobre seu futuro profissional).