Atendimento

Novos Pacientes

Devido à pandemia, não estamos acolhendo novos pacientes. Desde 18 de março, seguindo orientações do Comitê de Contingenciamento frente ao novo Coronavírus, adotamos medidas de prevenção prescritas para toda Universidade.

Para situações de urgência, nos certificamos que os serviços de Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (PACS) – R. Prof. Manoel Lobato, 151 (51 32894016) e o Plantão de Emergência em Saúde Mental IAPI – R. Valentim Vicentini, S/N – Passo d’Areia (51 32893456), mantém o funcionamento de modo ininterrupto nas 24 horas do dia e em todos os dias da semana, incluídos feriados e pontos facultativos.

Clique aqui para lista de locais que estão prestando atendimento online neste momento.

Siga acompanhando pelo nosso site para informações atualizadas com relação ao retorno dos nossos atendimentos.

Informações atualizadas em novembro de 2021.

 

Pacientes já em Atendimento

Esperamos que todos estejam bem, assim como seus familiares. Pretendemos, por meio deste informativo, passar algumas informações que consideramos importantes. Nossa equipe, desde 18 de março, vem seguindo as orientações do Comitê de Contingenciamento frente ao novo coronavírus e adotou medidas de prevenção prescritas para toda Universidade. Assim, estamos  trabalhando de forma remota. Na medida do possível, ainda com equipe reduzida, estamos buscando ofertar acompanhamento online para nossos pacientes nos casos em que é indicada e possível esta modalidade de atendimento.

Todavia, não deixamos de pensar na situação de todos nossos pacientes. Sabemos que as exigências de isolamento social têm impactos inegáveis sobre a saúde mental. Nesse sentido, nos dirigimos a vocês alertando que situações de urgência e emergência, que possam ocorrer nesse momento, requerem atenção imediata e apresentam risco de danos graves à saúde ou à própria vida. Destacamos algumas situações de emergência e urgência psicológica para que fiquem atentos:

  • Ideações suicidas intensas, com planejamento ou tentativa prévia;
  • Crises psicóticas com ou sem alucinações, delírios ou alterações bruscas do comportamento;
  • Crises de ansiedade aguda que dificultem a ação;
  • Experiência de situações de abuso e violência ou outra situação traumática. Casos como estes não podem aguardar e exigem que se recorra aos serviços de Atendimento 24 horas de urgência e emergência em saúde mental, em Porto Alegre indica-se:

Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (PACS) – R. Prof. Manoel Lobato, 151

Plantão de Emergência em Saúde Mental IAPI – R. Três de Abril, 90 – Passo d’Areia

Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (PACS) – R. Prof. Manoel Lobato, 151

Plantão de Emergência em Saúde Mental IAPI – R. Três de Abril, 90 – Passo d’Areia

Queremos deixar claro que a continuidade dos atendimentos iniciados antes da pandemia será assegurada pela CAP no retorno das atividades presenciais, ainda sem data definida. Caso vocês tenham qualquer dúvida ou precisem se comunicar conosco, informamos que no momento o contato com nossa equipe pode ser feita somente através do e-mail do serviço (clinicap@ufrgs.br) ou do whatsapp (somente para mensagens) 51 9389-3663 (https://wa.link/jnppm9).

Informações atualizadas em novembro de 2021.

Voltar para o Menu Principal