Histórico

A Clínica foi fundada a partir da Resolução nº01/1977 do Departamento de Psicologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFRGS, sob o título de Núcleo de Atendimento Psicológico ao Estudante (NAPE). Em 1979, assumiu a denominação de Clínica de Atendimento Psicológico e, em agosto de 2006, tornou-se Órgão Auxiliar do Instituto de Psicologia e administra-se conforme seu Regimento Interno (atualizado em 01/12/2004).

Criada com a finalidade de oferecer formação aos alunos da graduação do Curso de Psicologia e atendimento psicológico aos alunos da Universidade, a Clínica logo ampliou este objetivo para o atendimento à comunidade em geral. Passou, assim, a ser espaço para a realização de estágio curricular nesta Universidade e prestação de serviço à população, atendendo à exigência do Ministério da Educação para os cursos de graduação em Psicologia no país.

Inicialmente, dedicava-se à escuta de pacientes baseada na teoria psicanalítica proposta por Freud e Lacan. Posteriormente, foram acrescidos atendimentos em Terapia Sistêmica de Casal e de Família, Psicopedagogia Clínica e Fonoaudiologia. Atualmente, oferece atendimento à população somente nas áreas de Fonoaudiologia e Psicologia Clínica. Com relação à psicologia clínica, são realizados atendimentos individuais (a partir das referências teóricas da psicanálise e do socioconstrutivismo) bem como oficinas e grupos terapêuticos.

Caracteriza-se como espaço de efetiva articulação entre ensino, pesquisa e extensão, dispondo-se a receber pacientes com distintas demandas, sem limite de faixa etária, que têm (ou tenham) a Clínica como referência para a escuta e elaboração do sofrimento psíquico.

 

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