Nesta página, reunimos informações importantes que envolvem o cerimonial das solenidades de colação de grau.
A colação de grau
Apesar de festiva e carregada de simbolismo, a colação de grau é, sobretudo, um ato oficial e jurídico da Universidade, por meio do qual o formando recebe o grau acadêmico a que tem direito. Portanto, para que tenha validade legal, a solenidade precisa cumprir uma série de formalidades e seguir um ritual pré-estabelecido, podendo, inclusive, ser interrompida ou encerrada em caso de comportamento inadequado ou inobservância das regras do cerimonial universitário.
Tipos de solenidade
O cerimonial das colações de grau da UFRGS varia de acordo com o tipo de solenidade. Basicamente, existem as solenidades:
- de curso único;
- de curso único com bacharelado e licenciatura;
- de dois ou mais cursos da mesma Unidade Acadêmica;
- e de cursos de unidades acadêmicas diferentes.
Pode haver outros formatos, mas são mais raros. As unificações, ou seja, os cursos que irão compartilhar a mesma solenidade, são estabelecidas a cada semestre pelo Cerimonial em conjunto com as direções das unidades e coordenações dos cursos.
Número mínimo e máximo de formandos
Para que ocorra no Salão de Atos, a solenidade deve ter entre 15 e 100 formandos, que é a capacidade máxima do palco. Cursos com número de formandos inferior a 15 devem unificar-se com outro, preferencialmente da mesma Unidade Acadêmica. Somente poderá haver unificação entre cursos de unidades diferentes quando a unidade não tiver outro curso previsto para colar grau naquele semestre. Além disso, no sorteio das datas, concorrem somente os cursos com número de prováveis formandos superior a 15 (não havendo previsão de número de formandos na data do sorteio, será usada a média histórica).
Mesa de autoridades e homenageados
- O número de componentes da mesa depende do tipo de solenidade e do número de homenageados.
- A mesa tem capacidade máxima de 14 lugares, mas não necessariamente todos esses lugares precisam ser ocupados.
- Nos casos em que o número de componentes for superior a 14, será utilizada extensão de mesa em lugares reservados na plateia.
- Os formandos são responsáveis por convidar os homenageados da turma (paraninfo, professores e técnico) e por confirmar a presença deles na solenidade.
- Somente docentes da UFRGS usam beca (toga). Os demais componentes da mesa usam traje social.
Basicamente, a mesa de formatura é composta por:
- Reitor ou vice-reitora (participação sujeita a confirmação)
- Diretor(a) ou vice-diretor(a) da Unidade Acadêmica
- Paraninfo(a) da turma
- Professores(as) homenageados(as)
- Técnico(a)-administrativo(a) homenageado(a)*
- Gerente administrativo(a) da Unidade Acadêmica
*Pode-se optar entre técnico-administrativo (servidor da UFRGS) ou funcionário (terceirizado) homenageado.
Também podem integrar a mesa (participações previstas, mas não obrigatórias):
- Coordenador da Comissão de Graduação
- Presidente de Centro Acadêmico
- Representante de Entidade de Classe
Entrega do canudo por pai, mãe ou filho(a)
A entrega do canudo é feita preferencialmente pelo paraninfo da turma. No entanto, a critério da direção da Unidade, o canudo também poderá ser entregue:
- Por pai, mãe ou filho(a) do formando, desde que graduado no mesmo curso;
- Por pai ou mãe servidor docente ou técnico-administrativo da UFRGS, independente de sua área de formação.
Para solicitar a entrega do canudo por pai/mãe/filho(a), o formando deve preencher este formulário e entregá-lo à Gerência Administrativa da sua Unidade Acadêmica pelo menos 30 dias antes da formatura.
Esta regra consta da Decisão 405/2011 do CONSUN, não havendo possibilidade de flexibilização.
Quanto ao paraninfo, caso, por qualquer motivo, ele não possa estar presente na cerimônia, a Comissão de Formatura deve imediatamente entrar em contato com o Cerimonial do Gabinete para avaliação do caso.
Gabinete ou Salão de Atos?
Cada formando tem direito a somente uma colação de grau por currículo integralizado, devendo optar por colar grau em Gabinete (na Unidade Acadêmica) ou no Salão de Atos. Esta opção é feita por meio do Portal do Aluno, no momento em que o provável formando solicita sua colação de grau. Aqueles que optarem por colar grau em Gabinete devem procurar a Gerência Administrativa da sua Unidade Acadêmica para agendar a data.
É possível se formar em Gabinete e também participar da solenidade no Salão de Atos (dentro do mesmo semestre letivo). Porém, o graduado deve estar ciente de que não colará grau novamente, portanto, a sua participação não será igual a de um formando.
Veja as regras de participação e outras informações sobre formatura em Gabinete aqui.
Duração (solenidade, discursos, etc.)
- As solenidades da UFRGS têm durado, em média, 1 hora e 30 minutos. Turmas muito numerosas podem, eventualmente, ultrapassar as duas horas de duração.
- Um dos fatores que mais impactam a duração da solenidade é o cumprimento entre os formandos no momento da chamada. Por isso, recomenda-se que os cumprimentos sejam breves e que se evite abraçar os colegas nessa hora.
- Em solenidades de curso único, os discursos são de até 10 minutos para oradores, paraninfo e diretor.
- Em solenidades com dois ou mais cursos, os discursos são de até 5 minutos para cada orador e paraninfo; havendo mais de um diretor, o tempo também será de 5 minutos.
- A homenagem aos pais não pode ultrapassar 10 minutos.
Outras informações
- A presidência da solenidade cabe ao reitor ou à vice-reitora; na ausência de ambos, a presidência e a competência para conferir o grau são delegadas pelo reitor ao diretor da Unidade Acadêmica ou a seu substituto legal.
- A turma deverá eleger, dentre seus colegas, o juramentista e os oradores.
- O juramentista será sempre o primeiro na ordem de chamada. Esta ordem normalmente é definida pela turma de acordo com a afinidade; se não, será adotada a ordem alfabética.
- No dia do ensaio, a ordem de chamada dos formandos deve ser definitiva, não sendo mais possível alterá-la.
- Cada turma poderá escolher até dois oradores, que deverão fazer um discurso único, alternando a leitura.
- Em solenidades com mais de um curso, os formandos podem definir a ordem de colação de grau. Caso não haja consenso, deverá ser adotado o critério da tradição (o curso mais antigo cola grau por último).
- A entrada dos formandos no Salão de Atos é sempre única, mesmo em solenidades com mais de um curso. Neste caso, as turmas deverão escolher uma única música de entrada.
- As músicas individuais, que tocam no momento da chamada de cada formando, são obrigatoriamente por execução mecânica e NÃO PODEM SER: hino de clube de futebol, narrações esportivas, músicas de propaganda política ou de propagandas em geral (jingles), músicas com letras ofensivas/de baixo calão.
- Homenagens aos integrantes da mesa (entrega de presentes, placas, etc.), se for o caso, deverão ser feitas após o encerramento da solenidade.
- Não é permitido servir coquetel aos formandos antes da solenidade.
- Na homenagem aos pais, é permitida a execução de música ao vivo no palco, desde que os instrumentos utilizados sejam “práticos” (violão, flauta, sax, etc.).
- Não é permitido o uso de instrumentos sonoros, balões, serpentinas, confetes, chuva de prata, etc.
- É proibido aos formandos subir ao palco com qualquer tipo de adereço que não pertença à beca (bandeira, cartaz, faixa, etc.).
- É proibido aos formandos subir ao palco com telefone celular, câmera fotográfica ou qualquer outro dispositivo eletrônico.
Ensaios
O ensaio ocorre alguns dias antes da formatura, no próprio Salão de Atos. É no ensaio que todos os detalhes da cerimônia são passados aos formandos: a fila de entrada, o lugar onde cada um sentará no palco, o que fazer quando for chamado, como receber o canudo do paraninfo, a assinatura do diploma, a homenagem aos pais, os discursos, o antes e o depois da cerimônia, tudo isso é tratado nesta ocasião. A produtora contratada pela turma também aproveita o dia do ensaio para passar uma série de informações, confirmar as músicas escolhidas e distribuir os ingressos VIP. Portanto, não perca o ensaio da sua formatura! Veja aqui o calendário.