Nesta página, reunimos informações importantes que envolvem o cerimonial das solenidades de colação de grau.

COLAÇÃO DE GRAU

Apesar de festiva e carregada de simbolismo, a colação de grau é, sobretudo, um ato oficial e jurídico da Universidade, por meio do qual o formando recebe o grau acadêmico a que tem direito. Portanto, para que tenha validade legal, a solenidade precisa cumprir uma série de formalidades e seguir um ritual pré-estabelecido, podendo, inclusive, ser interrompida ou encerrada em caso de comportamento inadequado ou inobservância das regras do cerimonial universitário.

TIPOS DE SOLENIDADE

O cerimonial das colações de grau da UFRGS varia de acordo com o tipo de solenidade. Basicamente, existem as solenidades:

  • de curso único;
  • de curso único com bacharelado e licenciatura;
  • de dois ou mais cursos da mesma Unidade Acadêmica;
  • e de cursos de unidades acadêmicas diferentes.

Outros formatos são mais raros. A Pró-Reitoria de Graduação e o Cerimonial do Gabinete do Reitor estabelecem, em conjunto com as direções das unidades, as unificações, ou seja, os cursos que irão compartilhar a mesma solenidade, que podem mudar de um semestre para outro.

NÚMERO MÍNIMO E MÁXIMO DE FORMANDOS

Para que ocorra no Salão de Atos, a solenidade deve ter entre 15 e 100 formandos. Cursos com número de formandos inferior a 15 devem, obrigatoriamente, unificar-se com outro da mesma Unidade Acadêmica. Somente poderá haver unificação entre cursos de unidades diferentes quando a unidade não tiver outro curso previsto para colar grau naquele semestre. Além disso, no sorteio das datas, concorrem somente os cursos com número de prováveis formandos superior a 15 (não havendo previsão de número de formandos na data do sorteio, será usada a média histórica).

MESA DE AUTORIDADES

  • O número de componentes da mesa depende do tipo de solenidade e do número de homenageados.
  • A mesa tem capacidade máxima de 14 lugares, mas não necessariamente todos esses lugares precisam ser ocupados.
  • Os formandos são responsáveis por convidar os homenageados da turma (paraninfo, professores e técnico).
  • Somente docentes usam beca. Os demais componentes da mesa usam traje social.

Basicamente, a mesa de formatura é composta por:

  • Reitor ou vice-reitora (participação sujeita a confirmação)
  • Diretor(a) ou vice-diretor(a) da Unidade Acadêmica
  • Paraninfo(a) da turma
  • Professores(as) homenageados(as)
  • Técnico(a)-administrativo(a) homenageado(a)*
  • Assessor(a) ou gerente administrativo(a) da Unidade Acadêmica

*Pode-se optar entre técnico-administrativo (servidor da UFRGS) ou funcionário (terceirizado) homenageado.

Também podem integrar a mesa:

  • Coordenador da Comissão de Graduação
  • Presidente de Centro Acadêmico
  • Representante de Entidade de Classe

ENTREGA DO CANUDO POR PAI, MÃE OU FILHO(A)

A entrega do canudo é feita preferencialmente pelo paraninfo da turma. No entanto, a critério da direção da unidade, o canudo também poderá ser entregue:

  • Por pai, mãe ou filho(a) do formando, desde que graduado no mesmo curso;
  • Por pai ou mãe servidor docente ou técnico-administrativo da UFRGS, independente de sua área de formação.

É preciso verificar com antecedência, junto à Gerência Administrativa da Unidade Acadêmica, as exigências para que a entrega seja feita por pai/mãe/filho.

Esta regra consta da Decisão 405/2011 do CONSUN, não havendo possibilidade de flexibilização.

Quanto ao paraninfo, caso, por qualquer motivo, ele não possa estar presente na cerimônia, a Comissão de Formatura deve imediatamente entrar em contato com o Cerimonial do Gabinete para avaliação do caso.

ASSINATURA DO DIPLOMA

A UFRGS está entre as poucas universidades brasileiras que entregam os diplomas dos cursos de graduação na colação de grau. Desde 2010, a assinatura do diploma pelo aluno faz parte do ritual da solenidade no Salão de Atos, e a entrega é feita assim que a ata eletrônica – que dá valor jurídico ao documento – é encerrada. Assim, todos os graduados saem da sua formatura já com o diploma na mão.

GABINETE X SALÃO DE ATOS

Cada formando tem direito a somente uma colação de grau por currículo integralizado, devendo optar por colar grau em Gabinete (na Unidade Acadêmica) ou no Salão de Atos. Esta opção é feita por meio do Portal do Aluno, no momento em que o provável formando solicita sua diplomação. Aqueles que optarem por colar grau em Gabinete devem procurar a Gerência Administrativa da sua Unidade Acadêmica para agendar a data.

É possível se formar em Gabinete e também participar da solenidade no Salão de Atos (dentro do mesmo semestre letivo). Porém, o graduado deve estar ciente de que não colará grau novamente.

Veja as regras de participação e outras informações sobre Formatura em Gabinete aqui.

DURAÇÃO (SOLENIDADE, DISCURSOS, ETC.)

  • As solenidades da UFRGS têm durado, em média, 1 hora e 45 minutos. Turmas muito numerosas podem, eventualmente, ultrapassar as duas horas de duração.
  • Um dos fatores que mais impactam a duração da solenidade é o cumprimento entre os formandos no momento da chamada. Por isso, recomenda-se que os cumprimentos sejam breves e que se evite abraçar os colegas nessa hora.
  • Em solenidades de curso único, os discursos terão até 10 minutos para oradores, paraninfo e diretor.
  • Em solenidades com dois ou mais cursos, os discursos terão até 5 minutos para cada orador e paraninfo; havendo mais de um diretor, o tempo também será de 5 minutos.
  • A homenagem aos pais não pode ultrapassar 10 minutos.

INFORMAÇÕES GERAIS

  • A presidência da solenidade cabe ao reitor ou à vice-reitora; na ausência de ambos, a presidência e a competência para conferir o grau são delegadas pelo reitor ao diretor da Unidade Acadêmica ou a seu substituto legal.
  • A turma deverá eleger, dentre seus colegas, o juramentista e os oradores.
  • O juramentista será sempre o primeiro na ordem de chamada. Esta ordem normalmente é definida pela turma de acordo com a afinidade; se não, será adotada a ordem alfabética.
  • No dia do ensaio, a ordem de chamada dos formandos deve ser a definitiva, não sendo mais possível alterá-la.
  • Cada turma poderá escolher até dois oradores, que deverão fazer um discurso único, alternando a leitura.
  • Em solenidades com mais de um curso, os formandos podem definir a ordem de colação de grau. Caso não haja consenso, deverá ser adotado o critério da tradição (o curso mais antigo cola grau por último).
  • A entrada dos formandos no Salão de Atos é sempre única, mesmo em solenidades com mais de um curso. Neste caso, as turmas deverão escolher uma única música de entrada.
  • As músicas individuais, que tocam no momento da chamada de cada formando, são obrigatoriamente por execução mecânica e NÃO PODEM SER: hino de clube de futebol, narrações esportivas, músicas de propaganda política ou de propagandas em geral (jingles), músicas com letras ofensivas/de baixo calão.
  • Homenagens aos integrantes da mesa (entrega de presentes, placas, etc.), se for o caso, deverão ser feitas após o encerramento da solenidade.
  • Não é permitido servir coquetel aos formandos antes da solenidade.
  • Na homenagem aos pais, é permitida a execução de música ao vivo no palco, desde que os instrumentos utilizados sejam “práticos” (violão, flauta, sax, etc.).
  • Não é permitido o uso de instrumentos sonoros, balões, serpentinas, confetes, chuva de prata, etc.
  • É proibido aos formandos subir ao palco com qualquer tipo de adereço que não pertença à beca (bandeira de time, cartaz, faixa, etc.).
  • É proibido aos formandos subir ao palco com telefone celular, câmera fotográfica ou qualquer outro dispositivo eletrônico.

ENSAIO

O ensaio ocorre alguns dias antes da formatura, no próprio Salão de Atos. É no ensaio que todos os detalhes da cerimônia são passados aos formandos: a fila de entrada, o lugar onde cada um sentará no palco, o que fazer quando for chamado, como receber o canudo do paraninfo, a assinatura do diploma, a homenagem aos pais, os discursos, o antes e o depois da cerimônia, tudo isso é tratado nesta ocasião. A produtora contratada pela turma também aproveita o dia do ensaio para passar uma série de informações, confirmar as músicas escolhidas e distribuir os ingressos VIP. Portanto, não perca o ensaio da sua formatura! Veja aqui o calendário.