Elaboramos um passo a passo básico para ajudar os formandos ao longo do processo de colação de grau. No entanto, a ordem dos passos não necessariamente será esta, e a organização da solenidade pode envolver outras atividades não previstas aqui, conforme cada turma ou formando (festas, churrascos, baile, recepção, escolha das músicas, etc.).

PASSO 1: Solicitação da Colação de Grau no Portal do Aluno

O aluno que está matriculado em TODAS as últimas atividades de ensino obrigatórias do curso (incluindo o TCC) e pretende colar grau ao término do semestre letivo vigente deverá solicitar colação de grau no Portal do Aluno dentro do prazo estipulado – veja aqui como fazer a solicitação. Também é neste momento que o provável formando escolhe se irá colar grau no Salão de Atos ou em Gabinete.

PASSO 2: Comissão de Formatura

O grupo de prováveis formandos deverá eleger até cinco representantes para compor a Comissão de Formatura, sendo um deles o coordenador. A Comissão também terá um representante docente e um representante técnico-administrativo, indicados pela direção da Unidade Acadêmica. Veja na Decisão 405/2011 do CONSUN quais são as atribuições e a composição da Comissão. Fale com o gerente administrativo da sua Unidade.

PASSO 3: Sorteio da Data da Colação de Grau

Pelo menos um membro da Comissão de Formatura deve estar presente no dia do sorteio das datas das colações de grau. Veja aqui se o sorteio do seu semestre já foi agendado.

PASSO 4: Homologação da Documentação no Portal do Aluno

Verifique, no Portal do Aluno, se a sua documentação para solicitação de colação de grau foi homologada. Caso haja algum problema, você receberá um e-mail da DERD (Divisão de Emissão, Registro e Revalidação de Diplomas de Graduação).

PASSO 5: Contratação da Produtora

As produtoras oferecem alguns serviços fundamentais para a realização da solenidade no Salão de Atos, tais como sonorização, decoração do palco e fornecimento da beca. Outros serviços são opcionais.

PASSO 6: Contato com Gerente da Unidade Acadêmica

A Comissão de Formatura deve se manter em contato constante com o gerente administrativo da Unidade Acadêmica, que é responsável por várias atividades relacionadas à formatura. Entre as informações que ele precisa receber, destacamos o Formulário de Colação de Grau e o Requerimento para Entrega de Canudo por Pai, Mãe ou Filho(a) (a serem entregues pelo menos 30 dias antes da solenidade) e os dados dos veículos dos formandos (veja aqui).

PASSO 7: Escolha dos Homenageados

A turma deverá eleger, do quadro de docentes e técnico-administrativos, o paraninfo e os homenageados. Veja aqui quantos homenageados sua turma poderá escolher. O convite é de responsabilidade exclusiva dos formandos – algumas turmas, por exemplo, promovem “apitaços” com este objetivo.

PASSO 8: Documentação do Salão de Atos

No dia do sorteio, o representante da turma recebe orientações sobre os documentos que precisam ser preenchidos, assinados e entregues pelos formandos na Administração do Salão de Atos dentro do prazo estipulado. Faça aqui o download dos formulários.

PASSO 9: Prova de Beca 

A prova de beca (também chamada de prova de toga, embora o termo correto seja beca) costuma fazer parte das preparações para a colação de grau. Normalmente, as turmas aproveitam o encontro de todos os formandos para experimentar a beca, fazer as fotos que serão utilizadas no convite e gravar o vídeo de homenagem aos pais. A prova de beca, incluindo o agendamento do local, é de responsabilidade da turma.

PASSO 10: Confecção do Convite

Este é um item opcional, como explicamos aqui. Se a turma decidir fazer o convite, não deixe para a última hora. Antes de mandar para a gráfica, mande uma prova digital para o Cerimonial revisar (cerimonial@gabinete.ufrgs.br).

PASSO 11: Ensaio de Colação de Grau

Todos os formandos devem participar do ensaio. Veja aqui o calendário e outros detalhes importantes.

PASSO 12: Solenidade de Colação de Grau

Chegou o grande dia! Esteja no Salão de Atos no horário informado no ensaio. Não se atrase! Aproveite este importante momento!