Secretário de Saúde de Porto Alegre realiza visita ao reitor em agradecimento à UFRGS
No encontro, foi apresentada a marca de mais de um milhão de pessoas maiores de 18 anos já vacinadas com a primeira dose do imunizante para a covid-19 no Município e mais de 600 mil com a segunda dose

O reitor da UFRGS, Carlos André Bulhões Mendes, recebeu nesta sexta-feira, 27, o secretário municipal de Saúde de Porto Alegre, Mauro Sparta, no espaço do posto “Rolê da Vacina”, que operou nesta data no saguão do Salão de Atos da Reitoria, destinado principalmente ao público jovem.
A visita do secretário Sparta teve por objetivo primeiro trazer o agradecimento da gestão municipal pela parceria da Universidade desde o primeiro dia da vacinação, iniciada em 19 de janeiro deste ano, cedendo espaços, veículos e congregando muitas pessoas da comunidade acadêmica para a efetivação da distribuição dos imunizantes, além da realização de testes – iniciados ainda em abril de 2020 – para os cidadãos do Município.
Segundo o secretário, “este momento é de agradecimento ao trabalho realizado, envoltos em um sentimento positivo, pois, com o avanço da vacinação, o número de internações, principalmente de casos graves nas UTIs, diminuiu muito, dando-nos a expectativa de que rapidamente conseguiremos fazer com que a vida volte à normalidade.”
Em sua manifestação, o reitor Carlos André ressaltou que a UFRGS está envolvida em ações de enfrentamento da covid-19 desde o início da pandemia, totalizando mais de 300 ações que já beneficiaram cerca de 6 milhões de gaúchos. “A data de hoje é muito emblemática, no momento em que o secretário Sparta nos comunica que a Secretaria Municipal de Saúde ultrapassa a marca de um milhão de pessoas vacinadas com a primeira dose, mais de 90% da população-alvo da campanha. Isso já nos dá uma maior tranquilidade. Entretanto, não devemos ainda relaxar nas medidas de proteção e na própria campanha de vacinação. Considero ser uma grande satisfação para toda a Universidade poder participar deste esforço de imunização, um trabalho tão elevado e nobre, de grande utilidade pública e que trará tantos benefícios à sociedade.”
Considera-se população-alvo desta campanha de vacinação as pessoas maiores de 18 anos e também os menores de 18 anos que possuam comorbidades.
O posto volante do “Rolê da Vacina” também estará disponibilizando a primeira e a segunda doses da vacina contra covid-19 nesta noite de sexta-feira no Largo da Epatur, localizado próximo ao Viaduto dos Açorianos.
