Quadrinhos educativos abordam iniciativas de enfrentamento à covid-19 para pessoas LGBTQIA+
Projeto Compartilha Ação usa as redes sociais para compartilhar as histórias e planeja lançamento de livro gratuito em janeiro
O projeto “Compartilha AÇÃO: histórias em quadrinhos sobre medidas de saúde pública de enfrentamento da pandemia da COVID-19 para o curso de vida das pessoas LGBTQI+” se fez presente nas redes sociais no mês de novembro com publicações semanais de quadrinhos educativos sobre enfrentamento à pandemia, com recorte de gênero, orientação sexual e raça/cor. Financiado pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e coordenado pelo professor Daniel Canavese, o projeto é desenvolvido pelo Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Saúde, Ambiente e Desenvolvimento (SAD-UFRGS/IFRS) com o GT Saúde LGBTI+ da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO). Os quadrinhos educativos integram o projeto e têm por objetivo apresentar medidas de saúde públicas não-farmacológicas direcionadas à população LGBTQIA+ elaboradas a partir de documento da OPAS sobre o tema. Além de estar disponível nas redes sociais (Instagram da ABRASCO e do artista que ilustrou as histórias, Pablo Aguiar, e Twitter da Abrasco), o material ganhará em janeiro de 2022 uma versão em livro impresso e em e-book, para distribuição gratuita.
O doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS Bruno Kauss, um dos pesquisadores que atua no projeto, explica que as histórias, personagens e o roteiro basearam-se no trabalho de pesquisa sobre a covid-19, em grupos focais e na adaptação do guia da OPAS. Segundo ele, a partir da identificação das necessidades identificadas, o grupo pensou em estratégias de comunicação para informar esse público, e o formato de quadrinhos foi considerado o mais adequado, por ser atraente e de fácil entendimento. “Os quadrinhos são muito potentes para mobilizar as pessoas. É universal, simples, bonito”, afirma. Kauss destaca que o “trabalho sensível” do ilustrador Pablo Aguiar, uma “ilustração que comove”, confere ainda maior potencial de sensibilização para o tema.
O conteúdo está dividido em quatro histórias e quatro personagens:
· LILE: promovendo acesso e a equidade para pessoas LGBTQIA+ na pandemia da covid-19
· GAIA: enfrentando a desinformação na pandemia da covid-19
· BREDA: valorizando e fortalecendo o papel das comunidades no enfrentando à pandemia da covid-19
· TIÊ: a importância das organizações da sociedade civil no enfrentamento das violências e da promoção dos direitos humanos
Satisfeitos com a repercussão obtidas nas redes sociais, com o alto número de visualizações e de compartilhamentos, os pesquisadores comemoram também o futuro lançamento do livro, que sairá em janeiro pela editora do Instituto Federal do Rio grande do Sul. Conforme Kauss, iniciativas desse tipo são formas que as instituições públicas têm de fazer devolutivas para a sociedade. “A universidade tem o compromisso de fazer uma tradução das suas pesquisas para a comunidade”, diz.
Saiba mais sobre o projeto em https://www.sad.eco.br/guiaopas
