UFRGS e a Covid-19

Notificação de violência é tema de novo curso no Lúmina

< Voltar
Sumário

Apresentar a violência como um problema de saúde pública é o objetivo do novo curso online disponível na Plataforma Lúmina da UFRGS. Com uma carga horária total de 30 horas/aula, “Notificação de violências: conceito e aplicação” apresenta ao aluno alguns dos conceitos essenciais que se relacionam com a violência. Dessa forma, o estudante pode refletir sobre a dimensão desse fenômeno na sociedade e apropriar-se de instrumentos para agir frente a situações de violência.

A capacitação é gratuita e pode ser acessada por qualquer interessado, sem necessidade de vínculo prévio com a UFRGS. No curso serão apresentados as instituições e os serviços públicos ou privados que podem notificar casos individuais de violência e acionar a rede de enfrentamento e de cuidados em saúde. Os coordenadores são os professores da Escola de Enfermagem da UFRGS Daniel Canavese e do Instituto Federal do Rio Grande do Sul Maurício Polidoro.

A atividade faz parte de um projeto oriundo da parceria interinstitucional do departamento de Saúde Coletiva da UFRGS, do IFRS e das secretarias estaduais e municipais de saúde. A iniciativa tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul e do Ministério da Saúde.

Sobre o Lúmina – O Lúmina é uma plataforma de cursos online e podcasts, todos gratuitos e abertos para qualquer pessoa. Os conteúdos são desenvolvidos por professores, técnicos e estudantes da UFRGS. Mais informações em https://lumina.ufrgs.br/.