UFRGS e a Covid-19

Professor André Loss participa da série Repertórios da Quarentena

< Voltar
Sumário

O pianista compartilha com os ouvintes da Rádio da Universidade sua adaptação da famosa “Ária na Corda Sol”, de Bach, na vigésima edição da série

Foto: Cristine Rochol

Dentre as quatro Suítes Orquestrais compostas por Johann Sebastian Bach (1685-1750), a terceira é possivelmente a mais famosa, em especial por seu segundo movimento, que ao longo do tempo ganhou inúmeras adaptações, sob o título “Ária na Corda Sol”. Na vigésima edição da série Repertórios da Quarentena, o professor do Instituto de Artes da UFRGS André Loss apresenta a sua própria versão para piano solo. O vídeo será veiculado nas redes sociais da Rádio da Universidade nesta quinta-feira, dia 18 de junho, às 17h.

André Loss decidiu enfrentar os desafios de transpor a “Ária na Corda Sol” para o seu instrumento motivado pela envolvente beleza da obra. Em sua adaptação, explorou a inventividade que advém do emprego de recursos especiais da técnica pianística, como a ressonância aberta pelos pedais, notas presas e sonoridades simultâneas contrastantes.

Acompanhe a série Repertórios da Quarentena, com vídeos de alunos e professores de Música da UFRGS, aos domingos, às 11h, e nas quintas-feiras, às 17h, no Facebook, no Instagram e no YouTube da Rádio da Universidade.

Tags: