UFRGS e a Covid-19

“Repertórios da Quarentena” chega à sua décima edição com uma estreia

< Voltar
Sumário
Foto: Paulo Abreu

Nesta quinta-feira (14), a série online da Rádio da Universidade destaca obra inédita do músico Júlio “Chumbinho” Herrlein

Para marcar a décima edição de sua série online Repertórios da Quarentena, a Rádio da Universidade apresenta nesta quinta-feira (14)às 17h, obra inédita do músico Julio Herrlein. O instrumentista e professor do Instituto de Artes da Ufrgs, também conhecido como Chumbinho, compôs “Lúmina” especialmente para a série, que desde o dia 12 de abril vem compartilhando um pouco do que os professores e alunos de graduação e pós-graduação em Música da universidade têm produzido durante esse período de isolamento social. A composição, escrita para dois violões e registrada a partir da intimidade da casa do músico, será estreada em vídeo nas redes sociais da Rádio.

Julio Herrlein, muito atuante na cena de música instrumental e jazz de Porto Alegre, teve sua formação de graduação, mestrado e doutorado toda voltada à composição. O foco de seu trabalho como docente está nas disciplinas de Prática Musical Coletiva, do bacharelado de Música Popular, e Improvisação Musical. Ele também já se dedicou ao ensino de Harmonia, Análise, Percepção e Prática de Estúdio Digital. ‘Lúmina’, composta durante a pandemia, é dedicada a Luciana Etchegaray, sua companheira de vida e de trabalho, com quem está dividindo a quarentena.

Em duas edições semanais, às 11h nos domingos e às 17h nas quintas-feiras, Repertórios da Quarentena exibe gravações produzidas pelos músicos da Ufrgs em seus lares. O conjunto de participações já contemplou música barroca, transcrições ou arranjos inéditos, peças da música de concerto nacional e obras populares autorais, entre outros estilos. A proposta é abranger a diversidade da produção musical da universidade, bem como contemplar artistas em diferentes momentos de suas trajetórias. Todos os vídeos podem ser assistidos nos canais da emissora no Facebook (@radiodauniversidade), Instagram (@radioufrgs) e YouTube (Rádio da Universidade – Ufrgs).

A Rádio tem investido em séries e novos podcasts para falar de cultura em tempos de pandemia. Além de Repertórios da Quarentena, estão disponíveis online para ouvir as playlists “Escuta Ufrgs”, criadas pela emissora no YouTube e no Spotify, com trabalhos dos músicos da universidade, e os podcasts “Rádio-Leitura” e “Respira Cultura”, ambos divulgados nas principais plataformas de streaming. Para saber mais sobre esses projetos, basta acessar https://www.ufrgs.br/destaquesradio/.

Tags: