UFRGS e a Covid-19

UFRGS cria ferramenta que permite buscar similaridades entre regiões do mundo sobre a Covid-19

< Voltar
Sumário
Sistema Covid-19 Analysis Tools. Imagem: Reprodução/Secom.

O Instituto de Informática da UFRGS (INF) criou uma ferramenta que busca similaridades do novo coronavírus entre regiões de todo o mundo. O sistema, chamado de Covid-19 Analysis Tools, possibilita que o usuário pesquise dados sobre a Covid-19 por cidade, estado ou país e encontre outras localidades que apresentem informações semelhantes de casos e mortes provocados pela doença.

As fontes que alimentam as buscas são ECDC, Brasil.IO, PHAS, NY Times, ISC and PHE, e, segundo o professor do INF, João Luiz Comba, responsável pelo projeto, as atualizações são diárias. “A pandemia tem diferentes estágios em cada uma das regiões do mundo. O objetivo da ferramenta é permitir, dentro de um contexto, que o usuário consiga dados de uma maneira rápida e fácil”, explica ele.

Ao navegar pelo site, o usuário pode fazer as suas buscas de maneira livre e analisar/comparar os dados como achar mais adequado em quatro categorias: as nove regiões com similaridade da epidemia em número de casos, em número de mortes, casos por 100 mil habitantes e mortes por 100 mil habitantes. “Definimos essas quatro diferentes possíveis comparações para verificar como uma região está próxima da outra”, diz o professor Comba.

As buscas

O usuário, ao navegar Covid-19 Analysis Tools, encontrará um banco de dados que mostrará como os casos e os óbitos em decorrência do novo coronavírus estão evoluindo em determinadas cidades.

A pesquisa pode ser feita digitando o nome da cidade, a sigla do estado ou o nome do país. Um alerta: os nomes das cidades estrangeiras e de todos os países estão disponíveis na língua inglesa. Por exemplo: Brazil, Spain, Japan, Tennessee. Ainda não estão disponíveis todas as cidades.

Acesse, navegue e compare similaridades: https://covid19.ufrgs.dev/tools/similarity.

Tags: