UFRGS e a Covid-19

UFRGS disponibiliza programação cultural a distância durante a quarentena

< Voltar
Sumário
Espetáculo com Tom Zé, promovido pelo Unimúsica em 2015, é o primeiro vídeo da série – Foto: André Conti

O Departamento de Difusão Cultural da Pró-Reitoria de Extensão disponibiliza, a partir desta terça-feira, 24, diversos vídeos que relembram momentos marcantes da cultura na UFRGS e – por que não? – na cidade. O Unimúsica, projeto criado em 1981 com o intuito de dedicar-se à divulgação e à articulação da produção de músicos e pensadores através de ciclos temáticos anuais, inicia a série a ser disponibilizada online pelo DDC.

O primeiro vídeo já está disponível: é a gravação na íntegra do show de Tom Zé, realizado em 2015 no Salão de Atos da Universidade, fazendo parte da série “Irreverentes”. O vídeo também conta com depoimentos de pessoas explicando o que significa para elas ser irreverente. Essas falas foram gravadas pela UFRGS TV na época da apresentação do cantor. Confira:

Confira também o vídeo completo do show do Tom Zé:

Além do Unimúsica, o DDC divulgará ações culturais como o projeto Coisas Essenciais da Vida, cujas estrelas do último ano foram Elza Soares e José Miguel Wisnik; o Percurso do Artista, dentre outros. Os vídeos serão veiculados diariamente nas redes sociais do Departamento: Instagram e Facebook.

Comunidade pode participar da série

Assistiu a algum show do Unimúsica ou presenciou outro evento cultural da UFRGS que ficou marcado em sua memória? Você também pode participar da série! De casa, grave um vídeo com um pequeno depoimento sobre a sua relação com a atração vista e envie para difusaocultural@ufrgs.br, mencionando qual era o espetáculo. O seu vídeo será veiculado junto com a gravação do show.

Compartilhamento de palavras e movimentos em transmissões ao vivo

Outra iniciativa é da professora da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança Luciana Paludo, que coordena o projeto de extensão Degustação do Movimento com o Mímese. Luciana está fazendo transmissões ao vivo nas suas redes sociais com o compartilhamento de palavras e movimentos. O objetivo é auxiliar outras pessoas a desenvolver sensibilidades corporais. Nas transmissões já realizadas, Luciana abordou as palavras escritas e ditas, o cuidado que devemos ter com elas e ensinou exercícios para cintura, pélvis e coluna cervical. As lives podem ser acessadas no Facebook da docente.

Dicas para os cinéfilos

Quem gosta de cinema pode aproveitar a quarentena para assistir àquele filme que ainda não teve tempo de ver ou para rever os clássicos. Pensando nisso, a equipe da Sala Redenção divulga, a partir desta quarta-feira, 25, sugestões de filmes para serem vistos durante a quarentena. Também serão disponibilizados os trailers dos longas. As dicas estarão nas redes sociais do DDC: Facebook e Instagram.

Tags: