REFORMA CURRICULAR DA LICENCIATURA EM HISTÓRIA DA UFRGS – INFORMAÇÕES

Foi decidido em plenária, no final de 2017, que a deliberação sobre a reforma curricular seria feita ao longo de duas plenárias no mês de março de 2018, as quais seriam seguidas por uma consulta eletrônica possibilitando a participação de todo o corpo docente e discente. Para maiores informações sobre o processo, consultar a documentação abaixo.

REFORMA CURRICULAR DA LICENCIATURA EM HISTÓRIA DA UFRGS – VOTAÇÃO

A consulta eletrônica realizada pelo Departamento de História da UFRGS sobre a reforma do currículo do curso de História (licenciatura) é aberta ao conjunto de professores e professoras efetivos do Departamento, bem como aos/às estudantes regularmente matriculados no curso de história, tanto na licenciatura quanto no bacharelado. Pede-se que os docentes e discentes se manifestem em relação à proposta final de currículo, aprovada na reunião plenária de 26 de março de 2018, assinalando se são favoráveis a sua implementação ou contrários a ela. A página para votação estará disponível pelo sistema da UFRGS desde 00:00 do dia 27/03 até 23:59 do dia 28/03, bastando fazer o login no sistema usando número do cartão e a senha pessoal. O resultado será informado em reunião plenária no dia 02/04.

Material aprovado na plenária

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REFORMA CURRICULAR DA LICENCIATURA EM HISTÓRIA DA UFRGS – PROCESSO (ATÉ O DIA 26 DE MARÇO DE 2018)

O Departamento de História torna pública a discussão sobre a reforma curricular do curso de Licenciatura em História, atendendo as demandas da Resolução n. 2/2015 do CNE/MEC e de debates realizados internamente. A metodologia de trabalho foi aprovada na plenária do dia 20 de dezembro de 2017 (clique aqui para acessar a ata). As plenárias de março e abril discutirão os destaques encaminhados por formulário e delinearão o novo currículo, que será submetido a uma consulta eletrônica de aprovação em que estarão aptos para voto todos os discentes do curso e docentes do Departamento. A forma de aplicação da paridade da votação foi definida na plenária do dia 8 de janeiro de 2018 (clique aqui para acessar a ata).

Para os(as) colegas e os(as) discentes, seguem as próximas datas:

 

PRAZO FINAL PARA PREENCHIMENTO DA PROJEÇÃO DE ENCARGOS: 19 de fevereiro de 2018 – Clique aqui para acessar a tabela.

PRAZO FINAL PARA ENVIO DOS DESTAQUES PELOS DOCENTES: 07 de março de 2018 – Clique aqui para acessar o formulário.

*Os destaques dos docentes serão divulgados dia 14 de março de 2018.

PRAZO FINAL PARA ENVIO DOS DESTAQUES PELOS DISCENTES: 14 de março de 2018 – Clique aqui para acessar o formulário.

*Os destaques dos docentes serão divulgados dia 16 de março de 2018.

DATA DAS PLENÁRIAS: 19 e 26 de março e 02 de abril de 2018.

CONSULTA ELETRÔNICA: 27 e 28 de março de 2018.

RESULTADO DA CONSULTA ELETRÔNICA: 29 de março de 2018.

DATA LIMITE PARA ENVIO DAS ALTERAÇÕES CURRICULARES À CÂMARA DE GRADUAÇÃO: 09 de abril de 2018.

 

Material de trabalho:

 

Resumo das atividades da Comissão Executiva nomeada em 07 de julho de 2016

Lista das disciplinas obrigatórias resultantes dos GTs

Lista das disciplinas eletivas sugerida para oferecimento pelo DH

Lista de eletivas a serem solicitadas a outros Departamentos

Planilha com seriação recomendada

Sugestões de atividades para a carga horária de prática pedagógica

– Propostas sobre pré-requisitos: Apresentaram-se as seguintes propostas para os pré-requisitos no fórum destinado a essa discussão:

a) Introdução à História e Oficina são co-requisitos (o aluno deve matricular-se em ambas) e pré-requisito para as demais, excluindo-se Pré-História.;

b) Metodologias de pesquisa e TCC são co-requisitos (o aluno deve matricular-se em ambas);

c) Existência de uma barreira de créditos para cursar Metodologias de pesquisa, TCC e os Estágios;

d) História Moderna como pré-requisito para as disciplinas da segunda metade do curso.