Maratona de Empreendedorismo da UFRGS divulga vencedores

pitch-maratona

Primeira colocação ficou com a startup Flimbo, uma plataforma online para criação de artes para as redes sociais

Foram divulgadas na tarde de quarta-feira, 7 de dezembro, as startups vencedoras da 17ª Maratona de Empreendedorismo da UFRGS. A premiação fez parte da cerimônia de encerramento do curso de extensão promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico (Sedetec), voltado à capacitação de empreendedores e ao desenvolvimento de novas empresas.

O primeiro lugar e o prêmio Destaque Inovação, de escolha pela plateia, ficaram com a startupFlimbo, uma plataforma online para criação de artes para as redes sociais. Em segundo lugar ficou a Santé Verte, empresa que desenvolveu a primeira água saborizada brasileira, feita com ingredientes naturais predominantemente orgânicos e provenientes de produtores locais. Por fim, a terceira colocação ficou com a HelpBell, uma plataforma de suporte para idosos em caso de quedas, esquecimento dos medicamentos e emergências. Além dessas, foram apresentados os projetos de outras nove startups ao longo da tarde de quarta-feira no pitch da Maratona. Os trabalhos abrangem as áreas de biotecnologia, tecnologia da informação, engenharias e física.

Lucas Braum e Victor Dellorto, sócios da Flimbo, ressaltaram a importância do curso de extensão para a lapidação das ideias iniciais e a concretização do projeto, que já recebeu mais de mil usuários. “Entramos com uma ideia e saímos como uma empresa consolidada”, enfatiza Victor.

Durante a cerimônia, também foi anunciado o lançamento da Vitrine de Startups da Maratona, site que reúne empresas criadas e desenvolvidas em diferentes edições da Maratona de Empreendedorismo, e do UFRGS NeWay, série de conferências, workshops e painéis que busca estimular a comunidade acadêmica para o desenvolvimento de projetos inovadores.

O secretário de Desenvolvimento Tecnológico José Luis Duarte Ribeiro ressaltou a qualidade, a relevância dos trabalhos apresentados e enfatizou o alinhamento às demandas e às necessidades da sociedade. “Tenho confiança de que as propostas apresentadas podem ser o início de grandes jornadas profissionais”, afirmou. O reitor Rui Vicente Oppermann, por sua vez, destacou a importância da institucionalização da inovação, do empreendedorismo e do desenvolvimento tecnológico no âmbito da Universidade: “Queremos colocar a inovação e o empreendedorismo como marca da UFRGS na sociedade”.

Fonte: UFRGS Notícias