Institucional

O Programa de Empreendedorismo da UFRGS visa agregar na formação acadêmica o estímulo ao empreendedorismo e a inovação. Através de atividades práticas, o Programa realiza ações para a comunidade interna e externa à UFRGS, proporcionando um conhecimento especializado, ampliação da rede de contatos, troca de informações, possibilidade de testar ideias de empreendimentos e troca de conhecimento entre a academia e o mercado.

Programa de Empreendedorismo da UFRGS integra a Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico – SEDETEC.

Maratona de Empreendedorismo

A Maratona de Empreendedorismo é um curso presencial e a distância, realizado há quinze anos, voltado a atender estudantes, profissionais e empresários que tenham uma ideia de negócio inovador. O curso tem como objetivo estimular e fornecer ferramentas adequadas ao desenvolvimento de empreendimentos inovadores, através da elaboração de planos de negócios.

O curso é desenvolvido em duas etapas: na primeira são desenvolvidos os módulos de formação empreendedora e na segunda etapa ocorre o concurso de plano de negócios. Dentre os projetos finalizados, os quatro melhores são premiados no encerramento do evento.

Ao longo das onze edições já realizadas da Maratona de Empreendedorismo, 703 empreendedores foram capacitados, num total de 612 ideias de negócios e 137 planos de negócios concluídos. As áreas mais premiadas são: Tecnologia da Informação, com 38%; Administração, 32% e Engenharia, 8%.

Cursos de Capacitação Empreendedora

Os cursos são idealizados com o intuito de disseminar a cultura empreendedora, preparando a comunidade aos desafios do mercado.

Os temas abordados são:

• Técnicas de Negociação e Liderança

• Oficina de Plano de Negócios e Gerenciamento de Projetos

• Gestão da Inovação e Marketing Inovador

• Planejamento Financeiro e Estratégico

• Contabilidade além dos Impostos

• Empreendedorismo Sustentável

• Propriedade Intelectual