.

Bolsas de Iniciação Empreendedora UFRGS – edição 2021/2022

A PROIR – Pró-Reitoria de Inovação e Relações Institucionais da UFRGS, por meio de sua Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico – SEDETEC e a Pró-Reitoria de Pesquisa – PROPESQ lançam a edição 2021/2022 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Empreendedora da UFRGS para estudantes de graduação da universidade.

Os estudantes contemplados receberão bolsa de R$400 por até 13 meses. 

.

)) Sobre

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Empreendedora visa promover e despertar o interesse pelo empreendedorismo e pela inovação, contribuindo para complementar a formação acadêmica dos estudantes de graduação da UFRGS.

Este Programa é direcionado aos alunos de graduação que desejam desenvolver propostas de negócio, trabalhando em equipe e contando com mentoria de um servidor da UFRGS (docente ou técnico-administrativo), além de apoio da equipe da SEDETEC. Espera-se que essas propostas de negócio venham a constituir startups para serem incubadas na UFRGS ou lançadas diretamente no mercado.

.

))) Acesse aqui o edital

))) Retificação 1 do edital aqui


)) Objetivos

) Estimular o desenvolvimento e/ou aprimoramento do perfil empreendedor.

) Oportunizar a construção de conhecimento acerca de empreendedorismo e inovação.

Contribuir para uma formação acadêmica completa e abrangente.

Proporcionar experiências em atividades de empreendedorismo e inovação.

Estimular os estudantes para o desenvolvimento de projetos criativos e empreendedores.

Constituir startups que possam ser incubadas na UFRGS e lançadas no mercado.


)) Como se candidatar

Equipe

Mentor

Proposta

Constitua sua equipe Convide um mentor
(Docente ou Técnico da UFRGS)
 Apresente uma proposta
de negócio
.
Formulário aqui

.

))) Acesse aqui o edital

.


Período para envio de inscrições até 20 de junho de 2021

INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 27/06


)) Processo de seleção

a. Pré-qualificação: Esta etapa é eliminatória e consiste no exame formal do formulário de inscrição, que é composto pelo encaminhamento da “Proposta de negócio”.

b. Avaliação de Mérito: Nesta etapa a SEDETEC, por meio de uma Comissão AD-HOC, analisará o mérito das propostas pré-qualificadas, classificando-as segundo uma ordem de prioridade para atendimento. A análise do mérito das propostas ocorrerá através da avaliação do plano de trabalho, sendo avaliados: a clareza na descrição da proposta, a adequação da proposta aos objetivos deste Edital, potencial inovador e de impacto na sociedade e experiência da equipe para executar a proposta de negócio.  

c. Entrevista online: Nesta etapa todas as equipes pré-selecionadas participarão de entrevista online e individual (por equipe), apresentando suas propostas para uma banca composta por servidores da UFRGS e especialistas em empreendedorismo. Serão avaliados: a clareza na apresentação da proposta, a adequação da proposta e da equipe aos objetivos e requisitos deste Edital, a oportunidade de negócio, o potencial inovador e de impacto na sociedade e as competências da equipe para desenvolver o novo negócio.  

As entrevistas serão agendadas por e-mail e ocorrerão em dias úteis em horário comercial.

ATENÇÃO: Não serão aceitos candidatos bolsistas de outros programas ou com vínculo empregatício.  


)) Cronograma

Período de inscrição: de 20/05 a 20/06/2021  Prorrogado até 27/06 (Preencher formulário de inscrição)

) Realização das entrevistas: entre 05 e 16/07/2021 (as entrevistas serão agendadas por e-mail).

) Divulgação dos resultados: até 20/07/2021.

Período para pedidos de reconsideração: de 20/07 a 23/07/2021.

) Atualização dos dados cadastrais do bolsista: 22/07 a 10/08/2021

) Atualização ou inscrição do currículo na plataforma Lattes CNPq do aluno na base de dados do CNPq: até 30/07/2021

Vigência da quota: 01/08/2021 a 31/08/2021.

 

))) Acesse aqui o edital

))) Retificação 1 do edital aqui


)) FAQ

A inscrição é permitida, mas se for selecionado deverá solicitar o cancelamento da bolsa de iniciação científica, pois não é permitido acumular duas bolsas. Obs.: o mesmo vale para estágios e outros vínculos empregatícios, conforme consta no Edital em “Requisitos do bolsista”.
A equipe deve ser formada por – pelo menos – duas pessoas. Porém, caso seja formada por mais de três alunos, no máximo três receberão a bolsa e os demais membros serão bolsistas voluntários.
Sim, mas só receberão bolsa os integrantes da equipe que forem alunos de graduação da UFRGS. Nesse caso, o integrante da equipe sem vínculo com a UFRGS passa a ser bolsista voluntário.
Sim, é responsabilidade da equipe entrar em contato com o docente ou técnico e convidá-lo para ser seu mentor. O mentor só poderá ser indicado na Proposta se estiver ciente e de acordo. O papel do mentor é o de fornecer apoio técnico necessário para a execução do projeto. Por exemplo, um projeto da área da saúde deverá ter um mentor que tenha o conhecimento necessário na área da saúde para auxiliar a equipe. As questões relacionadas com gestão e empreendedorismo serão abordadas durante o Programa de Capacitação e mentorias realizados pela SEDETEC.
A bolsa tem duração de 13 meses. Caso seja necessário a substituição de algum dos integrantes da equipe durante esse período, essa substituição só poderá ser feita se o aluno que estiver saindo tiver cumprido 60 dias de participação no programa.
Sim, é permitido. Porém o ideal é que cada mentor oriente apenas uma equipe.
.


)) Contato

Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico – SEDETEC da UFRGS

E-mail: bolsasie@ufrgs.br


))Realização………………………………………………………………………..

)) Apoio

 

 

)) Publicações

A Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico – SEDETEC da UFRGS torna público as propostas selecionadas para concessão de bolsa Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Empreendedora da UFRGS, edição 2021/2022.

Propostas selecionadas aqui


A Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico – SEDETEC da UFRGS torna público os projetos selecionados para entrevista, uma das etapas do processo de seleção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Empreendedora da UFRGS, edição 2021/2022.

Projetos selecionados aqui 


Retificação 1 do edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Empreendedora da UFRGS, edição 2021/2022.

Retificação 1 do edital disponível aqui


Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Empreendedora da UFRGS, edição 2021/2022.

Edital disponível aqui

.