EmpreenDAY UFRGS lança calendário de empreendedorismo e inovação da Universidade para 2020

Calendário de empreendedorismo e inovação da UFRGS trará 34 atividades para 2020

*Conteúdo original do site UFRGS Notícias

As atividades foram lançadas durante o EmpreenDAY UFRGS, realizado nesta quarta-feira, 11, no Campus Centro.

Esta quarta-feira, 11 de março, é um dia dedicado ao empreendedorismo e à inovação com a realização do EmpreenDAY UFRGS. A comunidade interna e externa à Universidade comparece ao Campus Centro para acompanhar atividades ao ar livre, exposição de negócios, bate-papos, workshops, mentorias e apresentações culturais.

O EmpreenDAY é uma ação promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico (Sedetec) e o Escritório de Sustentabilidade, que tem como objetivo apresentar o calendário de atividades voltadas ao empreendedorismo e à inovação oferecidas pela Universidade ao longo do ano de 2020.

De março a dezembro deste ano, a UFRGS fará 34 atividades que compõem o Calendário UFRGS 2020 de empreendedorismo. Segundo Ana Beatriz Michels, coordenadora do Programa de Empreendedorismo da UFRGS, o tema vem impactando cada vez mais estudantes, servidores e comunidade externa. “Essa é a primeira edição do EmpreenDAY e nos propusemos a realizá-lo ao ar livre para que mais pessoas experimentem e conheçam as ações da UFRGS voltadas ao empreendedorismo e à inovação”.

A meta para 2021 é levar o evento para os outros campi da UFRGS. “São expositores de dentro da Universidade e convidados externos que mostram a riqueza que envolve a parceria entre academia e sociedade. O EmpreenDAY se propõe a mostrar o impacto gerado por essas conexões”.

Marcelo Soares Lubaszewski, do Parque Zenit UFRGS (localizado no Campus Centro), reforça a importância de iniciativas como essa no ambiente universitário. “O ecossistema de inovação da UFRGS está se expondo à comunidade para prestar esclarecimentos e para chamá-la para integrar as nossas atividades que passam pela educação empreendedora, mudança de atitude e comportamento. Queremos que o indivíduo se torne empreendedor, aceite as mudanças e trabalhe no conhecimento criado por ele na geração de riqueza”.

Os primeiros passos para o empreendedorismo e inovação

Ana Beatriz explica que qualquer pessoa interessada no assunto pode entrar em contato com a Sedetec e o Parque Zenit. “Trabalhamos em parceria em prol do empreendedorismo. Às vezes a pessoa não tem a ideia, mas quer saber sobre o tema. Para isso, temos informações para todos os níveis de amadurecimento de empreendedorismo. Se conectem conosco e conheçam as atividades previstas para março a dezembro”.

A UFRGS também oferece disciplinas transversais na graduação e na pós-graduação que tratam de empreendedorismo. “Pode-se encontrar no nosso ecossistema atores e especialistas sobre o assunto capazes de auxiliar na montagem de uma empresa, por exemplo. A nossa meta é preparar os empreendimentos que nascem na Universidade para terem uma visão social e ambientalmente sustentável”, explica Ana Beatriz.

Além disso, o Parque Zenit atua em três pilares: capacitação empreendedora, incubação e inovação aberta. “Hoje coordenamos uma rede de incubadoras, atuando na capacitação do empreendedor que deseja se tornar empresário. Buscamos coordenar processos, aumentar efetividade, capacitar e promover a conexão dos incubados com outros ambientes”, enumera Lubaszewski.

Confira o calendário de ações de empreendedorismo e inovação 2020

Conheça algumas ações previstas no calendário

O Despertar Empreendedor UFRGS é uma experiência vivencial de empreendedorismo para as comunidades interna e externa da UFRGS. É desenvolvido em quatro etapas para expressar talentos e propósitos, identificar problemas reais, desenvolver e prototipar soluções e apresentar resultados para a sociedade.

O Núcleo de Apoio à Gestão de Inovação (NAGI) orienta e capacita startups e empresas, sendo operacionalizado a partir de diagnósticos, capacitações e consultorias individualizadas. O programa foi estruturado em 2013 e atualmente é executado pelo Parque Zenit.

A Winter School é uma atividade que busca transformar pesquisas acadêmicas em modelo de negócios como forma de aproximar a pesquisa universitária do mercado, por meio de uma imersão para novas experiências.

A Maratona de Empreendedorismo é uma *coopetição de propostas de novos negócios aberta aos membros das comunidades interna e externa à UFRGS. É promovida anualmente pela Sedetec e visa capacitar e desenvolver o potencial de empreendedores, contribuindo para a criação de novos negócios com potencial inovador.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Empreendedora objetiva promover e despertar o interesse pelo empreendedorismo e pela inovação, contribuindo para complementar a formação acadêmica dos estudantes de graduação da UFRGS. É direcionado aos estudantes de graduação que buscam desenvolver propostas de negócio, trabalhando em equipe e contando com mentoria junto a um servidor da UFRGS e com o apoio da equipe da Sedetec.

MAIS

O Programa de Empreendedorismo da UFRGS visa agregar na formação acadêmica o estímulo ao empreendedorismo e à inovação. Através de atividades práticas, o Programa realiza ações para a comunidade interna e externa à UFRGS, proporcionando conhecimento especializado, ampliação da rede de contatos, troca de informações, possibilidade de testar ideias e troca de conhecimento entre a academia e o mercado.

Para saber mais sobre empreendedorismo e inovação na UFRGS, acesse:

Sedetec: https://www.ufrgs.br/sedetec/

Parque Zenit: https://www.ufrgs.br/zenit/

Edital de Incubação: https://www.ufrgs.br/zenit/edital/

Calendário de atividades 2020: https://www.instagram.com/sedetec_ufrgs/

Empreendedorismo UFRGS: https://www.ufrgs.br/empreendedorismo/

*Coopetição é uma estratégia de negócios baseada na Teoria dos Jogos que combina características de cooperação e competição.