Programa Internacional de Formação Empreendedora

 

A UFRGS que participa do projeto LISTO – Erasmus+ está lançando o Programa Internacional de Formação Empreendedora para promover a troca de experiências e conhecimentos entre estudantes de universidades da Suécia, Holanda, Espanha, Uruguai, Argentina e Brasil, a equipe pedagógica sendo formada por professores das Universidades parceiras

O Projeto LISTO: (América Latina e Cooperação Europeia sobre Inovação e Empreendedorismo) é financiado pelo Programa Erasmus +.

.

Sobre o Programa

O Programa Internacional de Formação Empreendedora visa promover para os estudantes da UFRGS a aprendizagem de conceitos relacionados ao empreendedorismo aplicados aos desafios e oportunidades globais através de uma experiência internacional, trabalhando com professores e estudantes das Universidades parceiras da América Latina e Europa.

Nesse sentido, os desafios dentro de cada curso do Programa estão relacionados à elaboração de propostas de soluções para questões como cidades inteligentes, saúde, agricultura, mobilidade urbana, comunicação, entre outras.

O Programa está organizado em dois cursos independentes: Design Thinking Listo Project e Global Opportunities.

Cada curso terá formato de sala de aula online internacional, uma reunião semanal durante cinco semanas, professores das universidades parceiras que irão transmitir conceitos sobre os temas, com foco em empreendedorismo e inovação.

O Programa contará com professores de empreendedorismo e inovação da UFRGS e das Universidades parceiras do Projeto LISTO: Uppsala Universitet (Suecia) University of Groningen (Netherlands), Universidade de Sao Paulo (Brasil), Universidade Federal De Pernambuco (Brasil), Universidad Nacional Del Litoral (Argentina), Universidad Nacional de Córdoba (Argentina), Universidad Cátolica del Uruguay (Uruguai), Universidad Ort Uruguay (Uruguai), Universidad de Valladolid (Espanha).


Cursos para estudantes da UFRGS

Design Thinking Listo Project
Datas: Quintas-feiras, 14/03 – 11/04 de 2019

Conteúdos:

Os estudantes organizados no campo de design e tecnologia, com o objetivo de projetar produtos inovadores e desejáveis, serviços ou experiências que se relacionam com problemas de negócios e / ou sociais.

Os estudantes organizados em grupos internacionais usarão a metodologia Design Thinking auxíliados por professores das Universidades parceiras para, num cenário internacional e sob a perspectiva do ser humano, projetar produtos, serviços ou experiências inovadoras que lidam com  problemas de negócios e / ou sociais.

Contato: michele.souza@ufrgs.br

Global Opportunities

Início: 20 de março de 2019

Conteúdos: O objetivo do curso é preparar os alunos para trabalhar em equipes multidisciplinares internacionais e identificar novas oportunidades tecnológicas para empresas globais, utilizando previsões de tendências de mercado e tecnologia e propor um modelo de negócios para abordar as oportunidades identificadas. O curso será desenvolvido em um contexto internacional, exigindo autoconhecimento, automotivação e reflexões sobre a composição da equipe.

Contato: wendy.carraro@ufrgs.br

*Ao final do curso será mandado um certificado para aproveitamento de créditos como Atividade complementares.


Seleção

A seleção pela UFRGS será efetuada através do preenchimento de formulário e envio de um vídeo de 30 segundos no idioma inglês contendo uma apresentação pessoal e a razão da inscrição para:

– 7 estudantes para o curso Design Thinking LISTO Project.

– 5 estudantes para o curso Global Opportunities.

Sendo que a inscrição deverá ser exclusiva para um dos cursos.

Requisitos: Ser aluno de graduação da UFRGS em fase final de curso (concluído 80% de créditos de seu curso de graduação) e ter domínio da língua inglesa.


Inscrições

Os interessados ​​devem se registrar AQUI.


Cronograma

Período de inscrições: de 23 de janeiro de 2018 a 02 de fevereiro de 2019.

Divulgação dos selecionados: até dia 22 de fevereiro.

 


Parceiros

 

 

 

.

.