Winter School UFRGS apresenta projetos da edição 2021

Nesta sexta-feira, 30/07, ocorreu o Pitch da Winter School UFRGS, evento virtual que apresentou 11 projetos inovadores que participaram da edição 2021 da Winter 

.

As apresentações dos projetos foram transmitidas ao vivo no canal da PROIR no Youtube

Promovida pela PROIR – Pró-Reitoria de Inovação e Relações Institucionais, por meio de sua Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico – SEDETEC, a Winter School é uma atividade de imersão de uma semana que busca transformar pesquisas acadêmicas da UFRGS em potenciais produtos, serviços ou processos para o mercado..

No evento virtual desta sexta-feira, 30/07, foram apresentados 11 projetos inovadores que possuem como base, pesquisas científicas desenvolvidas em diferentes programas de pós-graduação da Universidade.

A banca avaliadora dos projetos foi composta por Roberta Bussamara, Diretora do Parque Tecnológico da UFRGS – Zenit, Filipi Garcia, Head do Programa de Aceleração da WOW e Alexandre Caputo, Head de investimentos na Associação Gaúcha de Startups (AGS).

O Pitch da Winter School foi transmitido ao vivo no canal da PROIR no Youtube, a gravação está disponível para ser assistida no link https://bit.ly/PROIR_Youtube

Conheça os projetos destaque da Winter School UFRGS – edição 2021

1º Lugar 

Empate técnico para os seguintes projetos:

CogVida – Desenvolvimento um teste para avaliar déficits cognitivos pós-COVID para profissionais da saúde realizarem avaliações neuropsicológicas ágeis, práticas e eficientes!

Meumicrobioma – Desenvolvimento de diagnóstico do estado das bactérias do intestino e tratamento para ajudar pessoas com problemas de saúde diversos ocasionados por desbalanço da flora intestinal com a reestruturação personalizada dele.

2º Lugar 

TrackerBody – Desenvolvimento de um wearable para ajudar Fisioterapeutas a resolver a Impossibilidade de capturar o movimento de forma tridimensional e com precisão, com a captura e possibilita análise do movimento em 3D por um fisioterapeuta, voltado para a prevenção e/ou reabilitação de lesões.

Projeto Miss Simpatia (projeto escolhido pela audiência que assistiu aos pitches) 

SimulaENF – Desenvolvimento de uma plataforma digital em simulação clinica para a enfermagem, inovando estratégias de ensino para o desenvolvimento em habilidades em saúde.

Projetos apresentados no Pitch da Winter School UFRGS – edição 2021

OxyTeam – Desenvolvimento de soluções de medição de oxigênio dissolvido para ajudar empresas de tratamento de efluentes (água e esgoto) a reduzir custos de energia e incrementar a eficiência nos seus processos com o uso de nanotecnologia, matéria-prima e know-how de origem nacional.”

Meee – Desenvolvimento de um serviço de avaliação da eficiência produtiva de ovelhas para ajudar pequenos e médios produtores de ovinos, que produzem cordeiros, a identificar quais ovelhas são mais produtivas e possuem potencial de serem mais rentáveis com uma tecnologia baseada em pesquisa, com recursos humanos qualificados e com uma experiência profissional no setor de longa data.

MINERALTech – Desenvolvimento de uma plataforma entre pesquisas inovadoras de produtos para ajudar a resolver problemas socioambientais gerados pelos rejeitos da mineração, com uma equipe com expertise acadêmica e profissional.

Jardins de Pampa – Desenvolvimento de um serviço de oferta de mudas e consultoria para ajudar Paisagistas a criar jardins baratos, belos e resilientes com a flora nativa do Bioma Pampa

UVBox – Desenvolvimento de um método para desinfecção de máscaras para ajudar profissionais da saúde ao oferecer uma alternativa sustentável e econômica ao consumo e descarte de máscaras com tecnologia UV.

Incubadora ECO – Desenvolvimento de uma plataforma digital que sirva como um Hackathon on demand para ajudar, principalmente, os empreendedores com a resolução do problema inicial, de forma mais ampla e escalável, a responder as primeiras perguntas chaves sobre o seu próprio negócio com o grande diferencial de ser freemium, digital (leia-se escalável) e gamificado.

Ocean Power BR –  Desenvolvimento de projetos e dispositivos de conversão de energia das ondas para ajudar empresas e a população geral a consumir energia elétrica renovável com know how e baixo impacto ambiental.