Programação

Minicursos

  • Data: 28/09/2021 –  8h00min às 11h00min.

  • Descrição: este curso abordará os seguintes tópicos:
    ·Introdução à avaliação de impacto do ciclo de vida;
    ·Normalização, ponderação e agrupamento;
    ·Avaliação de impactos em categorias específicas: Material Particulado; Smog Fotoquímico, Escassez Hídrica e Recursos.

  • Ministrantes: Cássia Maria Lie Ugaya, Gabriela Giusti, José Adolfo de Almeida Neto, Kelly Olegário, Leandro Andrade Pegoraro, Marcell Mariano Corrêa Maceno, Maria Clea Brito de Figueiredo, Sandy Bernardi Falcadi Tedesco Girotto, Yara de Souza Tadano e Ana Paula Coelho Sampaio.

    VAGAS LIMITADAS

  • Data: 28/09/2021 –  8h00min às 12h30min.

  • Descrição: Curso com foco na elaboração de inventários de ciclo de vida (ICV) de produtos agropecuários, tendo como base as ferramentas da Embrapa ICVCalc e BRLUC, esta última voltada para estimativas de mudança de uso da terra. O curso é voltado para profissionais e estudantes interessados em realizar estudos e análises dessa natureza. Serão apresentados conceitos e especificidades dos temas alinhados com os principais protocolos internacionais, assim como as funcionalidades das ferramentas de uso gratuito. Espera-se que o conteúdo do curso forneça subsídios para estudos de ACV e ICV mais ágeis e acurados.

  • Ministrantes: Marília Ieda Da Silveira Folegatti Matsuura, Anna Leticia Montenegro Turtelli Pighinelli, Ricardo Antonio Almeida Pazianotto, Renan Milagres Lage Novaes, Vinícius Gonçalves Manciel, Danilo Trovo Garofalo e Fernando Henrique Cardoso, todos da Embrapa Meio Ambiente.
     

    VAGAS LIMITADAS

  • Data: 28/09/2021 –  14h00min às 18h00min

  • Descrição:

    Conheça as principais funcionalidades de um dos softwares para ACV mais utilizados no mundo! Este minicurso prático sobre o SimaPro oferece a oportunidade para que seja introduzido à modelagem de ciclos de vida. Abordaremos ainda bases de dados, métodos de AICV e como analisar os resultados.

  • Ministrantes: Laís Peixoto Rosado e Alex Rodrigues Nogueira

     VAGAS LIMITADAS

  • Data: 28/09/2021 –  14h00min às 18h30min.

  • Descrição – Parte 01:

    O modelo PEST-LCI calcula a partição de pesticidas para os diferentes compartimentos ambientais a partir de características químicas das moléculas e condições edafoclimáticas dos locais de aplicação, suprindo a atual lacuna observada na elaboração de ICVs de produtos agrícolas (adoção de 100% de emissões para o compartimento solo ou outras premissas mais simplificadas). Visando explorar o diferencial do modelo, permitindo a estimação das emissões de maneira mais assertiva, o curso é voltado para profissionais e estudantes que estejam desenvolvendo ou tenham interesse em gerar ICVs para produtos da cadeia agrícola. Serão apresentados em detalhes o modelo e sua parametrização para o contexto brasileiro e realizadas simulações de como aplicar o modelo, além de discussões sobre os resultados encontrado

  • Ministrantes: Marcelo Augusto Boechat Morandi (Embrapa Meio Ambiente), Marília Ieda da Silveira Folegatti Matsuura (Embrapa Meio Ambiente), Robson Rolland Monticelli Barizon (Embrapa Meio Ambiente), Michelle Tereza Scachetti (Fundação Espaço Eco), Vitória Ferreira de Lanes (Fundação Espaço Eco). 

  • Descrição – Parte 02:
    O curso tem como objetivo demonstrar a importância do SICV Brasil para o desenvolvimento sustentável do país, com foco no funcionamento do banco nacional: como fornecer e como usar datasets; ferramentas básicas; conversor e qualidade dos inventários submetidos. Também serão abordadas limitações e possibilidades para o SICV Brasil. Espera-se que o curso possa subsidiar ferramentas para a correta utilização do Banco Nacional de Inventários do Ciclo de Vida, bem como disseminar o seu uso entre profissionais, pesquisadores e estudantes.

  • Ministrantes: Tiago Braga (Ibict), Thiago Rodrigues (Ibict), Juliana Gerhardt (Ibict), Diogo Aparecido Lopes Silva (Ufscar), Marília Ieda da Silveira Folegatti Matsuura (Embrapa Meio Ambiente), Màri Luisa Shiosawa (Embrapa Meio Ambiente), Gustavo Costa do Nascimento (Embrapa Meio Ambiente), João Victor Encide Salla (Embrapa Meio Ambiente), Rafael Pereira Albuquerque (Embrapa Meio Ambiente).

     

    VAGAS LIMITADAS

Os minicursos estão disponíveis apenas para inscritos no congresso. 

Garanta sua inscrição em um (01) minicurso por R$ 70,00 e em dois (02) minicursos por R$100,00:

 

Mesas Redondas

  • Data: 01/10/2021 – 14h00min às 15h20min.

     

  • Descrição: A inserção internacional de pesquisadores em Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) formados no Brasil tem crescido e atraído o interesse de aspirantes a intercâmbios no exterior. Para debater o tema, a mesa redonda traz quatro jovens pesquisadores brasileiros que estão atuando no exterior e irão compartilhar impressões e experiências. A mesa redonda será uma ótima oportunidade para os participantes considerarem e debaterem estratégias de planejamento de carreira, e trocarem dúvidas e curiosidades com colegas que já trilharam este caminho.

  • Ministrantes: Daniela Pigosso (DTU), Marcella Saade (TU Graz), Otávio Cavalett (NTNU), e Rodrigo Alvarenga (Ghent University).

  • Mediadoras: Ana Passuello (UFRGS) e Vanessa Gomes (UNICAMP).
  • Data: 29/09/2021 – 14h00min às 15h20min.

     

  • Descrição: O Banco Nacional de Inventários do Ciclo de Vida de Produtos Brasileiros (SICV Brasil) é a iniciativa para disponibilizar os inventários de processos de produtos representativos da economia nacional. O SICV Brasil é de acesso aberto à população desde 2016 e vem crescendo ao longo dos anos para se tornar um dos bancos de dados de ACV mais importantes do mundo. Mas os desafios são grandes e algumas iniciativas estão sendo realizadas para tornar o SICV Brasil uma fonte de conjunto de dados robustos e confiáveis. Vamos conhecer algumas delas como a Pedra Fundamental (Rede Empresarial Brasileira de ACV), a Rota Estratégica para Bases de Dados de ACV (UTFPR), o conversor de formatos de inventários (UTFPR), o importador de inventários (Ibict), os editais específicos como a chamada CNPq/MCTI – n.°40/2018 (MCTI), entre outras.

  • Ministrantes: Cecilia Leite (Diretoria/Ibict), Thiago Oliveira Rodrigues (COTEA/Ibict), Tiago Emmanuel Nunes Braga (CGTI/Ibict) e Bruno César Prosdocimi Nunes (CGBE/MCTI).
  • Data: 29/09/2021 – 15h40min às 17h00min.

     

  • Descrição: Grande parte do valor de uma corporação hoje vem de ativos intangíveis relacionados com a responsabilidade social corporativa e a agenda ESG (Environmental, Social and Governance). Estima-se que mais de USD 30 trilhões estão investidos em empresas que se preocupam com estes aspectos. A necessidade de métricas claras para medir o desempenho ambiental e social tem feito com que a Gestão de Ciclo de Vida tenha uma importância crescente e nesta sessão Braskem e Oxiteno vão compartilhar como tem usado a GCV em suas estratégias ESG.

  • Convidados: Yuki Hamilton Onda Kabe (Braskem), Daniel Falchetti (Oxiteno).

  • Mediação: Juliana Silva (Oxiteno).​

Palestras

  • Data: 01/10/2021 – 15h40min às 17h00min

     

  • Descrição: A sessão será dedicada a provocar os participantes do GCV 2021 a refletirem sobre o papel do profissional em ACV, o acevista, no Brasil e no mundo. A Associação Brasileira de Ciclo de Vida (ABCV) é a casa d@ acevista brasileir@ desde 2002 e vem promovendo o GCV desde 2008 junto a instituições parceiras. Ao longo desses quase 20 anos a comunidade acevista cresceu bastante, assim como os desafios socioambientais para os quais a ACV pode ser útil. Vamos entender melhor esse cenário e discutir a importância da capacitação e certificação dos profissionais que atuam e desejam atuar nessa área.   

     

  • Ministrantes: Gil Anderi da Silva (USP), Yuki Hamilton Onda Kabe  (BRASKEM), Thiago Oliveira Rodrigues (Ibict).
  • Palestra: Avaliação de carbono do ciclo de vida de ambientes urbanos.

  • Data: 29/09/2021 – 09h30min às 10h30min.

     

  • Descrição: A ONU estima 2,5 bilhões de novos residentes urbanos até 2050, aumentando ainda mais as emissões globais de gases de efeito estufa (GEE) e a demanda de energia, bem como os impactos ambientais causados pelo ambiente construído. Alcançar o uso otimizado do espaço e a máxima eficiência nas edificações é, portanto, fundamental para a urbanização sustentável. Há uma crença crescente de que construir mais alto e mais denso é melhor. Entretanto, o projeto ambiental urbano freqüentemente negligencia as emissões de GEE no ciclo de vida. O Laboratório de Ambiente Construído Eficiente em Recursos (REBEL, acrônimo de Resource Efficient Built Environment Lab) desenvolveu um método que dissocia densidade da altura no ambiente urbano, e permite que cada um seja analisado individualmente. Este método foi testado em estudos de caso de bairros reais e mostra que ambientes urbanos mais altos aumentam significativamente as emissões de GEE do ciclo de vida. Estes resultados sustentam a afirmação de que construir mais alto é a maneira mais eficiente de atender à crescente demanda por espaço urbano e, em vez disso, mostram que ambientes urbanos mais densos não aumentam significativamente as emissões de GEE do ciclo de vida e exigem menos terrenos.

  • Ministrantes: Professor Francesco Pomponi (Universidade Edinburgh Napier, Universidade de Cambridge).

    Palestra ministrada em inglês com tradução simultânea

  • Date and time: 29/09/2021 – 9:30am -10:30am.

  • Speaker: Professor Francesco Pomponi (Edinburgh Napier University, University of Cambridge).

  • Description: The UN estimate 2.5 billion new urban residents by 2050, thus further increasing global greenhouse gases (GHG) emissions and energy demand, and the environmental impacts caused by the built environment. Achieving optimal use of space and maximal efficiency in buildings is therefore fundamental for sustainable urbanisation. There is a growing belief that building taller and denser is better. However, urban environmental design often neglects life cycle GHG emissions. The Resource Efficient Built Environment Lab (REBEL) developed a method that decouples density and tallness in urban environments and allows each to be analysed individually. This method has been tested on case studies of real neighbourhoods and show that taller urban environments significantly increase life cycle GHG emission. These results contend the claim that building taller is the most efficient way to meet growing demand for urban space and instead show that denser urban environments do not significantly increase life cycle GHG emissions and require less land.

 

  • Palestra: Desenvolvimentos recentes em Avaliação Prospectiva do Ciclo de Vida.

  • Data: 29/09/2021 – 10h30min às 11h30min.

     

  • Descrição: A ACV prospectiva é a disciplina de realizar a ACV para sistemas futuros, seja o futuro de tecnologias já existentes ou tecnologias radicalmente novas. Nos últimos anos, essas disciplinas têm visto alguns desenvolvimentos interessantes, incluindo métodos, dados e ferramentas. Na palestra será fornecida uma visão geral dos desenvolvimentos selecionados e ferramentas práticas para realizar a ACV prospectiva.

  • Ministrantes: Bernhard Steubing (CML, Leiden University).

    Palestra ministrada em inglês com tradução simultânea

  • Date and time: 29/09/2021 – 10:30am -11:30am.

  • Speaker: Bernhard Steubing (CML, Leiden University).

  • Description:

    Prospective LCA is the discipline of performing LCA for future systems, be it the future of already existing technologies or radically new technologies. In recent years this disciplines has seen some interesting developments including methods, data and tools. In this presentation I will try to provide an overview of selected developments and practical tools for performing prospective LCA.

Oficinas

  • Data: 30/09/2021 – 8h00min às 8h45min

  • Descrição: Ao longo da prática buscaremos construir um estado de presença, trazendo mais consciência para o corpo e para mente. Vamos movimentar o corpo e a energia através de posturas, exercícios respiratórios, técnicas de relaxamento e meditação. Deixo aqui algumas recomendações caso for possível e acessível: não comer por pelo menos 2h antes da prática ou comer algo leve até 1h antes; escolher um local em que não será interrompida(o); usar roupas confortáveis pois vamos sentar no chão; separar uma almofada e uma coberta; acomodar-se sobre um tapete, toalha, colchonete ou algum material que proteja seu corpo do chão.

  • Ministrante: Sabine Borges Silveira, instrutora de Yoga, acadêmica do curso de Licenciatura em Dança da UFRGS e integrante dos Programas de Extensão “Yoga para Todxs” e “Meditação Coletiva”, ambos da ESEFID/UFRGS.
  • Data:  01/10/2021 – 8h10min às 8h45min

  • Descrição: Neste espaço, iniciaremos com uma breve conversa com a intenção de quebrar alguns mitos sobre a meditação. Na sequência, realizaremos movimentos corporais e, por fim, uma prática da meditação de atenção plena, que tem por intuito cultivar o foco no momento presente. Sugerimos que vista uma roupa confortável e que procure sentar-se em uma posição confortável. Caso seja necessário, você pode utilizar cadeira ou almofadas.

  • Ministrante: Giani Camargo Cazanova, praticante e professora de yoga. Integra os Programas de Extensão “Yoga para Todxs” e “Meditação Coletiva”, ambos da ESEFID/UFRGS.

Palestrantes

Clique na foto dos palestrantes para conhecer o seu mini-CV

Minicursos

Mesas Redondas

Palestras

Oficinas

Promoção

Organização e Realização

Cooperação

Patrocínio

Apoio

Secretaria Executiva