Apresentação

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Alimentação, Consumo e Cultura - GEPAC desenvolve suas atividades desde 2006, ainda que apenas em 2013 tenha sido registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Reuniu, inicialmente, pesquisadores e estudantes vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PGDR/UFRGS), aos quais, a partir de 2008, somaram-se pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).


Tomamos por contexto, por um lado, a ansiedade urbana contemporânea em relação à alimentação e, por outro, a expressão, nas classificações da alimentação operadas por consumidores urbanos, de um rural valorado positivamente, idealizado, que, ao demandar alimentos – mas também paisagens, costumes, festas, história, turismo – age na conformação do rural vivenciado pelos que nele habitam. E é no quadro em que se observa a queda de confiança dos consumidores nos alimentos produzidos pela indústria agroalimentar que podemos notar uma crescente demanda por alimentos cuja procedência e/ou processo de produção sejam conhecidos do consumidor e/ou produzidos localmente e/ou a partir de procedimentos avaliados como ambiental, social e economicamente sustentáveis, alimentos enraizados em um território e em uma cultura.


A agenda de pesquisa que nos orienta contempla, em uma perspectiva multidisciplinar, o estudo desses alimentos locais/tradicionais/artesanais enquanto objetos de desejo do consumo urbano e enquanto marcadores de deslocamentos de significados. Essa agenda de pesquisas é atravessada por temáticas como, entre outras, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, Patrimônio Alimentar, Conhecimentos Tradicionais... em uma perspectiva que toma a alimentação e o consumo:


 

Acesso Rápido
GEPAC NO YOUTUBE
Saberes e Sabores da Colônia
PGDR
PPGDAnt
ANTROPOLOGIA
LEAA
IEPE