Desde 2012, a Universidade vem implantando a Gestão por Processos através da realização de diferentes iniciativas, tais como, a criação do Escritório de Processos, modelagem e melhoria de processos, capacitações para promoção da cultura de processos e construção da arquitetura de processos.

A Gestão por Processos é uma disciplina gerencial que visa repensar a organização por meio dos seus processos de negócio. Partindo-se da definição de que um processo de negócio é um conjunto de atividades ordenadas que transformam uma entrada em uma saída, contribuindo direta ou indiretamente ao alcance dos objetivos institucionais, é fácil perceber que uma organização será tão eficaz e eficiente quanto forem os seus processos de negócios. Assim, a Gestão por Processos rompe com a lógica puramente funcional, onde a organização é estruturada em setores
isolados dotados de competências específicas, para uma lógica mais holística e transversal, organizada por processos, onde a conexão e interdependência dessas áreas possui papel de destaque.

Macroprocessos