Humanista

jornalismo e direitos humanos

Entenda por que o SUS de Porto Alegre está sobrecarregado

Desafios enfrentados pela Capital vão de alta demanda a falta de recursos, e resultam em longas esperas e sobrecarga nos serviços de emergência

Em 2 de abril de 2025, Porto Alegre registrava uma ocupação de 212% em seus leitos hospitalares de emergência adulta do Sistema Único de Saúde (SUS). Com 87 leitos operacionais distribuídos em 10 hospitais especializados e de alta e média complexidade, a rede pública da cidade atendia, no final da reportagem, 397 pessoas. Dos pacientes, mais de 40% são oriundos de cidades do interior e da região metropolitana. O problema vai além do atendimento emergencial: para consultas com especialistas como oftalmologistas e dermatologistas e exames de rotina, a espera pode chegar a 2 mil dias.  

A crise na saúde do município não é recente, e atinge também as Unidades de Pronto Atendimento (UPAS). De acordo com a Secretaria municipal de Saúde de Porto Alegre (SMS), a cidade é impactada pela alta demanda da Região Metropolitana há pelo menos um ano e meio. Em abril de 2024, o município chegou a decretar situação de emergência na saúde pública. Entretanto, no primeiro trimestre de 2025, problemas nas redes de saúde de outros municípios agravaram a situação da Capital. Com o temporal que atingiu a cidade na segunda-feira (31), o quadro se tornou ainda mais delicado. Após o evento climático extremo, durante o qual foram registradas rajadas de vento de 111km/h, 34 unidades de saúde tiveram seu funcionamento afetado por danos materiais. O Hospital de Pronto Socorro (HPS) chegou a registrar alagamentos em alguns setores.

De acordo com a pasta, um dos principais catalisadores da crise na saúde de Porto Alegre são problemas nas gestões hospitalares de Alvorada e Cachoeirinha, ambas anteriormente realizadas pela Fundação Universitária de Cardiologia e agora responsabilidade do Grupo Hospitalar Ana Nery. Além disso, o encerramento de serviços de saúde mental e urgência e emergência do hospital de Viamão, bem como falta de insumos hospitalares como medicamentos e recursos humanos em Canoas, acabam levando pacientes da região metropolitana a buscar assistência médica na Capital, especialmente nos casos de urgência.

Em fala a Zero Hora, o prefeito Sebastião Melo ameaçou cortar serviços se recursos estaduais não fossem repassados para a Capital. “A dor não tem fronteiras, mas eu não tenho mais orçamento para bancar o interior como estamos bancando hoje. Então nós vamos ter que cortar serviços. Não tem dinheiro, não tem como pagar a conta. Isso vai ter exposição no momento certo, porque ainda estamos em tratativas com o Estado, mas eu já comuniquei à secretária que haverá corte de serviço”, declarou.

Em 2021, com o lançamento do programa Assistir, o sistema de distribuição de verbas do governo do Estado para a saúde mudou. Conforme o governo Estadual, o programa foi criado com o objetivo de dividir de maneira mais equilibrada os recursos entre os hospitais do RS. Entretanto, com a nova lógica de distribuição, alguns hospitais que anteriormente eram mais beneficiados passaram a receber menos benefícios. 

O argumento de que os problemas metropolitanos sobrecarregam a Capital também foi utilizado por Fernando Ritter, secretário de Saúde de Porto Alegre, em entrevista ao G1: “Os pacientes menos graves, os azuis e verdes, chegam a um tempo de espera que pode ultrapassar 10 horas. Obviamente que os pacientes mais graves são atendidos imediatamente. Isso causa desconforto, descontentamento, mas isso está muito associado com o processo da Região Metropolitana, que precisa de atenção”.

Descentralizado, hierarquizado, participativo e universal

Um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, o SUS opera de maneira descentralizada, hierarquizada, participativa e universal, ou seja: deve oferecer, em todas as suas unidades, atendimento para qualquer cidadão brasileiro – ou estrangeiro – que necessite. Além disso, enquanto Capital do Estado, Porto Alegre recebe aporte financeiro dos Governos Federal e Estadual para servir de referência para outras cidades gaúchas. 

“Quem contrata o serviço são os municípios, e nós não podemos limitar a circulação de pessoas de um território para outro. O SUS é universal”, afirmou a secretária estadual de saúde, Arita Bergman, em resposta à declaração do prefeito da Capital. A tese é reforçada por especialistas em direito de saúde, que pontuam que o SUS não é referenciado por local de nascimento ou residência, e, portanto, não cabe ao prefeito de determinada cidade definir quem será ou não atendido nas unidades de saúde.

Deixe um comentário

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support