Humanista

jornalismo e direitos humanos

Plenário vira trincheira contra a democracia

Câmara de Porto Alegre vive semana de retrocessos e expõe um projeto de cidade excludente e autoritário

Na última semana, Porto Alegre testemunhou uma cena que deveria envergonhar qualquer democracia. No dia 15 de outubro, durante a votação de projetos decisivos para o futuro da cidade – entre eles, a concessão parcial do Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) e o novo Código de Limpeza Urbana, que restringe a atuação de catadores e catadoras de materiais recicláveis –, a Câmara Municipal transformou-se em palco de violência e exclusão. 

A repressão contra manifestantes, vereadores e cidadãos que tentavam exercer seu direito de acompanhar o debate público revelou uma ferida que vai muito além de um dia de tensão. Trata-se de um projeto de cidade que substitui o diálogo pela força, a transparência pela opacidade e a solidariedade pela burocracia.

A Câmara Municipal é referida como a Casa do povo. Quando as portas dessa casa se fecham sob o pretexto de “protocolos de segurança”, e a Guarda Municipal – a serviço do Executivo – reage com balas de borracha, spray de pimenta e bombas de gás contra quem tenta entrar, a democracia é agredida em seu próprio lar. O que se viu no plenário Otávio Rocha foi o uso político da força para silenciar a discordância e impor uma agenda impopular.

Entre as vítimas, estavam cidadãos comuns, vereadores e até mesmo um deputado estadual. As cenas de repressão, amplamente denunciadas por entidades sindicais e movimentos sociais, devem ser apuradas com rigor, e seus responsáveis, punidos. A Câmara Municipal não pode ser palco de truculência, nem instrumento de poder para quem teme o debate público.

Por trás da fumaça do gás lacrimogêneo, avançava o projeto de concessão parcial do DMAE, que ameaça transformar um serviço essencial em mercadoria. Instituição pública que há décadas garante água tratada e saneamento à população porto-alegrense, o DMAE vem sendo enfraquecido para justificar sua entrega à iniciativa privada, sob o discurso da eficiência que esconde a lógica do lucro sobre o direito humano à água.

Entre 2000 e 2023, 344 cidades no mundo reestatizaram seus sistemas de água e esgoto, segundo levantamento do banco de dados Public Futures, coordenado pelo Instituto Transnacional (TNI), da Holanda, e pela Universidade de Glasgow, na Escócia. Parte dessa “remunicipalização” ocorreu na Europa, em resposta a experiências mal sucedidas de privatização. Porto Alegre corre o risco de repetir erros que o mundo já reconheceu.

Embora o foco da repressão tenha sido a votação do DMAE e do novo Código de Limpeza Urbana, o contexto político mais amplo envolve também a atuação da presidente da Câmara, vereadora Comandante Nádia (PL), autora de outro projeto que pretende regulamentar a distribuição de alimentos a pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade social. 

Sob o pretexto de “organizar” e “garantir segurança sanitária”, a proposta transforma a solidariedade em processo burocrático e impõe barreiras a quem tenta mitigar a fome nas ruas. Exigir cadastro prévio, autorização municipal e limpeza supervisionada é, na prática, sabotar o ato de ajudar. Em uma cidade marcada por desigualdades profundas, controlar a caridade é institucionalizar a indiferença.

A confluência desses projetos desenha o retrato de uma Porto Alegre que renega sua tradição democrática e solidária. A cidade que um dia foi símbolo de participação popular e inovação social agora se vê tomada por uma lógica excludente. 

O Humanista reafirma o dever do poder público de garantir direitos básicos, como o acesso à água e alimento. A democracia se sustenta não em discursos de ordem, mas na escuta, na transparência e no respeito às diferenças.

Deixe um comentário

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support