Humanista

jornalismo e direitos humanos

A política do sangue falhou

A maior chacina policial da história do Brasil expõe um sistema que mata informação, fortalece facções e transforma morte em propaganda

As imagens que marcaram a semana não vieram de coletivas nem de relatórios oficiais. Vieram da praça da Penha, no Rio de Janeiro, onde famílias alinharam os corpos que o Estado deixou na mata. O fotógrafo Bruno Itan descreveu o “cheiro da morte” e corpos mutilados, uma cena incompatível com o discurso de “sucesso” proclamado pelo governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL).

A megaoperação que mobilizou 2.500 agentes deixou pelo menos 121 mortos, tornando-se a mais letal da história do país e superando o massacre do Carandiru. O objetivo declarado era capturar a cúpula do Comando Vermelho, mas nenhum líder foi preso. Doca, o “número dois” da facção, segue foragido. Foram apreendidos menos de cem fuzis diante dos cerca de dois mil estimados nas comunidades. A cidade parou. Escolas e postos de saúde fecharam, linhas de ônibus foram suspensas e moradores ficaram sitiados. Um retrato de uma operação mal planejada.

O episódio expõe a lógica falida da segurança pública brasileira, que confunde força com eficácia e transforma o confronto em rotina. Quando o Estado mata, destrói a própria capacidade de investigação. Mortos não falam. Ao eliminar os executores do tráfico — a base pobre e substituível da engrenagem —, o poder público apaga as informações que poderiam desarticular as redes que financiam e sustentam o crime. E, ao mesmo tempo, incentiva a escalada da violência. Se o criminoso sabe que será morto, não se entrega. O resultado é previsível: mais tiroteios, mais vítimas e nenhuma solução.

Três das cinco maiores chacinas policiais do Rio ocorreram sob o atual governo. Em baixa popularidade e de olho nas eleições de 2026, Cláudio Castro repete a velha estratégia de transformar sangue em capital político. O espetáculo da violência serve como demonstração de força para uma base conservadora que aplaude o “combate ao crime”, mesmo quando o combate é contra o próprio povo. O Estado, assim, abdica da justiça e se torna cúmplice da barbárie.

A história mostra o quanto essa política é autodestrutiva. Cada operação desse tipo oferece ao tráfico novos argumentos para se apresentar como resistência à brutalidade policial e recrutar mais jovens. A chamada “guerra às drogas”, sustentada há três décadas, nunca enfraqueceu as facções. Pelo contrário, tornou-as mais organizadas e mais ricas. O verdadeiro poder do crime não está nos morros, mas nos fluxos financeiros e nas conexões políticas que o Estado evita enfrentar.

Por trás dessa estratégia há também um componente estrutural: o racismo. As vítimas da violência policial no Brasil têm cor e endereço. São, em sua maioria, pessoas negras, pobres e periféricas. O que se chama de “guerra ao tráfico” é, na essência, uma guerra ao povo preto — um genocídio naturalizado e televisionado.

A ilegalidade é evidente. A operação desrespeitou a decisão do Supremo Tribunal Federal na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 635, que, quando observada, reduziu a letalidade policial em 34% e provocou também uma queda nos crimes contra a vida e o patrimônio. A lição foi ignorada e o Estado voltou a medir eficiência pelo número de corpos. Mas a população não se deixa enganar. Pesquisa Datafolha mostra que 77% dos moradores do Rio consideram a investigação mais importante do que matar criminosos, e 73% discordam da ideia de que quem morre em operação é sempre bandido.

Há alternativas. A Operação Carbono Oculto, da Polícia Federal, desarticulou a estrutura financeira do PCC sem disparar um tiro. Seguindo o dinheiro e bloqueando ativos, atingiu o coração do crime — o lucro. As facções funcionam como empresas, e combatê-las exige inteligência. O exemplo mostra que rastrear recursos e enfraquecer redes financeiras é muito mais eficaz do que invadir favelas com blindados. A segurança pública precisa de menos caveirões e mais investigação. De menos retórica e mais presença do Estado onde ele falta: nas escolas, nos postos de saúde, nas políticas de moradia e cultura.

O massacre no Rio não foi exceção. Foi o retrato de uma política de morte que fracassa desde sempre. O desafio é romper o ciclo e construir outra lógica, uma que não veja cidadãos como inimigos e não use o medo como ferramenta de poder. A democracia não resiste quando o Estado transforma a favela em alvo. E nenhum país sobrevive ao hábito de chamar a morte de seus cidadãos de “sucesso”.

O Humanista reafirma que segurança pública e democracia não são forças opostas. Uma só existe plenamente quando a outra é garantida. É dever do Estado proteger vidas, não contabilizá-las. O país precisa abandonar a política do sangue e reconstruir, com inteligência e humanidade, o sentido de segurança que ainda pode caber numa democracia. Seguimos vigilantes, na expectativa de contribuir com esse propósito ao produzir conhecimento sobre os acontecimentos públicos e suas repercussões.

Deixe um comentário

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support