Conheça o Projeto

O projeto ICD – INOVAÇÃO, COMPETITIVIDADE E DESIGN da Universidade Federal do Rio Grande do Sul tem como objetivo propor diretrizes para aumentar a competitividade de empresas desenvolvedoras de produtos através da gestão e concepção de soluções inovadoras. Tais soluções podem ser de diversas naturezas, contemplando desde serviços até o produto propriamente dito, como também a logística e lançamento do produto no mercado. O projeto é gratuito e é implementado através da realização de pesquisas de doutorado e mestrado nas empresas participantes.

Nossa equipe é multidisciplinar abrangendo designers, engenheiros, administradores e profissionais dos setores público e privado, de forma a concebermos soluções que venham, realmente, a contribuir para o crescimento econômico e social do Brasil.

Contamos, também, com a colaboração de professores das Universidades de Harvard, Illinois Institute of Technology, Universidade da Califórnia em Berkeley, Universidade Técnica de Lisboa, Universidade de Delft na Holanda e a Universidade de Saragoça na Espanha. Dessa forma, tais professores trazem ao Brasil o que se tem mais de atual em cada uma de suas áreas de conhecimento, para fortalecer e aprimorar as pesquisas que estamos desenvolvendo.

Existem duas formas de atuação dos professores estrangeiros no projeto: através de colaboração realizada por meio de teleconferência e da realização de sua semana de trabalho no Brasil. Com relação às semanas de trabalho no Brasil, os professores estrangeiros colaboradores do projeto se envolvem em palestras, workshops, debates, entrevistas para TV, visitas às empresas e à UFRGS, reuniões com alunos do PGDesign da UFRGS, que abordarão temas relacionados com as intervenções do design no processo de produção de produtos e processos inovadores.

O projeto é extremamente importante para o Brasil, uma vez que visa integrar, de forma pró-ativa, esforços que estão sendo realizados nas pesquisas em design na UFRGS com pesquisas realizadas em Universidades de Excelência no Exterior. Através dessa colaboração, tem-se a perspectiva de se obter, ao longo do projeto, ações norteadoras para desenvolvermos pesquisas orientadas ao Design, Inovação e Competitividade de forma mais eficiente e eficaz.

Gostou?, compartilhe em:
Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Facebook

Comentários fechados.