A COMEX - COMISSÃO DE EXTENSÃO DO IFCH

A UFRGS define a extensão como um processo educativo, cultural e científico que articula, amplia, desenvolve e realimenta o ensino e a pesquisa, propiciando a interdisciplinaridade e fortalecendo a relação entre a Universidade e a sociedade. Um desenvolvimento mútuo que estabelece a troca de saberes e a produção do conhecimento enquanto uma produção coletiva, envolvendo os diferentes segmentos que fazem parte da comunidade social.

Consequentemente, as atividades de extensão estabelecem intercâmbios entre a Universidade e os mais diversificados setores da comunidade, ampliando, desenvolvendo e fortalecendo as interações educacionais entre os segmentos envolvidos.

A Comissão de Extensão do IFCH propõe e faz cumprir a política, as diretrizes, as ações e as normas internas que regem as atividades de extensão que são desenvolvidas na Unidade, sendo constituída por representantes docentes dos departamentos de Antropologia, Ciência Política, Filosofia, História e Sociologia, por representante discente e representante técnico-administrativo.

A Filosofia e as Ciências Humanas, desde as suas origens, têm como vocação a articulação com a sociedade. São campos de conhecimento especialmente empenhados em construir pontes que propiciem a articulação de diferentes formas de saberes, assim como estabelecer ações que possam potencializar o conhecimento científico enquanto um instrumento que contribua para o desenvolvimento de uma sociedade justa e solidária.

A COMEX atende diretamente aos servidores docentes e técnico-administrativos que almejam um efetivo envolvimento com esse modo de elaboração de conhecimento, fornecendo as informações institucionais e o suporte técnico que possibilitam o exercício de práticas extensionistas. A comissão estimula fortemente o desenvolvimento de propostas voltadas para a democratização do conhecimento produzido na Universidade, assim como a melhoria das condições de vida dos setores com maior vulnerabilidade social.

A COMEX EM NÚMEROS

Abril 2020

Número de ações de extensão atualmente em execução no IFCH: 39

Número de docentes envolvidos em ações de extensão em execução no IFCH: 84

Número de técnicos envolvidos em ações de extensão em execução no IFCH: 29

Número de alunos trabalhando em ações de extensão em execução no IFCH: 146, sendo 88 alunos de graduação e 58 alunos de pós-graduação.


DOCUMENTOS

- Cartas

- Resolução 75

- Editais

 

COMPOSIÇÃO (2021)

Nome

Departamento

Alfredo Alejandro Gugliano (Coordenador)

Ciência Política

José Pinheiro Pertille

(Vice-coordenador)

Filosofia

Luciana Garcia de Mello

Sociologia

Marcus Vinicius de Freitas Rosa

História

Patrice Schuch

Antropologia

Tatiane Brandt

Representante discente

Tiago Magalhães Ribeiro

Representante dos servidores técnico-administrativos

COMEX