Graduação Em Ciências Sociais

O Curso de Ciências Sociais da UFRGS  foi criado oficialmente em 1959, obtendo Reconhecimento Através da Lei N º 1254/50 e do Parecer N º 2085 do CFE.

O curso objetiva preparar profissionais capazes de desenvolver um conhecimento crítico sobre a realidade social, política, econômica e cultural. 

O graduado em Ciências Sociais adquire conhecimentos que o capacita a desenvolver pesquisas sobre a realidade social, o que engloba aspectos da estrutura social, das instituições políticas e da cultura a partir de um ponto de vista científico, buscando a compreensão mais aprofundada dos processos de constituição desta realidade. O Curso também capacita o egresso para atuar como professor de Sociologia para o ensino médio. Nesta atividade, o Cientista Social vai transformar o conhecimento científico sobre a realidade social em conhecimentos fundamentais para a formação ampla do estudante do ensino médio, contribuindo para sua melhor compreensão do mundo e suas transformações, bem como para o exercício da sua cidadania. Ao ingressar no curso, na primeira matrícula, o aluno deve optar por uma habilitação: Licenciatura, que o habilita a lecionar no ensino médio, ou Bacharelado, que privilegia a preparação do aluno para a pesquisa, a pós-graduação e a docência no Ensino Superior. A opção por uma habilitação permite ao aluno que, depois de formado, ele prossiga seus estudos na outra habilitação e venha a se formar nesta também.

 

O licenciado pode ministrar aulas em diversas disciplinas, tanto no ensino fundamental quanto no médio. No caso da pesquisa, o bacharel é habilitado a atuar nas áreas de Sociologia, Antropologia e Ciência Política. Esse profissional pode, ainda, desenvolver atividades de coordenação, planejamento, assessoria e execução de tarefas ligadas às atividades de pesquisa na área social, tanto em instituições públicas quanto em privadas.

 

Ingresso e vagas

O ingresso ao Curso é feito via Concurso Vestibular. Anualmente, são oferecidas 65 vagas para o curso diurno e 100 vagas para o curso noturno com ingresso no 1 º semestre letivo.