Dissertação discute a possibilidade da existência de Deus a partir do argumento ontológico

O pesquisador Rafael Wurster defendeu, em 2025, sua dissertação de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRGS (PPG Filosofia/UFRGS), intitulada Em favor da possibilidade da existência de Deus. O trabalho foi orientado pelo professor Rogério Passos Severo e propõe uma nova leitura sobre um dos temas mais antigos e debatidos da filosofia: a possibilidade da existência de Deus.
A pesquisa examina o Argumento Ontológico Modal, desenvolvido pelo filósofo Alvin Plantinga, que defende ser possível demonstrar racionalmente a existência de Deus a partir da própria definição do conceito de “ser máximo”. Um dos focos centrais do estudo é a chamada “objeção da simetria”, segundo a qual, se é possível que Deus exista, então Ele existe — mas, de forma simétrica, se é possível que Deus não exista, então Ele não existe.
“Acho o argumento ontológico fascinante”
Ao explicar os motivos que o levaram a discutir o tema, Rafael Wurster afirma:
“Acho o argumento ontológico fascinante! Trata-se de um raciocínio que tenta passar da definição da palavra ‘Deus’ para a conclusão de que Deus existe. O principal debate em torno desse argumento consiste em saber se é possível que Deus exista e, em caso afirmativo, segue-se que Deus realmente existe.”
O que é o argumento ontológico?
De forma acessível, o pesquisador resume o raciocínio:
“Imagine que usemos a palavra ‘Deus’ para significar o ser máximo possível. Sabendo disso, podemos refletir sobre o que caracterizaria um ser assim. Um ser independente, que exista de maneira necessária — ou seja, que não poderia não existir — é maior do que um ser que poderia não existir. Se a resposta for positiva, segue-se que Deus existe, desde que seja ao menos possível que Ele exista.”
O desafio da simetria
A objeção da simetria é um dos principais obstáculos enfrentados pelo argumento ontológico, como explica Wurster:
“A objeção da simetria é um desafio porque, da mesma maneira que basta mostrar a possibilidade da existência de Deus para se concluir que Ele de fato existe, mostrar a mera possibilidade de Sua não existência bastaria para se concluir que Ele de fato não existe.”
Indícios da existência de um ser máximo
O autor argumenta que há bons motivos para considerar plausível a hipótese de um ser máximo:
“Imagine que não exista absolutamente nada: nem energia, nem matéria, nem tempo, nem espaço. Como algo viria a existir? A resposta mais plausível parece ser que nada jamais viria a existir. Mas como muitas coisas existem, parece razoável pensar que algo sempre existiu. Talvez, portanto, exista algo que exista de maneira independente e que sirva como fundamento para todo o resto da existência. Esse seria um indício da existência de um ser máximo.”
Fé e razão: um diálogo possível
Para o pesquisador, a reflexão filosófica sobre Deus também abre caminhos para repensar a relação entre fé e ciência:
“Acho interessante o suposto conflito entre fé e ciência. Penso que a fé não está em conflito com a ciência, e que, longe de ser uma crença cega, possui justificação racional. Vejo nessa relação uma linha de pesquisa que me agrada e que eu gostaria de seguir.”
A dissertação Em favor da possibilidade da existência de Deus está disponível no Repositório Digital da UFRGS (Lume):

